X

EBD – QUEM É O PASTOR? LIÇÃO 7 PRÉ ADOLESCENTES

EBD – QUEM É O PASTOR? LIÇÃO 7 PRÉ ADOLESCENTES

CONHECENDO + DE DEUS

Olá, querido(a) pré-adolescente, a paz do Senhor! A lição desta semana apresenta como assunto principal o dom ministerial de pastor. Ser pastor não é uma tarefa fácil, aliás, é uma missão muito difícil. Essa missão, Deus confiou a pessoas especiais, escolhidas e capacitadas para esse propósito. O rebanho de Deus precisa ser cuidado por pessoas que tenham amor pelas ovelhas e estejam dispostas a buscar aquelas que se encontram perdidas e curar as que se encontram feridas.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. ALGUÉM QUE CUIDA DO REBANHO

Algum dia você já pensou sobre a importância do pastor? Jesus, quando veio a este mundo, se dedicou ao máximo a todas as pessoas, cuidando e amando. A Bíblia diz que Jesus é o maior Pastor que existe, Ele é o Bom Pastor descrito no Evangelho de João (cf. Jo 10.11).

  1. a) Um pastor exemplar. Jesus disse que sempre cuida das ovelhas que o Pai lhe deu (Jo 17.12). Essa tarefa foi dada a homens que tivessem o mesmo amor e fossem dedicados para cuidar da Igreja como Ele fez (Jr 3.15). O profeta Isaías mostra como o pastor deve cuidar das ovelhas (Is 40.11). O pastor tem a responsabilidade de ensinar o caminho correto para que as suas ovelhas não se percam indo por um caminho perigoso. Ele também alimenta e dá carinho às ovelhas. Quando aparece qualquer falso ensinamento ameaçando o seu rebanho, lá está o bom pastor protegendo a todos (Am 3.12). E se, mesmo assim, a ovelha pensar em ir para um lugar de risco, o bom pastor irá buscá-la (Ez 34.12; Lc 15.1-7).

Os pastores são aqueles chamados por Deus para a importante e árdua missão de guiar o rebanho do Senhor. Dentro dessa “missão maior” existem inúmeras tarefas, como o cuidado, a correção, o ensino, a instrução, o zelo e a proteção. Sobretudo, o pastor deve ser também um exemplo a ser seguido no que se refere à conduta de vida.

Nesse sentido, o Senhor Jesus deixou exemplos práticos de como bem conduzir um rebanho, pois os apóstolos foram antes de tudo discípulos. Eles estavam com Jesus e viram de perto a sua pregação, a sua prudência, o amor pelas almas e principalmente a fidelidade ao Pai.

  1. b) A Missão do pastor. Os pastores foram chamados para guiar o rebanho atentando para as suas necessidades espirituais que possam surgir ao longo da caminhada na fé (At 20.17; Tt 1.7). É através do ministério pastoral que as pessoas são alcançadas pelo Sumo Pastor, Jesus Cristo.

Você pensa que a missão do pastor da igreja termina por aí? Não mesmo! Além de cuidar de todo o rebanho, o pastor ainda é o responsável pelo bom funcionamento da Casa de Deus para que tudo caminhe bem, ou seja, ele também deve ser um bom administrador.

Conforme falamos acima, a objetivo fim do pastor é a perfeita condução do rebanho pertencente ao Senhor Jesus; mas para que esse objetivo seja atingido, muitas atribuições lhe são pertinentes. Cuidar de uma alma sem dúvidas é mais difícil do que cuidar do corpo; pois aquilo que é exterior é visível e humanamente diagnosticável; mas e as questões internas e intangíveis? Somente com muita direção espiritual, não é mesmo?

Nesse sentido, o pastor é aquele que lidera, protege, guia, alimenta, exorta, ensina, consola, conforta, resgata e por fim apresenta a igreja em uma boa condução para o Senhor Jesus. Além disso, as atribuições dos pastores não se resumem àquelas eclesiásticas, mas também administrativas (conforme veremos no tópico seguinte).

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI.

  1. UMA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA

A jornada pastoral exige esforço, haja vista que precisa cumprir muitas tarefas. O chamado para o ministério pastoral vem acompanhado de grandes responsabilidades como ensinar, aconselhar, apoiar, fazer missões e evangelizar. Além disso, ainda precisa estudar a Palavra de Deus continuamente para pregar mensagens que alimentem espiritualmente o rebanho. O compromisso com o ensino das Escrituras deve ser priorizado na vida do ministro. Quando o apóstolo Paulo aconselhou a Timóteo, ele disse: “Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a mensagem do evangelho” (2 Tm 2.15).

  1. a) Vida de pastor não é fácil! Já imaginou como esses homens de Deus devem ficar cansados com tantas tarefas para realizar diariamente? Além de cuidar do rebanho (cristãos), eles fazem o trabalho administrativo da igreja. Essa função exige alguém com muitas qualidades, como ser inteligente, eficiente, trabalhador e, principalmente, honesto. Isso traz tranquilidade ao rebanho de Deus por saber que a igreja está em boas mãos.

A igreja de Cristo é representada pelos santos lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro; e os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram ao pai em Espírito e em verdade. No entanto, existe também a igreja enquanto instituição; e essa instituição exige um grande trabalho administrativo! São muitas as demandas em um “campo”! Construções, reformas, compromissos financeiros (aluguéis, terrenos, financiamentos) e despesas operacionais em geral. Além disso, existe um compromisso fiscal, contábil e legal (a igreja está sujeita a legislações locais). Já pensou como gerir tudo isso? Verdadeiramente a administração de uma igreja trata-se de uma tarefa muito grande, e por isso é também de suma importância a contribuição daqueles que podem e têm habilidades e recursos para cooperar.

  1. b) Servo fiel. Você se lembra de José, o filho de Jacó, quando estava lá no Egito? Potifar o colocou como administrador de toda a sua casa. Depois disso, Faraó o colocou como administrador da nação. A missão do pastor escolhido pelo Senhor é bem parecida (Gn 41.38-44). O pastor é semelhante à figura de um mordomo que cuida dos bens do seu Senhor. Deus confiou a seus servos a responsabilidade com a sua obra. Cabe ao ministro o compromisso de se mostrar um mordomo fiel e bom administrador da Casa de Deus (1 Co 4.1,2).

Apesar de liderar o rebanho do Senhor, não nos esqueçamos que o pastor também é servo de Deus. Isso significa que os pastores têm uma “prestação de contas” para com o Mestre. A obra é de Deus, e Ele confiou o trabalho e o dinamismo aos seus escolhidos. Portanto, manter a saúde espiritual e a integridade da igreja são tarefas primárias e que são esperadas por Deus. Aliás, o Senhor Jesus deu exemplo de serviço quando lavou os pés dos seus discípulos!

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA. CLIQUE AQUI.

  1. O PASTOR DEVE SER RESPEITADO

Você já pensou se não tivéssemos nossos pastores? Eles se dedicam tanto, nos guiam, às vezes, por caminhos difíceis. Como boas ovelhas, devemos retribuir em obediência o cuidado e carinho de nossos pastores. Por isso, a Bíblia ensina a honrá-los. É agradável aos olhos do Senhor quando amamos nossos líderes com amor fraternal (1 Pe 2.17).

  1. a) Líder exemplar. O mordomo infiel, citado por Jesus na parábola, é um exemplo claro do que o pastor não pode ser. O pastor tem de ser um exemplo em tudo o que faz para ser respeitado (1 Tm 4.1-12). Você sabe o significado de respeito? Quer dizer ter apreço, consideração. O escritor da Epístola aos Hebreus escreveu: “Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham” (Hb 13.7). Os pastores são como pais espirituais e nos marcam com seus bons exemplos dignos de ser imitados. Quando os honramos, mostramos o amor de Cristo Jesus.

Os pastores foram escolhidos por Deus para exercerem um propósito que é de interesse do próprio Senhor. Para tanto, o nosso Deus dispensou sobre eles uma autoridade! Perceba, portanto, que autoridade que está sobre o pastor fala mais sobre Deus do que sobre o pastor em si (porque essa autoridade “ecoa” no mundo espiritual). Ou seja, desrespeitar o pastor não atinge unicamente a pessoa por trás daquele servo de Deus, mas atinge a própria autoridade sobre ele constituída e consequentemente revela falta de temor para com Deus. Dessa maneira, os nossos pastores devem ser respeitados e de certa forma honrados; visto que a liderança espiritual foi estabelecida pelo próprio Senhor.

  1. b) Honra a quem tem honra. Respeitar os líderes é um mandamento bíblico. Na carta aos Hebreus está escrito: “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus” (Hb 13.17). O pastor é uma autoridade espiritual e deve ser respeitado por todos nós. Jesus afirmou que o pastor conseguiu, pelo cuidado e zelo, conquistar a confiança das suas ovelhas. Assim, elas não seguem outra pessoa porque não confiam em qualquer tipo de voz (Jo 10.2,3,14,27).

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

A Bíblia nos ensina que o sábio de coração aceita os mandamentos (Pv 10:8) e que o filho sábio alegra o seu pai (Pv 10:1). Na comparação de cuidados de um pai para com o seu filho, espiritualmente os nossos pastores são como verdadeiros pais espirituais. A relação de respeito deve ser tal como se deve ter para com os pais. A carta aos Hebreus aponta a obediência aos pastores como uma ordenança, um mandamento; para que nesse sentimento de colaboração a obra se desenvolva melhor, visto que o pastor deverá prestar contas da obra ao próprio Deus (Hb 13:17).

CONCLUSÃO

Ser pastor não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, precisamos honrar e ajudar nossos pastores orando e ajudando na realização da obra. Saiba que Deus honrará os seus esforços.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais