X

EBD – QUEM SÃO OS OBREIROS E OS DIÁCONOS? LIÇÃO 9 PRÉ ADOLESCENTES

EBD – QUEM SÃO OS OBREIROS E OS DIÁCONOS? LIÇÃO 9 PRÉ ADOLESCENTES

CONHECENDO + DE DEUS

A paz do Senhor, amigo(a) pré-adolescente! Na lição desta semana falaremos sobre os diáconos: você sabe quem são os diáconos e o que fazem na Igreja? Os diáconos foram escolhidos com o objetivo de ajudar os líderes da Igreja local a manterem a ordem no culto, oferecendo solução e organização às questões sociais que ameaçavam os crentes.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. ALGUÉM QUE ZELA PELA ORDEM DO CULTO

A palavra diácono vem do grego diakonos, que significa “servo”. Os diáconos são obreiros de grande importância para o funcionamento da igreja. Além do cuidado com a ordem do culto, com a manutenção e preservação dos bens materiais da igreja, o diácono também ajuda o pastor da igreja nas visitas e no atendimento dos mais necessitados.

  1. a) Os primeiros diáconos. Com o avanço da Igreja Primitiva, os apóstolos estavam com dificuldades em manter a ordem nos cultos. Dessa forma, tinha gente ficando sem assistência e cuidado, especialmente as viúvas e as idosas, o que não era bom. Para resolver essa situação e dar fim no problema social da igreja, eles decidiram escolher sete homens cheios do Espírito Santo para trabalharem (At 6.2,3).

Após a ascensão de Cristo, os apóstolos tinham a missão de cumprir o ide do Senhor; e espalhar o evangelho “tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8). O Espírito Santo era com eles, e a palavra de Deus era pregada com autoridade e manifestação de sinais. Para glória de Deus, o número de “novos convertidos” a cada dia se multiplicava, mas com isso também nascia “a igreja de Cristo”. Nesse contexto, o crescimento da igreja trouxe consigo (também) muitas “demandas institucionais”. Por exemplo, sabemos que em uma igreja, as demandas são além de espirituais (embora principais); mas também humanas e materiais. Dessa maneira, alguns dos irmãos reclamavam da “falta de assistência” por parte dos apóstolos para as demandas cotidianas. Eis que os apóstolos perceberam a necessidade de ter alguém para realizar aquela função, pois primordialmente eles deveriam prosseguir na missão de evangelizar e trazer o alimento espiritual para a igreja; mas ao mesmo tempo reconheciam que as necessidades protestadas pelos irmãos de fato existiam.

  1. b) Forma de servir. Os diáconos não podiam permitir nenhuma injustiça na igreja. Não podia haver pessoas recebendo atenção e outras não. Assim, eles atendiam as necessidades de todos e supervisionavam tudo que acontecia durante o culto. Em nossas igrejas, atualmente, os diáconos ficam à disposição do pastor e da igreja e servem no que for preciso. Eles fazem visitas, recebem as pessoas que vão à igreja e ainda devem estar prontos para servir ao rebanho nas obras sociais.

Os serviços realizados por um diácono são importantes para o dinamismo e o bom andamento da obra de Deus. Muitas vezes o pastor ou um presbítero, por estarem em outra ocupação, não conseguem atender todas as demandas de visitas (por exemplo). Então os diáconos são enviados e realizam aquele trabalho específico, como o de levar a santa ceia para um irmão que está impossibilitado de comparecer aos cultos. Além disso, eles devem sempre ser diligentes antes, durante e depois do culto, garantindo a excelência da condução dos trabalhos mediante os seus importantes serviços.

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

  1. AQUELES QUE SERVEM À IGREJA

Você sabia que os diáconos foram escolhidos para servir? A palavra diakonia pertence ao idioma grego e significa ministério ou serviço. Jesus foi o maior modelo de diácono. Ele dedicou a sua vida às pessoas, servindo-as com amor e humildade (cf. Mt 20.28).

  1. a) Jesus, maior Servo. Antes de se entregar lá na cruz para nos salvar, Jesus celebrou a Páscoa com os seus apóstolos e os serviu lavando os pés de todos eles (cf. Jo 13.12-17). E disse a seguir: “Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros” (Jo 13.14). Jesus quis ensinar que chamou seus discípulos para continuar a obra que Ele iniciou (v.15).

Alguém poderia pensar que há demérito em servir, ou que essa é uma função sem honra. Foi por isso mesmo que o Senhor Jesus deu exemplo, não só servindo a ceia na Páscoa ou lavando os pés dos discípulos, mas a serviço de Seu Pai, o nosso Deus, a fim de cumprir o plano de salvação. Acerca disso ele disse: “Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10:45).

  1. b) Jesus, o modelo de Servo. Os diáconos devem servir à Igreja do Senhor com humildade, não se importando com o tipo de serviço, por mais difícil que pareça, seja cuidando dos pobres, visitando os doentes, atendendo às viúvas ou cuidando do local de culto. Além disso, os diáconos podem também trabalhar na pregação ou ensino da Palavra (At 6.9,10; 8.5,6).

O modelo deixado por Jesus revela o legado de humildade, fidelidade e obediência deixado pelo Mestre. O apóstolo Paulo descreve na carta aos Filipenses que o Senhor Jesus “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (v.7), e que “achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” (v. 8). Portanto, o nosso Jesus não era murmurador nem questionador, mas fielmente obedecia ao plano estabelecido pelo seu Pai (até mesmo diante da morte), para que se concretizasse o resgate e a redenção dos homens.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI.

  1. COOPERANDO PARA O FUNCIONAMENTO DA IGREJA

O diácono é um dos obreiros mais procurados na hora do culto. Ele sabe que, enquanto serve aos irmãos, glorifica o nome de Jesus Cristo.

  1. O obreiro necessário. Durante os cultos ao Senhor, os diáconos avaliam se está tudo em ordem na Casa de Deus. Embora o diaconato seja um ministério específico, todo crente tem que ficar atento às necessidades da igreja local, onde todos se juntam para adorar a Deus (1 Tm 3.13).

Esses homens de Deus geralmente são os primeiros a chegar (para que tudo esteja em ordem desde o início do culto) e os últimos a sair (para que tudo fique em ordem após as atividades). Além disso, durante o culto mantêm o sinal de alerta para todas as necessidades da igreja, seja para servir uma água ou para levar os avisos até o pastor (por exemplo). Certamente sem os diáconos a dinâmica da obra seria afetada e os pastores restariam sobrecarregados; por isso há muita honra nesse ofício!

  1. Cooperadores. Atualmente, os diáconos cooperam em várias atividades. Entretanto, nada impede de, sob a orientação do pastor, trabalharem como líderes de um grupo, dirigentes de cultos e até professores da Escola dominical. Assim poderão ajudar a igreja, observados pelos pastores como acontecia na Igreja Primitiva.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI.

Sobretudo, as atividades dos diáconos não se limitam aos serviços “de fato” (literais), mas também estão prontos para até mesmo ministrar a palavra de Deus. A depender das demandas locais, os diáconos também assumem posições de liderança (por exemplo, liderança de departamentos ou grupos) e ministram na Escola Bíblia Dominical. Lembrem-se do perfil do diácono descrito pelos apóstolos: “varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria” (At 6:3). Assim sendo, esses irmãos estão aptos para os mais variados e importantes negócios (At 6:3b).

CONCLUSÃO

Servir aos irmãos deve ser um prazer para todo o servo de Deus. Somos chamados para o serviço cristão.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais