X

EBD – TRABALHANDO COM MISSÕES – LIÇÃO 13 PRÉ ADOLESCENTES

EBD – TRABALHANDO COM MISSÕES – LIÇÃO 13 PRÉ ADOLESCENTES

CONHECENDO + DE DEUS

Caro amigo(a) pré-adolescente! Estamos concluindo mais um trimestre de estudo da revista Lições Bíblicas Pré-adolescentes, e, para finalizarmos, o assunto que você estudará esta semana é Missões. Falar sobre Missões vai além do Evangelismo, assunto tratado na aula anterior. O trabalho de Missões envolve a ordem do Senhor Jesus aos seus discípulos para cumprir o “Ide”. Entretanto, a obra missionária trata-se de um trabalho de evangelização e discipulado mais específico organizado em lugares distantes. Deus chamou a igreja para fazer Missões e, para tanto, os crentes devem apoiar os missionários a fim de que a obra seja realizada de forma eficaz.

 

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. ANUNCIANDO O EVANGELHO A TODAS AS PESSOAS

 

Talvez você esteja se perguntando como, mesmo eu ainda sendo bem jovem, posso me envolver com Missões e falar das boas novas de salvação às pessoas? Cada um de nós recebeu do Senhor pelo menos um dom especial. Assim, não podemos deixar de falar do Evangelho para os que precisam ouvir as grandezas e os feitos de Deus. Fazer Missões, além da pregação, envolve o chamamento da igreja para apoiar os trabalhos evangelísticos em lugares distantes que ainda não foram alcançados pelo Evangelho.

 

  1. a) Missionários Notáveis. Vemos na Bíblia várias crianças e adolescentes que anunciaram a mensagem de Deus em sua época. Por exemplo: Daniel e seus amigos na Babilônia, José no Egito, Jeremias, Samuel, e o menino Jesus que, com apenas doze anos, pregava (Lc 2.46,47). Quando Marcos foi chamado por Cristo para segui-lo, ele era apenas um adolescente. Isso mesmo! Depois, Marcos escreveu sobre a ordem do Mestre a respeito da nossa responsabilidade de sairmos em missão e anunciar o Evangelho para o mundo (Mc 16.15).

 

A Bíblia apresenta ao longo das suas narrativas vários jovens que marcaram a história, sendo verdadeiros instrumentos na mão do Senhor. Daniel foi aquele que, dentre todos os sábios da Babilônia, conseguiu desvendar os mistérios das visões do rei Nabucodonosor. Ele tinha entre quatorze e dezoito anos de idade quando foi levado entre os cativos.

Outro Jovem que se permitiu ser usado por Deus foi o jovem da multiplicação dos pães e peixes! A multidão era de quase 5 mil homens (fora mulheres e crianças), e segundo o discípulo Filipe, “duzentos dinheiros de pão seriam insuficientes” (Jo 6:7). De repente, aparece um jovem e apresenta a André 5 pães e dois peixinhos. André disse a Jesus: “Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos?” (Jo 6:9). O discípulo André não sabia, mas aquele jovem trazia consigo a semente do milagre da multiplicação! Muita coragem foi necessária para romper aquela multidão e apresentar aquela oferta ao Senhor Jesus!

 

  1. b) Ainda Jovem. Não se precisa ter muita idade para trabalhar com Missões. A Bíblia conta a história de Josias, o rei mais novo de Judá, que tinha só oito anos quando assumiu o trono e reinou durante longos trinta e um anos (640 a 609 a.C.). Sabe o que esse notável rei fez? Enquanto ficou no trono, Josias tirou da nação tudo que desagradava a Deus e ajudou muita gente; acabou com os cultos aos outros deuses; trouxe de volta a Lei para o conhecimento das pessoas, a qual estava escondida no Templo; provocou várias reformas religiosas; exigiu que anunciassem somente o nome do Senhor; e ainda mudou o jeito da política e das sociedades do seu tempo (2 Rs 23 e 24; 2 Cr 34 e 35). Isso significa que a pouca idade não é impedimento para servir a Deus.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI.

Após a morte do rei Ezequias (um dos últimos reis justos de Judá), Jerusalém provou de reis maus. Manassés reinou por quarenta e cinco anos, e entristeceu o Senhor com idolatria. Da mesma forma fez o seu filho Amom, que o havia sucedido. Após uma conspiração, Amom foi morto e então fizeram Josias como rei! E tinha Josias 8 anos de idade quando começou a reinar em Jerusalém! Imagine os desafios que ele não teria pela frente! Esse jovem rei cresceu e se estabeleceu com sabedoria no trono de Judá, e por trinta e um anos reinou; e fez o que era reto aos olhos do Senhor.

O livros das Crônicas dos reis de Israel detalha que no oitavo ano do seu reinado (ou seja, com 16 anos), Josias “começou a buscar o Deus de Davi”. O Sumo sacerdote Hilquias tinha achado o Livro da Lei na Casa do Senhor; e o Sumo sacerdote Hilquias deu o livro para Safã (escrivão); e Safã leu o livro para o rei Josias.

Quando Josias comparou o “padrão” estabelecido por Deus (constante no livro da Lei) com o comportamento do povo, e com toda idolatria com que se achava em Jerusalém, então o rei rasgou as suas vestes, em um sinal de protesto, lamento, humilhação e arrependimento. A partir de então o jovem rei Josias inicia reformas em Judá e Jerusalém; abolindo a idolatria, derrubando as imagens de escultura e as queimando. Ele também reparou o templo e renovou o pacto do Senhor! Esse rei é um exemplo de como os jovens podem ser usados por Deus!

 

  1. COMO OUVIRÃO SE NÃO HÁ QUEM PREGUE?

 

Talvez você já tenha ouvido esta máxima: “Missões se fazem com os joelhos dos que oram, com as mãos dos que ofertam e com os pés dos que vão”. Essa frase resume exatamente como se faz Missões. A oração é o apoio espiritual para a realização dos trabalhos; as mãos que contribuem são as pessoas que ofertam valores para custear os gastos com o envio de missionários e suprimento de recursos para o funcionamento de bases missionárias; e com os pés das pessoas que se dispõem a ir aos lugares mais difíceis para pregar o Evangelho.

 

  1. a) Envolvimento. Sabia que tem várias formas de fazer Missões nos dias atuais? Basta você se envolver com o assunto a começar pela sua igreja local (At 1.8). Você pode, por exemplo, realizar um trabalho de conscientização missionária, realizar algum evento com essa temática. A igreja precisa tomar conhecimento do que está acontecendo no mundo, mais especificamente, naqueles países onde há perseguição religiosa. Da mesma forma, você pode também organizar reuniões de oração, estudos bíblicos com os novos convertidos e participar de treinamentos que ensinam como realizar Missões. Assim, você terá a oportunidade de usar os seus dons e talentos em favor do Reino, e compartilhar o amor de Deus com todos da sua rede de amigos e familiares.

 

Seja Jovem, adulto ou Idoso; todos, de todas as idades, precisam do Senhor Jesus para alcançar a salvação! Sabemos que o trabalho de missões é amplo e abrangente, mas é mister que seja feito com inteligência. Muitas vezes é mais fácil um jovem ter acesso a outro jovem, e assim semear a palavra de Deus. Nesse contexto entra o seu papel, querido(a) pré-adolescente. Não temos tempo a perder! Seja um porta-voz do reino de Deus, e anuncie o evangelho de Deus no seu contexto (escola, roda de amigos, nas práticas esportivas, etc.). De todo, esteja envolvido no trabalho missionário, e saiba que não é um trabalho exclusivo da liderança.

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

  1. b) Pré-Adolescente missionário. Há muitos pré-adolescentes que são tímidos e sentem dificuldades para anunciar o Evangelho. Comece por perto, não deixe de evangelizar, pois à medida que você faz a obra, aprenderá fazê-la com mais facilidade. Aproveite este momento para aprender de tudo e sempre que você ouvir a pergunta: “a quem enviarei?” Como o profeta Isaías quando ouviu a mesma pergunta, você possa se apresentar diante de Deus e dizer: “Aqui estou eu. Envia-me a mim!” (Is 6.8), e a Missão fará sentido em sua vida.

 

Alguns não anunciam o evangelho de Deus por timidez! Entendemos que talvez isso tenha a ver até mesmo com a personalidade da pessoa, mas isso não pode ser um impeditivo para a prática da obra missionária. Comece evangelizando com o seu comportamento, e muitos perguntarão por que você age tão acertadamente. Nesse momento diga que você é um discípulo do Senhor Jesus, e que busca fazer tudo que o agrada. Em um outro momento, quando tiver em um ambiente com amigos mais próximos, não perca a oportunidade de ser luz. Peça a Deus sabedoria e Ele te mostrará o momento certo de falar as palavras certas. Seja estratégico, mas não deixe de pregar o evangelho da salvação!

  1. É PRECISO ENVIAR PESSOAS QUE ANUNCIEM O EVANGELHO

Isaías, também chamado de profeta messiânico, falou sobre a vinda de Jesus e foi enviado para anunciar uma mensagem de transformação ao povo de Deus naquela época. Isaías disse: “O Senhor me deu o seu Espírito… Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo” (Is 61.1,2). Como Isaías fez, os filhos de Deus também precisam cumprir a missão para qual o Senhor os chamou. Vamos entender o significado dessa missão observando a vida de Jesus e de seus discípulos.

  1. a) A rotina dos missionários. Você sabe como era a vida de Jesus e de seus apóstolos? Eles se envolviam com a pregação da Palavra e a obra missionária. A Bíblia afirma:”… Jesus saiu e viajou por cidades e povoados, anunciando a boa notícia do Reino de Deus” (Lc 8.1). Ele aproveitou a oportunidade para capacitar os seus discípulos, treinando-os diariamente: “os doze discípulos foram com ele”, e também estavam junto algumas mulheres que já foram libertas pelo Senhor (Lc 8.1,2).

Muitos ensinam o que primeiro aprenderam. O Mestre sempre foi o Senhor Jesus, e os seus discípulos passaram um bom período de aprendizado com Ele. Primeiramente eles apenas observavam a maneira que Jesus pregava o arrependimento dos pecados e o novo nascimento. Observavam também os sinais e milagres que o Senhor operava por onde passava. Chegaria o tempo, porém, que o Senhor daria daquela porção (do Espírito) para os seus discípulos, e eles seriam capacitados para realizar as mesmas obras (e ainda maiores, conforme disse o próprio Senhor Jesus). Se você deseja ser um missionário, o primeiro passo é o desejo, e isso você já tem. Após isso, busque capacitação da parte do Senhor, conforme os discípulos fizeram. Sobretudo, busque revestimento espiritual. O “restante” da obra o próprio Espírito Santo se encarrega de fazer; que é o convencimento!

  1. b) A proposta de Jesus. Os seus discípulos deveriam levar o Evangelho por todas as cidades como Ele fez, levando as Boas Novas do Reino (Lc 4.43). Por esse motivo, mandou setenta discípulos para muitas partes (Lc 10.1). Convocou os doze em particular e lhes ordenou o mesmo: “de porta em porta” (Mc 6.7). Jesus planejou que todo o mundo ouvisse falar do Pai e tivesse acesso às novas de salvação e amor. Por isso, como Filho, Ele desceu de sua glória, pregou para mudar o mundo, fez discípulos que o obedeceram e, hoje, essa mesma missão é nossa responsabilidade.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Sabemos que a sociedade evoluiu muito desde os tempos do Senhor Jesus aqui na terra, e talvez alguém diga que o “de porta em porta” mudou. De fato, não podemos negar; mas talvez o novo “de porta em porta” seja no seu colégio, nos cursos, nas atividades em grupo, e em qualquer ambiente que seja propício. Ademais, o discipulado nos lares ainda funciona muito bem! O novo decidido deve ser acompanhado e discipulado, e durante esse processo de discipulado, nada impede que algum amigo ou parente que ainda não conhece o Senhor Jesus também participe do estudo Bíblico. Possa ser que mesmo no ambiente de discipulado alguém também se converta! Ou seja, se o mundo se modifica, nós não podemos “ficar para trás”. Deus sempre nos dará as melhores estratégias, só não podemos deixar de fazer a obra!

CONCLUSÃO

Por fim, vale dizer que a igreja dos dias atuais tem a responsabilidade de continuar a missão para a qual o Senhor chamou os seus apóstolos. E você, caro(a) pré-adolescente, também faz parte dessa igreja. Oremos para que o Senhor acenda a chama de Missões em cada coração.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais