EBD – Zacarias e Malaquias – Lição 12 Juvenis

20240618_181612_0000

EBD – Zacarias e Malaquias – Lição 12 Juvenis

Prefácio

O período pós-exílio foi marcado não só pelo retorno de parte do povo que havia sido levado cativo, mas também pela reconstrução do tempo, dos muros, da cidade, e do povo como um todo. Vale destacar que o retorno do povo não aconteceu de maneira única e absoluta, porquanto eram “liberados” pouco a pouco. Por exemplo, a (re)construção do templo ocorreu antes mesmo da reconstrução dos muros. Enquanto naquele primeiro momento (reconstrução do templo) temos a participação de Zorobabel e dos profetas (que motivavam o povo pela palavra de Deus); no segundo momento (reconstrução dos muros) temos a participação ativa de Neemias, que outrora era copeiro do Rei Artaxerxes, no império Persa. É através de uma notícia trazida por Hanani (acerca de como estava o povo lá em Judá) que Neemias se comove e desenvolve no seu coração o desejo de reconstruir os muros de Israel. Tudo isso que falamos foi apenas para contextualizarmos e diferenciarmos os períodos. Apesar disso, todos esses homens de Deus foram contemporâneos.

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

A presente lição, no entanto, objetiva tratar sobre o período de reconstrução do templo (na visão do profeta Zacarias), e explicar o contexto posterior (na visão do profeta Malaquias). Aliás, o profeta Malaquias foi o último “profeta menor” descrito na Bíblia, e não possui citação do seu nome em nenhuma outra passagem (senão do seu próprio livro).

CONECTADO

As mensagens anunciadas por Zacarias e Malaquias aos judeus que retornaram do exílio na Babilônia ressaltam a importância de um compromisso sincero com a vida espiritual. Deus não quer que sejamos crentes nominais, pessoas com aparência de servos do Altíssimo, mas vivendo uma vida oposta aos valores e princípios dEle. Na aula desta semana, veremos que o retorno à Terra Prometida foi marcado por altos e baixos. E, devido à falta de compromisso do povo com a Lei de Deus, ele sofreu terríveis consequências. Que o seu coração seja vigilante e aprenda com este exemplo, a fim de não precisar sofrer para compreender que os mandamentos do Senhor visam o seu próprio bem.

Clique aqui e participe do nosso Grupo no WhatsApp

1. A PROFECIA DE ZACARIAS

1.1. A conclusão do Templo.

O profeta Zacarias é contemporâneo de Ageu. Ambos são mencionados como os profetas que estimularam a Zorobabel, governador; a Josué, o sumo sacerdote; e a todo o povo de Judá a iniciarem a reconstrução do Templo. A história mostrou que o encorajamento desses profetas surtiu o efeito esperado. No tocante à profecia, enquanto Ageu foi mais prático sobre as etapas para a reconstrução do Templo, Zacarias exerceu um papel mais espiritual, anunciando uma mensagem apocalíptica sobre o futuro de Jerusalém, Deus tinha uma renovação especial para o seu povo, mas ela precisava ser permanente. Nesse sentido, o ponto inicial era a conclusão da obra de reconstrução do Templo.

Os profetas Ageu (que vimos na lição anterior) e Zacaria eram contemporâneos e são conhecidos como profetas “pós-exílicos”, pois foram levantados por Deus para profetizar exatamente no momento em que alguns dos povos retornavam do cativeiro. Ambos profetizaram acerca (também) da reconstrução do templo, só que, enquanto o profeta Ageu fez apontamentos “estruturais” (motivando o povo à construção), o profeta Zacarias fez apontamentos um tanto mais “espirituais”, pois o núcleo da primeira parte da sua profecia revela um cuidado maior acerca da preparação do povo para aquele novo momento. É sabido que aqueles que retornaram do cativeiro carregavam “bagagens” emocionais e psicológicas que levariam um tempo para “curar”, mas as bases espirituais precisavam de uma conversão imediata.

AMPLIE O SEU CONHECIMENTO FAZENDO O NOSSO CURSO PARA PROFESSORES DA EBD CLIQUE AQUI

Curso para professores da EBD

A título de curiosidade (caso concreto), a Bíblia relata o “concerto com Deus” feito pelo povo logo após a reconstrução dos muros, com a convocação de Neemias e do sacerdote e escriba Esdras (Indicação: Ler Neemias 9 como subsídio).

1.2. As promessas messiânicas.

Enquanto a primeira parte do livro de Zacarias apresenta a reconstrução não apenas material, mas também espiritual do povo escolhido (Zc 1-8), a segunda parte destaca as promessas messiânicas e os acontecimentos finais antes que o Senhor reine sobre toda a Terra (9-14), Muitas profecias sobre o Messias estão presentes no livro de Zacarias: a) A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (9.9); b) O preço da traição de Cristo: trinta moedas de prata (11.12); c) O reconhecimento do Unigênito de Deus como Messias e o derramamento do Espírito (12.10); d) Jesus, a fonte de águas vivas que purifica os pecados (13.1); e) O Pastor será ferido, ou seja, Jesus seria crucificado, e as suas ovelhas se espalhariam (13.7); f) O Senhor será Rei sobre toda a Terra (14.9). Algumas dessas profecias já se cumpriram, como vemos nos Evangelhos; outras ainda vão se cumprir quando Jesus voltar.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA PROFESSORES? CLIQUE AQUI

Material para professores da EBD

O profeta Zacarias é um dos cinco profetas denominados “Messiânicos” (Isaías, Jeremias, Miqueias, Zacarias e João Batista). Essa denominação é dada porquanto tais homens de Deus anunciaram a vinda do Messias, que por sua terminologia significa “o ungido” ou “o escolhido”; aquele que reinaria com justiça e retidão. Essas profecias, sabemos que apontam para o Senhor Jesus, que na sua primeira vinda cumpriu o plano do resgate, para que pela perfeita justiça recuperasse o domínio sobre a morte (uma vez que o pecado trouxe a morte para o mundo); e que na sua segunda vinda virá para reinar com o seu povo.

2. AS VISÕES DE DEUS REVELADAS A ZACARIAS

Durante a reconstrução do Templo, Deus revelou a Zacarias importantes visões:

2.1 Uma síntese de cada visão:

a. A primeira visão: O anjo entre as árvores de mirto: aponta o fim do julgamento de Jerusalém e o início da restauração (1.7-17);

b. A segunda visão: Quatro chifres e quatro ferreiros: sobre os inimigos de Judá que seriam destruídos (1.18-21);

c. A terceira visão: O homem com o cordel de medir: sobre a restauração de Jerusalém, cheia de pessoas em busca da presença de Deus (2.1-13);

d. A quarta visão: Josué, o sumo-sacerdote, recebendo vestes novas: sobre Deus prometendo purificar a Terra (3.1-10);

ASSISTA AO VÍDEO DA DINÂMICA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

e. A quinta visão: O castiçal de ouro e as duas oliveiras: o trabalho de Zorobabel seria bem-sucedido (4.1-14);

f. A sexta visão: O rolo voante: aponta o julgamento de Deus sobre os malfeitores (5:1-4)

g. A sétima visão: A mulher e o efa: sobre a impiedade dentro do efa, sendo levado à terra de Sinar (5.5-11);

h. A oitava visão:O s quatro carros, sobre a presença de Deus para toda a Terra (6.1-8).

2.2. Renovo espiritual.

É importante ressaltar que a reconstrução do Templo, embora fosse de suma importância para a vida religiosa dos judeus, precisava ser acompanhada de uma renovação espiritual no interior de cada um. Por esse motivo, as revelações dadas por Deus a Zacarias focaram mais na condição espiritual dos líderes e do povo do que na parte estrutural, física do Templo. A glória de Deus se revela não naquilo que é aparente, pois, como afirmou nosso Senhor Jesus Cristo, os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade (Jo 4.24).

Alguns estudiosos entendem que entre o início da construção do templo e a sua conclusão teve um período do “pausa”. Ao lançar os alicerces do templo o provo jubilou de tal maneira que em grande distância era possível ouvir o seu som (Esdras 3:10-13). Ocorre que alguns dos povos das nações vizinhas se contaminaram de inveja e tentaram impedir a prosperidade daquele povo, que era recém-chegado. Os historiadores dizem que diante dessas injúrias, o povo desanimou em relação à construção do tempo e resolveu cuidar da construção das suas próprias casas. Nesse contexto é que Deus levanta os seus profetas (e Zacarias é um deles) a fim de lembrar o povo o real motivo do seu retorno àquele lugar. As palavras de Zacarias e as visões descritas nas suas profecias trouxeram um renovo espiritual e um renovo sobre a esperança de todos.

3. A PROFECIA DE MALAQUIAS

3.1. Acusações de Deus contra a falsa religião

Naqueles dias, o Templo já havia sido reedificado, e o ministério da Casa de Deus restabelecido. Entretanto, com o tempo, o povo abandonou o zelo pelo Senhor, que não estava se agradando de suas práticas religiosas. Malaquias fez duras críticas concernentes: a) A adoração hipócrita e mecânica (Ml 17-2.9): b) O casamento com pagãos (2.10-16); c) A idolatria (2.10-12); d) O divórcio (2.13-16); e) A falsa religiosidade (2.17); f) O roubo dos dízimos e ofertas (3.8-10). Essas atitudes revelam o nível de declínio espiritual em que o povo se encontrava. A mensagem de Malaquias é muito atual, pois se as nossas práticas espirituais não forem sinceras, seremos, igualmente, repreendidos por Ele (Mt 5.20).

Após completar o período do exílio, retornar para a sua terra, construir o templo, completar a construção dos muros e de certa forma se “estabilizar”, o povo provou de um tempo de frieza espiritual, pois caiu na naturalidade das suas rotinas (o que é um grande perigo). Aquele ânimo inicial, o concerto feito por meio de Neemias e Esdras, as orações e súplicas; por um momento tudo pareceu ter sido esquecido. Com muita misericórdia, Deus levanta mais um profeta para protestar diante do povo as suas faltas; e nesse contexto figura o profeta Malaquias, que foi o último “profeta menor” descrito na Bíblia. Muitos já não adoravam com sinceridade; estavam vivendo de maneira mecânica; os casamentos eram frustrados (ou eram feitos com o povo pagão das nações vizinhas ou simplesmente compactuavam com o divórcio); além de principalmente conviverem com a idolatria e profanarem os estatutos (apropriavam-se da parte que era devida aos levitas; dos dízimos).

3.2. A diferença entre o justo e o ímpio.

Uma das lições mais importantes que Malaquias trouxe ao povo se referia à falta de honestidade perante Deus (2.17). Malaquias confrontou os que agiam com falsidade, mas também o desânimo daqueles que diziam ser inútil servir a Deus com integridade. Eles declaravam que não valia a pena praticar o correto, pois os soberbos é quem prosperavam (3.14,15). Contudo, Deus prometeu castigar a maldade do povo e poupar os que genuinamente temem o seu nome (vv.16,17). Assim, por meio do profeta, o Senhor garantiu que eles veriam outra vez a diferença entre o justo e o ímpio. O Senhor sabe recompensar os que o servem de todo o coração (Cl 3.23,24).

BAIXE NOSSO APLICATIVO E TENHA ACESSO AO MATERIAL COMPLETO. CLIQUE AQUI

Diante desse novo cenário muitos desanimaram, pois comparavam os resultados obtidos das suas vidas enquanto justos e consagrados, com os resultados obtidos por aqueles que viviam de maneira dissoluta. Chegaram a dizer que não havia “vantagem” em levar uma vida plena, visto que os que praticaram a maldade estavam “prosperando”. Nesse sentido, através do profeta Malaquias, Deus envia a palavra dizendo que valia sim a pena ser fiel, pois castigaria a maldade daqueles que a praticavam, mas que pouparia aqueles que temem o seu nome, de modo que eles veriam a diferença entre o justo o ímpio. Lembremo-nos que o Senhor não se deixa escarnecer, e que Ele é recompensador e galardoador.

PARA CONCLUIR

Os profetas Zacarias e Malaquias foram chamados por Deus no período pós-exílico. Naquele tempo, uma característica marcante no povo que retornou da Babilônia foi a falsa religiosidade, pois não servia a Deus com integridade. Precisamos sempre vigiar para não nos tornarmos cristãos apenas em aparência. A Palavra de Deus nos encoraja a buscarmos um relacionamento íntimo e sincero com o Senhor. Portanto, decida não servir a Cristo de qualquer maneira. Faça o seu melhor, e Ele certamente o recompensará!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados