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Escatologia-As Quatros Correntes Escatológicas

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As Quatros Correntes Escatológicas: Pré-milenismo histórico, Pré-milenismo, dispensacionalistas, Amilenismo e Pós-milenarismo.

Ao estudarmos esse assunto, vamos nos deparar com quatro correntes escatológicas, Pré-milenismo histórico, Pré-milenismo dispensacionalistas, Amilenismo e Pós-milenarismo.

Veremos o que ensina cada uma delas.

O Pré-milenismo.

histórico defende que a segunda vinda de Cristo será em uma única fase, será pós-tribulacional, ou seja, a igreja passará pela grande tribulação, mas no final Cristo arrebatará a igreja até as nuvens e já retorna para livrar Israel, julgar as nações.

Entende Apocalipse 20, como literal. Esta corrente de ensino tem evidências a partir do segundo século com Justino Mártir e Irineu.

Grandes nomes da Igreja adotaram o Pré-milenismo histórico como: James Montgomery, Charles Spurgeon, George E. Ladd, M. J. Erickson, dentre outros.

O Pré-milenismo dispensacionalistas interpreta Ap. 20 como literal e que a segunda vinda de Cristo se dará em duas fases distintas, na primeira fase Cristo virá até as nuvens em forma invisível para se encontrar com a igreja que o Espírito Santo o entregará e assim arrebatará a mesma, em seguida e ainda nos ares acontecerá o Tribunal de Cristo, ou seja, a igreja não passará pela grande tribulação.

Atualmente é a teoria mais aceita no meio evangélico e é a linha da Igreja Assembleia de Deus.

Os principais nomes do Dispensacionalismo são: Jhon N. Darby, C. I. Scofield (se popularizou nas notas de rodapéde sua Bíblia de Estudo), L. S. Chafer, J. D. Pentecost, J. F. Walvoord, J. McArthur e H. Lindsey e outros.

Na segunda fase Jesus virá em poder e grande glória com a sua igreja para livrar Israel, os que não aceitaram o sinal da besta e também julgar e condenar a anticristo, falso profeta e seus adoradores etc.

O Amilenismo.

Esse termo significa “sem milênio” ou “não milênio”, mas eles não negam o milênio.

Este período está relacionado entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, ou seja, para eles os mil anos são simbólicos e não estão relacionados a um período de paz e prosperidade na terra, mas sim ao caráter espiritual do Reino de Cristo.

Muitos amilenistas acreditam que este reino esteja acontecendo com os salvos no céu (igreja triunfante), enquanto outros acreditam que também existe uma conexão com a igreja e a pregação do evangelho na terra (igreja militante), porém essa evangelização não será acompanhada de paz e prosperidade, mas de sofrimento terreno, o qual a igreja de Cristo sempre enfrentou ao longo de sua história.

Para o Amilenismo, Satanás está preso, mas isso não significa que ele está totalmente “sem poder e atuação”, ao contrário, ele está operando no presente momento, porém em uma forma limitada, por isso é incapaz de barrar o avanço da pregação do Evangelho que alcançará todos os moradores da terra.

O Amilenismo foi defendido por grandes líderes e teólogos como: Martinho Lutero, Abraham Kuyper, Herman Bavinck, G. Vos, L. Berkhof, Anthony Hoekema, William Hendriksen e outros.

O Pós-milenismo

Entende Ap. 20 como figurado e que o milênio seria um período de grande paz e prosperidade no mundo, ocasionado pela pregação do evangelho a toda a criatura e só depois virá o fim.

Eles defendem que o Milênio começou na cruz e que irá até o período da sua volta, logo Jesus só voltará depois do milênio, e com a pregação do evangelho a grande maioria das pessoas vão se converter e acontecerá um grande desenvolvimento social e econômico diferentemente do ensino do Amilenismo.

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