ESCATOLOGIA
Escatologia é uma matéria muito estudada, pois o ser humano tem a curiosidade sobre as coisas futuras.
É a disciplina da teológica Sistemática que estuda as profecias bíblicas referente ao futuro.
Este termo “escatologia” começou a ser utilizado no século XIX e vem da junção de duas palavras gregas: eschatos, que significa “último”; e logos, “palavra” ou “dissertação”.
Assim, escatologia significa “doutrina ou estudo sobre as últimas coisas.
A escatologia tem como papel estudar as profecias que se cumpriram, que estão se cumprindo e as que vão se cumprir Ap. 1.19.
De uma forma geral o estudo escatológico completo procura estudar as profecias em relação a Jesus Cristo.
Essas profecias são chamadas de messiânicas, pois trata sobre a sua primeira vinda que é o assunto mais importante do Antigo Testamento.
A sua Segunda vinda dividida em duas fases distintas com um grande destaque no novo testamento.
Estuda ainda as profecias em relação a Israel, que foi escolhido por Deus para ser o seu povo dentre todas as nações.
Podemos ver isso na chamada de Abraão Gn. 12, e no decorrer de toda a história, esse povo foi alvo de várias profecias que são estudadas até hoje.
O QUE ESTUDA ESCATOLIGA ?
Faz-se também necessário estudar as profecias em relação aos gentios, que são todas as pessoas que não são nem judeus e nem fazem parte da igreja Gn. 9.27.
Por fim é de suma importância estudar todas as profecias em relação à Igreja, que foi um mistério que Deus só revelou com clareza no novo testamento, mas é tema de muitas profecias.
O estado intermediário tem o seu destaque, já que é um tema que desperta a curiosidade de muitos, pois trata acerca do estado dos mortos; tanto salvos como perdidos. O milênio é uma das áreas que mais gera discussões devido as suas diferentes escolas de interpretação. O Juízo final estuda o julgamento de todos os gentios, já o estado eterno analisa as profecias sobre novos céus e nova terra.