blog descomplicando a teologia

Escatologia- Pré-Tribulacionismo a Visão da Assembleia de Deus

pre tribulaciostas

O que ensina os Pré- Tribulacionistas? 

1- Em Apocalipse vemos os vinte e quatro anciãos (representando os salvos do antigo e novo testamento), estão no céu diante do trono de Deus antes de começar a Tribulação Ap.6; e a igreja só é mencionada em Ap 19:8,14.

Entendemos que os 24 anciãos (gr. presbuteros), não são anjos, pois em nenhum lugar da Bíblia anjos são chamados de “presbíteros” — estão assentados em tronos e têm vestes brancas e coroas na cabeça (Ap 4.4).

E veja também que o Senhor Jesus mostrou tudo isso a João logo após ter prometido às igrejas da província da Ásia — igrejas reais, mas que também representam a totalidade da Igreja (cf. Ap  2.7,11,17,29; 3.6,13,22) — que os fiéis e vencedores receberiam coroas e vestes brancas, e se assentariam em tronos (Ap 2.10; 3.4,5,21).

2. Em Filadélfia Jesus prometeu guardar os verdadeiros cristãos da hora da grande tentação.

Ap 3:10. Muitos não concordam com esse texto e dizem: Guardar “da hora da tentação” não significa remover “da hora da tentação”, mas sim, preservar a igreja dos sofrimentos conectados à tribulação, enquanto estiver inserido na tribulação, já que a palavra grega “ek” que pode significa tanto “dentre” como “dentre o meio”, dizem que para ser preservado “dentre o meio” é preciso primeiro estar no “meio” da tribulação.

Mas como explicar então este texto?

Estaria certa se o versículo estivesse realmente dizendo “eu te guardarei da tentação que há de vir sobre todo o mundo”.

Mas não é o que o versículo diz. Ele diz: “eu te guardarei DA HORA da tentação que há de vir sobre todo o mundo”, portanto não se trata de proteger das aflições dessa “hora da tentação”, mas guardar (ou evitar que passe) pela própria “hora” ou momento da tentação.

Para entender melhor é só lermos outra passagem que também usa a mesma construção, inclusive no grego Jo 12.27, Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu?

Pai, salva-me desta “ek” hora; mas para isto vim a esta hora.

3. A ira de Deus não é para os salvos, temos a promessa de Jesus Jo 5:24, Rm 5:9, 1Ts 5:9 o salvo não entra em juízo, não foi destinado para a ira, pois Jesus nos livra da ira vindoura. Está escrito em Ap 15:1; 16:1,19.

4. A Grande Tribulação será o momento em que o Senhor estará tratando com os Judeus e os gentios e não com a igreja.  Jr 30:4-9; Dn 9:24; Dn 12:1; Mt 24:15,21.

5. No livro de Daniel 9:25-27 estudamos a profecia das 70ª semanas para Israel. Na 69ª Israel rejeitou e crucificou seu Messias, com isso está faltando a última semana e deu início o período da igreja, mas após o arrebatamento se o relógio voltar a funcionar para Israel na última semana de Daniel.

6. Duas trombetas serão tocadas, a de 1Co 15:52 está relacionada ao arrebatamento, já a de Ap 10:17; 11:15-19 está relacionada os juízos na grande tribulação.

7. Vemos um belo exemplo do tipo de Jesus em José, que se casou com Asená (tipo da Igreja) quando estava rejeitado pelos seus irmãos símbolo de Israel, antes dos sete anos de fome Gn 41:45.

Enoque foi arrebatado antes do dilúvio Jd 14-16; Gn 5:24; Noé, antes das águas Gn 6; Lc 17:26-27,30; Ló, antes do fogo Gn 19; Lc 17:28-30.

Perguntas Escatológicas

8. Outro bom exemplo é a questão do sal da terra, pois só quando os salvos que são o (sal da terra) forem arrebatados é que o mundo entrará em completa e veloz putrefação moral e espiritual (2TS 2:67-10).

9. A igreja primitiva acreditava na iminência volta de Cristo.

10. A única teoria que verdadeiramente ensina a iminência do retorno do Senhor para buscar os salvos no período da igreja é o Pré-tribulacionismo.

11. Só a visão Pré-tribulacionista do texto de (1Tess 4:18), pode explicar e exortar a estarmos confortados pela vinda do Senhor

12. Os salvos vivos da grande tribulação (Mt.24.29-35), não serão arrebatados e nem receberão corpos transformados, eles vão ganhar o direito de entrar no milênio. (Is 65:20-25).

13. “Se” a igreja só será arrebatada no final da grande tribulação como ensina os Pós-tribulacionista, fica então uma dúvida; quando é que os salvos entrarão nos céus? Já que para eles a igreja será arrebatada até as nuvens e já retorna para os julgamentos das nações e entrarão no milênio.\

14. “Se” a igreja passará pela a grande tribulação então ela deverá orar para que Deus abençoe o governo do anticristo de acordo ao ensino de Rm 13. 15. A igreja foi orientada a esperar a Cristo e não o Anticristo.

Jo 14. 16. Jesus disse que nos escaparemos da Tribulação (Lc 21:36).

Por isso que não acredito que a igreja passará pela a grande tribulação, mas devemos esta preparados pra tudo.

Muitos brincam dizendo que se Cristo vim arrebatar a sua igreja antes da grande tribulação eles são pre-tribulacionista, mas se cristo vim depois da tribualação eles são pós-tribulacionista.

Independente de quando e como Cristo arrebatará a sua igreja o nosso dever e estarmos preparados.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Redes Sócias

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados