O ARREBATAMENTO DA IGREJA E SUAS TEORIAS
Jesus não deixou escrito o dia e nem a hora, mas deixou claro que um dia Ele voltará pra buscar a sua amada igreja. (Marcos 13:32).
Vejamos as principais teorias sobre o arrebatamento.
Pré-Tribulacionismo:
Os que defendem esta interpretação entendem que o arrebatamento acontecerá antes da grande tribulação, com isso, a igreja não passará pela grande tribulação, pois receberá o livramento do Senhor, os defensores dessa teoria fazem uma distinção entre Gentios, Israel e igreja 1Co 10.32.
Este é o entendimento da maioria dos cristãos da atualidade em especial os pentecostais como a Igreja Assembleia de Deus.
As Principais Teorias sobre o Arrebatamento da Igreja
Meso-Tribulacionismo:
Os que defendem essa teoria ensinam que a Igreja será arrebatada durante a grande tribulação, mas exatamente na metade da tribulação, pois entendem que os primeiros três anos e meio serão de paz e prosperidade mundial e que o anticristo só se revelará nos últimos três anos e meio e então ocorrerá o arrebatamento da Igreja.
Muitos problemas bíblicos são encontrados com essa forma de interpretação.
Por exemplo:
1) Confundem Israel com Igreja;
2) Dividem a Tribulação;
3) Misturam os toques de Trombeta;
4) Ignoram o sentido da Tribulação;
5) Localizam mal o arrebatamento;
6) Ignoram a cronologia do de Apocalipse;
7) Negam a doutrina da iminência.
Pós-Tribulacionismo:
Os defensores desta teoria acreditam que o arrebatamento da Igreja só acontecerá depois da grande tribulação, ou seja, antes da igreja ser arrebatada precisará passar por toda a grande tribulação.
E ser perseguida por Satanás e seus agentes, até que então Cristo surgirá nas nuvens com poder e grande glória para buscar o seu povo e trazer grande juízo sobre os ímpios, mas esse não era o pensamento dos apóstolos de Cristo já que todos esperavam Jesus a qualquer momento.
Atualmente esta teoria é ensinada pelas as igrejas reformadas em especial a igreja presbiteriana.
Arrebatamento é assunto que mais divide opiniões.
É dito no meio evangélico que carca de um terço (36%), dos pastores acredita no Pré-tribulacionismo, ou seja, o arrebatamento antes da Grande Tribulação.
Um quarto dos pastores (25%) acredita que o arrebatamento não é literal.
Ao mesmo tempo, (18%), acham que o arrebatamento acontecerá depois da tribulação.
Uma minoria defende que o arrebatamento já aconteceu (1%), ou que irá ocorrer durante a tribulação (4%), ou antes, da ira de Deus ser derramada sobre a terra (4%).
Outro grupo não concorda com nenhum destes pontos de vista (8%), ou não tem certeza sobre o que vai acontecer (4%). Texto obtido no https://www.gospelprime.com.br/pastores-nao-acreditamarrebatamento-grande-tribulacao/ no dia 02/10/2020