Fé: O Ponto de Partida de uma Vida com Deus

Fé: O Ponto de Partida de uma Vida com Deus

EBD- LIÇÃO 01 DOS JOVENS – 4º TRIMESTRE 2023.

FE: O PONTO DE PARTIDA DE UMA VIDA COM DEUS

O que significa fé? Como identificar a fé em uma pessoa? Tem como uma pessoa provar que tem fé? Qual o comportamento, a atitude de uma pessoa que tem fé fé? Como identificar a pessoa que não tem fé? A pessoa que não tem fé será salvo? Dá para obedecer a Deus se não tem fé?

O que é necessário para acontecer milagres? O que é necessário para acontecer a salvação? Será que nós precisamos realmente de fé?

A fé é o ponto de partida. Não tem como nos aproximar de Deus sem fé. Para nos aproximar de Deus é necessário ter fé. A fé vai te fazer crer acreditar na existência de Deus, no poder de Deus no Socorro no refrigério para tua alma.

Se a pessoa não crer em Deus na grandeza do Senhor, no seu poder, como é que o Senhor vai se manifestar na vida dela? Jesus disse: Bem aventurado é aqueles que não me verão mas  vão estar crendo. E você é um desses.

Hebreus 11: 1

Fé fala de convicção, de certeza absoluta. Quem tem fé acredita, não murmura. Mesmo que as pessoas digam que você não vai conseguir, não vai dar certo, mas porque da sua fé, você continua servindo, adorando, fazendo a obra do senhor.

Resumo da lição.

Sem fé é impossível agradar a Deus.

Esta fé ela é motivada criada em nós através da palavra de Deus. Ela vem pelo ouvir a palavra de Deus, por isso temos que sempre estar lendo, meditando e ouvindo a palavra de Deus, para que a fé em Deus seja gerada em nós. É o próprio Deus que gera em nós essa fé.

Hebreus 11: 3-6

Introdução

Esta revista ela tem a temática apologética em defesa da fé. Para que você tenha conhecimento e defenda, batalha pela fé que um dia ele foi dada. Hoje tem muitas pessoas perdendo, trocando e desprezando a sua fé, e por causa dessa atitude estão perdendo a sua salvação.

Por isso esteja forte, esteja firme para que as adversidades dessa vida não venha diminuir a sua fé.

1- A Fé salvífica.

1.1 Fé

Fé no seu termo original pode significar confiança, firmeza, convicção, certeza. E nós como cristão precisamos ter essa firmeza, convicção em Deus na existência de Deus e em sua graça, em sua morte salvífica e acreditar para que não venha tenha dúvida em nosso coração. Deus não trabalha na dúvida.

A melhor definição para a fé está na Bíblia. Ora a fé é o firme fundamento das coisas que não se vê mas se espera.

A fé é a base do cristianismo, ela fundamenta a nossa crença. É a fé quem vai te fortalecer para passar pelas adversidades e permanecer na certeza de que um dia você vai morar no céu.

Nós cremos que se morrermos hoje em Cristo ressuscitaremos, essa certeza é através da fé. Por isso que diante da morte o cristão não pode se desesperar.

Choramos, sentimos a falta do ente querido, ficamos tristes com a ausência física daquela pessoa, mas temos a certeza de que encontraremos na glória junto com nosso senhor Jesus Cristo com o corpo transformado. Isto é fé.

A fé sempre foi uma preocupação da igreja, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Os cristãos primitivos sempre tiveram essa preocupação porque acreditavam nisso daí a recomendação de estarmos sempre meditando na palavra do senhor lendo ouvindo a palavra de Deus.

Nossa mensagem tem que ser cristocêntrica, Cristo tem que ser o centro das nossas mensagens e não a grandeza do homem, seu ego. A palavra a ser pregada tem que ser a palavra que gera transformação, mudança no homem. Temos que estar preocupados com ensino da palavra de Deus e não com filosofia e conhecimento avulso. A nossa palavra tem que consistir em Cristo Jesus, sua ressurreição e que ele vai voltar para buscar sua igreja. É a palavra de Deus que gera em nós a fé.

Muitas pessoas têm aceitado Jesus não permanece na igreja porque de mensagens e motivacionais são palavras de receba Deus vai te dar Deus vai fazer e muitas das vezes não foi Deus que disse nada. Gerando assim uma desilusão em quem recebeu a palavra. Palavra esta que não gera transformação, arrependimento e mudança.

Dinâmica Fé para crer no fim da história e na condenação eterna (Lição 1 Jovens).

1.2 Confiança no testemunho que Deus dá.

O próprio Deus no momento do batismo de Jesus Cristo declarou que ele era seu filho amado. Então o próprio Deus testemunho da divindade e da grandeza de seu filho, Jesus Cristo de Nazaré. Nós que aceitamos a Cristo precisamos acreditar nesse testemunho, e como adquirimos esse conhecimento através da palavra de Deus.

A fé salvífica vem através da leitura e meditação da palavra de Deus. Para crermos que Jesus é o salvador, que Ele salva, transforma, prepara o homem e leva para o céu. Muitas pessoas já não estão acreditando, não estão pregando nessa palavra. Afastando assim o Espírito Santo de suas vidas. Pois é o espírito santo quem convence o homem do pecado.

É o espírito santo que nos alerta, não faz, não vai, não fala, não assista, tá errado… É o espírito santo que nos faz convencer de atitudes de pensamento de situações erradas em nossa vida, nos fazendo abandonar o pecado e ter uma vida Santa na presença do Senhor. A salvação é um dom de Deus é uma dádiva, ninguém comprou.

A salvação foi conquistada por Jesus Cristo com sua morte na cruz do calvário pelo filho de Deus e qualquer um pode ter salvação, a salvação ela não é restrita alguns. A salvação está disponível a qualquer um basta aceitar, crê, nasce de novo é transformado e liberto e tem a salvação.

1.3 Crer mesmo não vendo.

Quando Jesus disse bem aventurado, os que não viram e creram ele estava falando de você, de mim, de nós. Tomé ele só acreditou porque viu os furos na mão de Jesus e no seu lado, nós não vimos a mão furada, o Cristo ressurreto, no entanto eu creio, eu acredito, eu prego, eu vivo, eu tenho convicção que Jesus Cristo foi morto ressuscitou ao terceiro dia e está a destra de Deus aguardando o momento certo de fazer o arrebatamento.

Você crê no arrebatamento? Na transformação e libertação de uma pessoa? É possível abandonar o pecado, a prostituição, a fornicação ,a mentira hoje?

Tudo isso é possível quando a gente tem o espírito santo de Deus sobre as nossas vidas.

2- A fé e a vida.

2.1 Fé e milagres.

Irmãos todo mundo quer receber milagres. É uma necessidade, as pessoas que seguiam a Cristo seguiam por causa dos milagres. Uns queriam ver e outros queriam receber.

Os milagres que Jesus realizou aqui na terra foi para poder as pessoas cressem Nele,  ver que ele era o filho de Deus. Entenda ele não fez os milagres para provar quem Ele era, Ele fez para que o povo cresça nele.

Os milagres tem um propósito de mostrar a grandeza de Deus do filho de Deus, seu poder, e muitos poderiam  crer nele porque dos milagres.

Ainda nos dias de hoje muitos vem à igreja atrás de um milagre e esquece que o maior milagre de nossas vidas é a nossa salvação. Estão preocupados em receber a cura física e esquece da cura espiritual. Estão preocupados em dar continuidade a seu  legado aqui na terra e esquece do principal que é na eternidade.

BAIXE GRÁTIS O APLICATIVO DO NOSSO CANAL. É SÓ CLICAR AQUI!

2.2 Andar com Fé.

O verdadeiro cristão que nasceu de novo, e tem o senhor como seu único e suficiente Salvador, não pode mas está sujeito na prática do pecado. As pessoas que estão na igreja e ainda continuam nas práticas erradas é porque ainda não foi convertido não nasceu de novo, não passou pelo processo de santificação.

Nas igrejas ainda tem muita gente que não passou pelo processo de nascer de novo de libertação e santificação por isso estão dentro da igreja e continua fazendo e agindo errado, seu nome ainda não está escrito no livro da vida. Ter o nome de uma carteirinha de membro uma carteirinha de pastor não te dá o direito de ir ao céu.

Aceitar a Cristo vai muito além do que levantar a mão, é você abrir a mente o coração para que Cristo faça morada em sua vida, para que o Espírito Santo habite em você. E o Espírito Santo não habita  em lugar sujo, onde há pecado.

Todo ser humano está sujeito a pecado o que vai diferenciar é aqueles que vivem no pecado. Quando pecamos por não estar vigilante nos arrependemos e pedimos perdão ao Senhor ele nos perdoa.

Mas existem aqueles que vivem no pecado querem estar no pecado estes não nasceram de novo.

2.3 A fé e a volta de Jesus.

A maior esperança daquele que aceita Jesus e nasce de novo eu arrebatamento da igreja. Hoje muitos pastores, cantores e pregadores já não falam mais do arrebatamento da igreja, muitos deixaram de acreditar. Mas nós, que somos salvos no Senhor Jesus Cristo, temos que estar preparados para o arrebatamento a qualquer momento, pois esperamos Cristo antes da grande tribulação pois somos pré-tribulacionista, acreditamos que a igreja será arrebatada antes da grande tribulação. Essa é a nossa esperança. E os que morreram em Cristo antes do arrebatamento ressuscitarão primeiro e terão seus corpos transformados e arrebatados juntamente conosco.

Será que quando Jesus voltar vai te encontrar com Victor com fé servindo a ele? A Bíblia diz que no final dos tempos o amor de muito esfriaria. Como está a sua fé e o seu amor para com Cristo? Eu não posso me conformar com essa frieza espiritual, quando a Bíblia diz que o amor de muito esfriaria, o amor vai esfriar daqueles que não serão salvos, nós que queremos ser salvos não podemos nos conformar com a frieza espiritual.

EBD- Fé: o ponto de partida de uma vida com Deus ( Lição 1 Jovens).

3- Fé: Dom e fruto do espírito santo.

3.1 A fé e os dons de curar.

A incredulidade é o empecilho para que as bênçãos do Senhor recaia em uma cidade, em uma igreja, em um grupo, em sua família, na sua vida. A pessoa que é incrédula não pode receber as bênçãos do Senhor porque da sua incredulidade.

A fé é o fundamento é o ponto de partida. Para que você possa receber qualquer dádiva de Deus é necessário crer, acreditar, ter fé. E você só consegue ter fé, se você ouvir, meditar na palavra de Deus, a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

Então para você ser salvo precisa de fé para ter fé precisa ler ouvir meditar na palavra de Deus para que ela gere em nós a fé.

Muitas pessoas desejam os dons espirituais, mas você acredita nos dons espirituais? Às vezes as pessoas oram querendo os dons espirituais mas como não acredita não recebe, será que é de Deus será que é meninice será que existe Será que é verdade? Será que Deus quer me usar? Será que Deus pode me usar? E Deus não opera onde há dúvida.

Deus tem os dons de cura e ele quer da igreja para que haja operação de milagres mas precisa que haja fé que creia que Deus vai curar, e que Deus pode te usar.

Irmãos precisamos orar mais, buscar mais, meditar mais na palavra de Deus. Será que você tem fé necessária para receber tudo aquilo que você precisa que você pede? Será que quando você ora Você acredita realmente que pode receber aquilo que você pediu em oração? A Bíblia nos adverte sem fé é impossível agradar a Deus.

3.2 A fé como fruto do espírito.

Qualquer pessoa que tem fé e recebe a Cristo como seu único e  suficiente Salvador precisa demonstrar essa fé na prática, no seu dia a dia.

Então qualquer um que aceita Cristo tem que mostrar na sua vivência no seu dia a dia a transformação em sua vida, demonstrar o fruto do espírito. Esse fruto precisa estar em evidência não tem como esconder uma luz, a luz ela tem que brilhar.

O mundo precisa ver que você é diferente, que seu comportamento é diferente, que suas atitudes são diferentes, que seu modo de ser, pensar e agir é diferente.

Todos que aceitam a Cristo precisa ter uma vida transformada de santidade. Existe algumas pessoas que levantam a mão diz que aceitou a Cristo mas a sua vida não condiz com a palavra de Deus.

3.3 Fidelidade.

A fidelidade faz parte da vida cristã. Não tem como aceitar a Cristo e não ser fiel, não ser submisso, não obedecer as autoridades constituída por Deus. Precisamos respeitar nosso pastor, nossos lideranças, nosso professor, nosso superintendente. Cada um de nós temos uma liderança acima de nós e que precisa ser respeitada e honrada.

Hoje tem muitas pessoas que querem tomar o lugar de Deus e ser dono da igreja, do departamento, do grupo. A igreja tem apenas um dono que é Cristo. Quando em seu coração vir qualquer sentimento de insubmissão, de infidelidade repreende em nome de Jesus.

Todos que aceitam a Cristo vive em novidade de vida tem também essa característica de ser fiel. Fiel na presença e na ausência, lembre que os olhos do Senhor estão sobre você, Ele está te vendo em todo tempo. Mesmo diante das tribulações, das angústias precisamos ser fiel em tudo. Só serão salvos aqueles que são fiéis.

Conclusão

Podemos orar a Deus pedindo fé, graça, sabedoria, entendimento. Mas é necessário ter essa comunicação com Deus e ter essa experiência esse diálogo com ele.

O que os jovens hoje precisa ter esse diálogo com Deus essa experiência com ele, perceber a grandeza de Deus. Os jovens hoje não consegue ter essa experiência receber essa grandeza de Deus porque não busca mais a ele em oração, não medita na palavra de Deus como deveria não  jejum e consagra suas vidas como deveria.

Precisamos ter as nossas experiências com Deus. Qual é a tua experiência com Deus? Qual a experiência que você teve com Deus que mostra a sua existência e o seu poder? Você já ouviu a voz dele falando contigo? Como foi essa experiência?

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados