Fé para Crer que a Bíblia é o Livro de Deus- Lição 2 Jovens

Fé para Crer que a Bíblia é o Livro de Deus- Lição 2 Jovens

LIÇÃO 02 DOS JOVENS – 4º TRIMESTRE- Fé para Crer que a Bíblia é o Livro de Deus- Lição 2 Jovens.

O que é a Bíblia Sagrada? Quem já leu a Bíblia toda? Quem já leu um capítulo todo? Quem já leu um livro todo? Qual o versículo que você mais se identifica? Se você for  oferecer um versículo para o seu amigo qual seria esse versículo? Quanto tempo demorou a Bíblia para ser escrita?

Quantos autores escreveram a Bíblia? Quem inspirou a Bíblia? Foi inspiração do homem, foi inspiração de Deus?

Na lição de hoje vamos estar estudando sobre a Bíblia Sagrada e nós como cristãos precisamos ter conhecimento da palavra de Deus. Precisamos saber qual é a vontade dele, e para nós saber e aprender a vontade dele não fique esperando profecias e revelações está escrito na Bíblia Sagrada.

Quer saber o que Deus quer da sua vida, leia a Bíblia, quer saber qual a vontade do senhor leia a Bíblia, quer saber o que Deus não gosta numa prova leia a Bíblia Sagrada. A Bíblia é a palavra de Deus.

Precisamos crer e acreditar naquilo que está escrito na Bíblia, mas também executar a vontade do senhor.

Muitas pessoas têm o conhecimento teológico, sabe a Bíblia Sagrada toda, mas a grande pergunta é tem praticado? De nada adianta ter conhecimento da Bíblia toda e não pôr em prática. Não sei depois só ouvinte da palavra mas praticante da mesma.

Você está sendo praticante da palavra?

Romanos 15: 4

A Bíblia Sagrada serve para estar nos fortalecendo, nos orientando, nos ensinando, qual a boa perfeita e agradável vontade de Deus.

Qualquer pessoa que quer agradar a Deus precisa viver o que está escrito na Bíblia Sagrada.

Será que estamos vivendo de acordo com aquilo que está escrito?

A Bíblia Sagrada não é apenas da Assembleia de Deus, da igreja Batista… A Bíblia Sagrada é para toda a humanidade, mas muitas pessoas não querem acreditar, não querem dar o seu valor, não reconhece a Bíblia como a palavra de Deus. É a pessoa que não quer. Mas a Bíblia foi feita para ser lida e praticada por todo mundo.

2° Timóteo 3: 14-17 e Hebreus 4: 12.

Introdução

Nessa lição a nossa temática é o livro de Deus, a palavra do Senhor. Precisamos crer naquilo que está escrito, isso nos tornará pessoas sábias e assim alcançaremos a nossa salvação por causa do conhecimento de Deus. A fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus.

A Bíblia Sagrada não é um livro de curiosidade, tem pessoas que tem muita curiosidade. Por que aconteceu isso, porque aconteceu aquilo, com quem Caim casou?… As pessoas têm curiosidade e a Bíblia não é um livro de respostas às curiosidades. A Bíblia é a palavra de Deus que traz salvação à humanidade.

É através da bíblia que conhecemos a Deus, sabemos o que agrada e o que não agrada a Ele. O que podemos e o que não podemos fazer, por isso a necessidade de estarmos lendo e conhecendo constantemente aquilo que está escrito, pedi sabedoria a Deus para assim alcançar a nossa salvação.

A Bíblia Sagrada serve para todo mundo o médico professor advogado do leigo… Através da leitura e meditação da palavra de Deus nos afastamos do pecado e o segredo é esse,  se afasta do pecado fuja da aparência do mal.

EBD- Fé para crer que a bíblia é o livro de Deus (Lição 2 Jovens) EBD 4 Trimestre 2023.

1- Bíblia: a inerrante palavra de Deus.

  • A sua autoria.

Quem é o autor da Bíblia Sagrada? Deus, o Espírito Santo. A Bíblia Sagrada levou cerca de XVI séculos, ou seja 1.600 anos para ser escrita. O velho testamento demorou cerca de mil anos e o novo Testamento 600 anos. Nesse pedido de r$ 1.600 anos foram cerca de 40 autores diferentes

Médico, juiz, governador, boiadeiros, pescador fazedor de tendas… Várias pessoas de épocas diferentes e profissões diferentes escreveram a Bíblia, no entanto a inspiração veio do Espírito Santo de Deus.

A inspiração da Bíblia não está nas palavras que as pessoas. Tem palavras na Bíblia que quem falou foram os demônios outras foi o diabo por isso isso a inspiração não está na fala dos personagens mas naquilo que está. Pois tudo aquilo que está escrito serve para nossa edificação.

1.2 Sua estrutura.

A Bíblia Sagrada é um livro completo composto de 66 livros livros: os 5 primeiros livros de Gênesis a Deuteronômio Deuteronômio são chamados de pentateuco. Depois vem os livros históricos que são 12 vai de Josué até Ester.

Depois dos livros poéticos que são 5 vai de Jó até cantares de Salomão, os proféticos são 17, estes livros proféticos estão divididos em profetas maiores são 5 e profetas menores são 12. Essa divisão de profetas maiores e menores se refere a quantidade de livros e capítulos.

O Novo Testamento está dividido em evangelhos Mateus, Marcos, Lucas e João. Histórico que é o livro de Atos dos Apóstolos. 21 cartas/epístolas  e também o livro  profético que é o livro de Apocalipse. Total 27 livros.

Você já leu leu? Recomendo que leia.

1.3 A sua mensagem.

A grande mensagem da Bíblia Sagrada é a nossa salvação. A vinda de Cristo a sua morte a sua  ressurreição que trouxe perdão à humanidade. Então o trem o tema central é a nossa salvação, nossa libertação é Deus renovando a paz entre Ele e o mundo através de Cristo Jesus.

Por isso é importante você participar dos cultos da escola dominical, pois tudo isso lhe trará conhecimento e sabedoria para que possamos agradar a Deus.

Você tem agradado a Deus? O que que você faz seu dia todo para agradar a Deus? Você sabia que a Bíblia nos diz o que fazer para agradar a Deus?

Podemos agradar a Deus lendo a Bíblia, adorando a Deus, rejeitando o pecado, se afastando das coisas que não agradam ao Senhor, desta forma estamos agradando a Deus e quanto mais você agrada a Deus mas Deus te abençoa, te guarda te livra do mal.

Mas aqueles que não agradam a Deus o boleto vai, as consequências virão.

Jesus Ele morreu por nós para nos dar o perdão, esse perdão está condicionado ao meu arrependimento. Se eu me arrependo aceito Jesus e mudo de vida eu alcanço a misericórdia do Senhor, mas aquele que não agrada a Deus vive a vida de qualquer jeito não tenho uma mudança de vida, não alcança a misericórdia.

Eu preciso crer Nele, aceitá-lo como o meu Salvador, me arrepender dos pecados e viver em novidade, todos que assim o fazem a sua conta está paga em nome de Jesus.

Dinâmica Fé para crer que a bíblia é o livro de Deus ( Lição 2 Jovens) EBD 4 Trimestre 2023.

2- Um livro inspirado pelo Espírito Santo.

2.1 O que é inspiração?

Toda a Bíblia Sagrada do primeiro ao último versículo foi inspirada pelo Espírito Santo. Deus inspirou, orientou os escritores da Bíblia para que escrevessem exatamente aquilo que está escrito.

Mas Deus também respeitou o conhecimento que cada escritor já tinha, mas o que deveria ser escrito como deveria ser escrito sua inspiração divina.

Um exemplo disso é quando a gente lê o que doutor Lucas escreveu,  ele estudou logo usou uma linguagem rebuscada e culta. Pedro ele era leigo então usou uma linguagem mais simples.

2.2 Inspiração verbal e plenária.

A inspiração da Bíblia Sagrada é plenária porque ela é total, tudo aquilo que foi escrito foi inspirado por Deus através do Espírito Santo.

Quando diz inspiração não quer dizer que o Espírito Santo ditou cada palavra, o espírito santo inspirou para que fosse dito cada palavra, mas o que que Deus fez  pegou cada experiência, cada habilidade, cada conhecimento, cada vivência do autor e colocou também em prática.

Por isso nós temos livros poéticos, pois o autor tinha habilidade em poesia, os livros históricos, o autor tinha habilidade em narrar fatos…

Estes 40 homens foram inspirados pelo Espírito Santo Santo e se utilizaram das habilidades e conhecimentos que tinha para escrever o que está escrito na Bíblia Sagrada.

Mas tudo que está escrito Deus direcionou e inspirou. Quanto mais lemos a Bíblia Sagrada, temos certeza que ela foi inspirada porque ela fala conosco.

A prova disso é que todas as vezes que a gente prega uma mensagem pode ter a mesma temática, mas a inspiração é diferente.

A palavra de Deus é viva e está constantemente nos inspirando.

2.3 A necessidade de interpretação.

Esta é uma questão importante a interpretação da Bíblia Sagrada. Por que que existe várias interpretações e linhas teológicas teológicas se a Bíblia Sagrada só existe uma?

Só existe uma Bíblia Sagrada e uma interpretação. Então qual é a interpretação correta? A interpretação correta é a própria Bíblia, a Bíblia deve ser interpretada segundo a própria Bíblia, a Bíblia ela não se contradiz.

Se a Bíblia diz que Cristo vai reinar nessa terra por mil anos, eu tenho que acreditar que vai ter um reino de mil anos aqui nessa terra. Se a Bíblia diz isso nós precisamos crer naquilo que está na Bíblia. Aí vem muitas interpretações dizendo que isso é alegórico que é figurado.

Existem pessoas que querem interpretar a Bíblia usando livros, rodapés  quando na verdade tem que interpretar a Bíblia como ela é. O rodapé da Bíblia não é interpretação da Bíblia, é a interpretação daquele teólogo, aquela editora.

Nenhuma interpretação humana vale mais do que aquilo que está escrito na Bíblia Sagrada.

Quando você for fazer alguma interpretação não tente fazer da sua forma. Eu entendi assim, eu penso assim, isso não é interpretação.

Por isso precisamos participar da EBD dos cultos para conhecimento, a Bíblia tem algumas palavras no sentido figurado por isso preciso saber quem disse, em qual tempo disse e a quem estava sendo dito em qual circunstância.

Todos esses conhecimentos eu adquiro lendo a bíblia e participando da EBD.

Existem profecias que foram direcionadas à nação de Israel e não servem para a gente, de qual forma existem profecias que foi direcionada para os gentios e não serve para a nação de Israel, nem para a gente que não somos mais gentios, assim como tem profecias que foi direcionada para a igreja que também não se aplica aos gentios nem a Israel.

As pessoas querem discutir não a Bíblia mas a interpretação que cada um quer ter sobre o texto , e aí que surgem as várias interpretações e linhas teológicas. A Bíblia não é a minha interpretação, o que eu quero entender, a Bíblia é o que ela diz, o autor quando ele escreveu ele disse o quê, a quem?

Hermenêutica é a arte de interpretar texto bíblico.

Homilética é arte de pregar.

3- A atualidade da Bíblia.

3.1 Questões éticas e morais.

A Bíblia Sagrada é atual e não precisa ser atualizada, modificada, adulterada, retirada, ampliada. Tudo que está escrito serve para nossa edificação para nossa salvação é o suficiente para salvar a humanidade toda.

A Bíblia Sagrada trata de todos os pontos importantes familiar, profissional, espiritual, nossa salvação. O que precisamos é praticar a palavra de Deus. Por que o ser humano não quer mais praticar a palavra aí querem modificar.

BAIXE GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO. É SÓ CLICAR AQUI!

Exemplo: se o jovem não consegue mais se manter puros até o casamento, vamos tirar que fornicação é pecado. A Bíblia não pode ser modificada para ela ser aceita a Bíblia é a palavra de Deus independente de sua crença, se você crer ou não, se você segue ou não, ela continua sendo a palavra de Deus mesmo sem você acreditar.

Precisamos colocar em prática aquilo que já está escrito.

A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus e traz correções e orientações. Jesus disse quem quiser vir após mim tome a sua cruz renuncie a si mesmo e siga-me.

Jovens se você não quiser renunciar não precisa você pode levar sua vida como você quiser, bode pecar, pode aproveitar, pode fabricar, pode fazer o que quiser mas no entanto não estará se aproximando de Jesus.

Renunciar-se a si mesmo é se afastar do pecado, fugir da concupiscência da carne dos olhos e a soberba da vida. É se afastar de tudo que te faz pecar. É você quem escolhe, mas o destino é certo.

A pessoa não quer obedecer o que está na Bíblia na palavra de Deus e quer ir para junto de Deus?

Você está preparado para passar as adversidades da vida?

3.2 Os vários materiais da Bíblia.

A Bíblia foi escrita por seres humanos aqui nessa terra e por todos os materiais possíveis e disponíveis na época. Foi escrito em pedras, pergaminho, couro de animais, papiro e tijolos.

A Bíblia não tinha o formato de hoje até porque naquela época não se tinha os recursos de hoje. Por muito tempo ela era escrita em rolo não era separada por livros, não tinha pontuação nem acentuação.

O Novo Testamento nem vogal tinha, porque o hebraico só tinha consoantes. No hebraico da época em que a Bíblia foi, na fala tinha vogal mas na escrita só temos consoante.

Tinha sim muito respeito quem escreveu os copistas que era quem confiava e guardava com muito cuidado.

Os copistas quando ia copiar a Bíblia ficava em uma sala fechada com muita reverência se errasse uma letra já descartava aquele material e fazia-se tudo de novo, quando iam escrever o nome de Deus limpava-se a pena por reverência, e às vezes colocava só abreviatura do nome de Deus pois tinha medo que aquele material fosse amassado e jogado fora com nome de Deus.

Será que nós temos a mesma reverência e respeito pela palavra de Deus?

3.3 O poder da palavra de Deus.

Mas por que Jesus Cristo usou a palavra de Deus no meio da tentação para confrontar o diabo? Porque ele conhecia a palavra. O que nos falta hoje é conhecer a palavra. Você já leu a Bíblia toda? Não está lendo está lendo? Tenho hábito de ler a Bíblia?

Está escrito que o meu povo perece por falta de conhecimento. Como é que vamos adquirir conhecimento? Lendo a Bíblia Sagrada.

Eu queria que Deus falasse comigo que Deus se revelasse a mim, que me mostrasse uma palavra, que abrisse a minha cabeça e colocasse toda sua palavra. Não é assim que funciona. A Bíblia Sagrada já foi revelada, já foi dada, você precisa ler, estudar a palavra de Deus, meditar na palavra de Deus.

Tem pessoas que quando vai ler dá uma preguiça, dá um sono repreende em nome de Jesus, precisamos ler a palavra de Deus com ânimo com disposição a palavra de Deus ela é viva e tem poder para transformar qualquer pessoa.

Nossa pregação deve ser cristocêntrica, pois  a palavra de Deus que transforma o homem, que restaura, que liberta, renova, modifica, restaura, limpa, sara é a palavra de Deus.

Passar uma semana um mês sem ler a Bíblia que poder essa palavra terá na vida da pessoa? Se ela não ouve, não lê,   não medita? Mas se você ler você medita você terá a experiência de ouvir Deus falando com você.

Quero saber se teu Deus está aprovando ou não, se ele quer que eu faça ou não? Leia a Bíblia, está tudo na Bíblia, o que está faltando é a leitura da Bíblia para ouvir Deus falar com você.

Conclusão

Que a nossa vida espiritual nossas experiências espiritual possa estar firmado na rocha que é Cristo. Que possamos ter maturidade espiritual no conhecimento de Deus.

Muitas pessoas estão saindo da igreja por falta de conhecimento, assim como tem pessoas entrando na igreja querendo casamento, riqueza, glória, fama e a Bíblia não diz isso.

A Bíblia diz o seguinte: no mundo tereis aflições. Vai ter calúnia sofrimento mas precisamos estar firmes na rocha que é Cristo para suportar as adversidades, Cristo também passou por aflições mas ele venceu.

Viva a palavra irmãos, pois assim salvar-te a ti mesmo o mundo ele não quer que você obedeça a palavra quer que você permaneça no erro. Mas vamos estar firmes e constantes e fazer conhecer esta palavra a outros para que também tenham a salvação.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados