X

JOGRAL- A história do Povo Escolhido- EBD 2º Trimestre 2023

JOGRAL – A história do povo escolhido- Revista dos Adolescentes

Aluno 1 – Tudo começa indo muito bem. O povo de Israel chegou como convidado no Egito, mas após algum tempo sofreu muito sendo escravizado, perseguido e açoitado.

Aluno 2 – Diante do clamor do povo escolhido pedindo a Deus livramento, Deus resolve libertar o povo, porém eles ficam peregrinando durante 40 anos no deserto.

Aluno 3 – Para a missão de libertador do seu povo Deus escolhe Moisés. Durante toda a jornada Deus usou Moisés para transformar o povo de Israel em uma nação organizada, com leis civis. Mas acima de tudo Ele ensinou a Lei de Deus ao povo e instruiu a adoração.

Aluno 4 – Após a morte de Moisés Deus escolheu a Josué para liderar o seu povo. Liderado por Josué o povo conquistou a Canaã, a terra prometida. As vitórias de Josué nas batalhas contra os inimigos vieram das mãos de Deus.

Aluno 5 – Já na terra prometida o povo foi liderado por juízes. O período dos juízes foi marcado pelo ciclo: desobediência, derrota para inimigos, clamor a Deus, liderança por um bom juiz e vitória sobre os inimigos.

Aluno 6 – Samuel foi um Juiz, Profeta e Sacerdote usado por Deus para trazer o povo de Israel de volta a Adoração, para consolidar o sacerdócio e inaugurar a atividade profética de forma continua em Israel.

Aluno 7 – Porém o povo queria ser como as outras nações e, por isso, desejou um rei. Saul foi escolhido por Deus para o cargo. Todavia, ele desobedeceu ao Senhor e, como consequência de sua desobediência, foi rejeitado por Deus.

Aluno 8 – Mesmo sendo ainda moço Deus escolhe Davi para que o profeta Samuel ungisse como novo rei de Israel. A história de Davi nos ensina a esperar o tempo de Deus. Todas as promessas de Deus para Davi se cumpriram no tempo de Deus.

Aluno 9 – Davi foi bem sucedido em muitas guerras contra povos inimigos. Todavia todas as conquistas de Davi não impediram de pecar. Entretanto ele se arrependeu do seu erro e foi perdoado por Deus.

Aluno 10 – Salomão foi o sucessor de Davi e reinou em seu lugar. No inicio seu reinado foi muito bom. Ele foi um rei sábio que governou com sabedoria. Mas a partir do momento que decidiu desobedecer a Deus, seu reinado declinou e sua relação com o Senhor também. O reinado do seu sucessor seu filho Roboão também foi desastroso e causou a divisão do reino entre Reino do Norte e Reino do Sul.

Aluno 11 – O Reino do Norte foi marcado por idolatria e desobediência à Palavra de Deus. Todos os seus reis foram maus, de forma que Deus levantou profetas para confrontá-los, para despertar o arrependimento. Deus falou com os reis e com o povo ao longo dos anos. Porém, eles escolheram o caminho mau.

Aluno 12 – O reino do Sul cresceu e prosperou ao longo dos anos. Cada rei marcou a história e a Bíblia destaca claramente aqueles que foram fiéis a Deus e aqueles que desprezaram o Senhor. Independente do rei e do comportamento do povo, Deus continuou cuidando deles e falando através dos seus profetas.

Aluno 13 – Em dado momento ambos os reinos abandonaram ao Senhor e como consequência foram exilados. O mesmo Deus que puniu o seu povo com o exílio, por constantes desobediências e intensa idolatria, os trouxe de volta, por sua imensa misericórdia. Deus anunciou o juízo e a esperança e cumpriu toda a sua Palavra.

Todos – O obedecer é melhor do que sacrificar 1 Samuel 15:22.

VEJAM TAMBÉM:

LIÇÃO 13 ADOLESCENTES.

LIÇÃO 12 ADOLESCENTES

DINÂMICAS DA LIÇÃO 12.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais