EBD- Lição 8 Pré-Adolescentes- A Disciplina na Igreja

EBD- Lição 8 Pré-Adolescentes- A Disciplina na Igreja

A Disciplina na Igreja- Pré-Adolescentes.

LEITURA SEMANAL:

SEGUNDA-FEIRA Hebreus 12.7

TERÇA-FEIRA 1 Coríntios 11.32

QUARTA-FEIRA Provérbios 23.12

QUINTA-FEIRA 1 Coríntios 3.17

SEXTA-FEIRA Provérbios 1.7

SÁBADO 1 Coríntios 9.25

TEXTO BIBLICO: 1 Coríntios 14.26-40

  1. A NECESSIDADE DE ORDEM NA IGREJA
    • POR QUE AS REGRAS SÃO IMPOTANTES

As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.

Temos vários tipos de regras: legislação, regras de boa educação, regras de trânsito, regras estabelecidas por contratos, regras de ética e deontologia, regras morais, regras religiosas, regras de interacção social, regras linguísticas, regras matemáticas, regras científicas, regras no desporto, etc.

Em tudo o que fazemos, e muitas vezes sem nos darmos conta, estamos a seguir regras que em algum ponto das nossas vidas nos foram ensinadas ou pelos nossos familiares, ou na escola, ou no trabalho, ou através de livros, ou através de artigos na internet.

O poder das regras é bem visível quando olhamos para o mapa dos países mais desenvolvidos.

É praticamente um denominador comum a todos os países desenvolvidos a capacidade que a sua população tem para seguir as regras estabelecidas. Eu diria mesmo que essa é provavelmente a razão do seu sucesso e consequentemente a razão do insucesso para os países menos desenvolvidos.

  • reverencia nos cultos
1- ORAÇÃO

Mateus 21.13 “A minha casa será chamada Casa de Oração”

A coisa mais importante num culto é a oração. Se não tiver oração é apenas uma reunião qualquer. A oração invoca a presença de Deus no culto e leva as pessoas a sentirem perto de Deus.

O propósito do culto é falar com Deus e ouvir sua voz. Quando outras atividades como apresentações e piadinhas começam a ocupar muito tempo do culto, em detrimento ao tempo necessário de oração, o culto começa a perder seu propósito.

A oração é prioridade em seu culto?

Um culto verdadeiro é cheio de oração!

2- SILÊNCIO

Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”

A segunda coisa importante no culto é o silêncio. A palavra de Deus diz que há “tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7).

Durante o culto é desnecessário conversar com qualquer outra pessoa que não Aquele a quem você está orando que é Deus.

Interessante que num cinema ou teatro, incentiva-se o silêncio e as pessoas obedecem em respeito umas às outras. Na Igreja precisa-se de um respeito ainda maior.

Evite conversas durante o culto, desligue seu celular ou qualquer outro meio de comunicação. Avise quem está perto de você que precisa estar ligado em tudo que acontecer.

Você conversa durante o culto?

Dedique sua voz somente ao Senhor cultuando a Ele!            

3- CONCENTRAÇÃO

2 Coríntios 10.5 “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”

Outra coisa muito importante no culto é a concentração. Para melhor aproveitamento do culto é preciso que todos estejam atentos num foco para a mensagem.

Cada um deve esquecer um pouco as coisas que estão lá fora para sentir a presença de Deus.

O ambiente da Igreja deve ser tal que evite distrações. Como aconteceu com Isaías que chegou ao templo e viu que “as abas de suas vestes enchiam o templo” e “a casa se encheu de fumaça” (Isaías 6.1e 4), assim a presença de Deus deve preencher totalmente nossa atenção.

É imprescindível que haja um clima de adoração.

Você consegue se concentrar no culto?

Dedique toda sua atenção durante o culto!

VÍDEO ULA DA LIÇÃO 8-  A Disciplina na Igreja

4- REFLEXÃO

Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”

Além da oração, do silêncio e da concentração também é importante a reflexão durante o culto.

Quando vamos ao culto, devemos aprender alguma coisa útil para a vida. Muitas pessoas não conseguem lembrar o que o pregador falou mesmo após o culto. Isso é porque deixam sua mente adormecer durante a mensagem.

O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado.

As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas e refletir.

  • A disciplina de um atleta

Sobre eles, uma coisa é certa, não foi um caminho fácil, e sim uma suada trajetória assim como a vida cristã. E que exemplos podemos tomar inspirados nestes atletas?

1 – Planejamento: atletas que buscam a medalha olímpica possuem um planejamento pensando em cada competição, pois ao contrário do que se imagina, eles não entram em todas as competições para ganhar!

Assim como o planejamento empresarial, ele é feito a partir de uma análise de mercado – atletas também analisam a concorrência! Planejamento é base e norteia as ações por um determinado período, no esporte e nos negócios!

2 – Disciplina: atletas que se destacam possuem uma rotina planejada e regrada, o que inclui treinamento, alimentação, recuperação, descanso. 

Uma rotina disciplinada é uma rotina mais produtiva. Elenque as atividades importantes para o seu dia a dia, como atividades físicas, meditação, café da manhã, enfim, aquilo que faz você se sentir melhor, mais disposto e ativo e insira na rotina diária.

Lembrando que falta de tempo é um empecilho, mas não é uma condição. Muitos administradores acordam na madrugada para dar conta de todas as suas atividades!

3 – Persistência: eles não desistem! Ninguém alcança seus objetivos meramente por sorte.

No esporte há muitos contratempos, lesões, fraturas, erros, e a persistência sempre prevalece. Eles caem… e levantam… e caem novamente… e seguem lutando.

Não pense que é só você que enfrenta dificuldades.

4 – Foco: atletas são focados, abrem mão de muitas coisas pelo esporte.

O foco pode definir o resultado final. Seja focado nos seus objetivos, talvez isso custe noites de sono e outros esforços, mas o resultado compensa!

5 – É sofrido: não é porque amamos algo que ele se torna 100% prazeroso. É sofrido, é suado e é buscado arduamente. Não tem como ser diferente, faz parte do processo!

6 – Motivação: atletas são muito motivados, comemoram cada conquista, pois cada avanço é um passo na direção de melhores resultados. Busque a melhoria contínua e siga sempre motivado!

7 – Trabalho em equipe: existe uma gama de profissionais multidisciplinares que atuam juntamente com o atleta para extrair o melhor dele e a busca dos objetivos. O atleta conta com estes profissionais e confia no trabalho destes. Formar uma equipe de trabalho e confiar no trabalho do outro não é uma tarefa fácil, mas quando há um sincronismo, a eficiência se faz notar!

8 – Propósito: ter um propósito é um motor, uma propulsão que te move a cada dia, um motivo maior do que trabalhar. Tenha um propósito claro e as dificuldades perdem força.

  1. Um lugar de disciplina
    • o que é disciplina?

Disciplina é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa.

  • A disciplina na igreja

Disciplinar não é, em primeira mão, excluir ou expulsar o irmão ou irmã da comunhão. Existem pelo menos quatro passos na disciplina bíblica:

Educação – É a disciplina que envolve conselho, instrução, repreensão e orientação para que a pessoa mude de vida. É quando o crente é instruído na Palavra pessoalmente, do púlpito, pelos irmãos ou pelos líderes.

Correção – A pessoa é formalmente orientada a se afastar do erro e do pecado. É acompanhada e deve prestar contas de sua vida, a fim de que seja observada se está mesmo procurando viver para agradar a Cristo.

Suspensão – As faltas e pecados vão se tornando públicos ou são escandalosos. Após entrevistar a pessoa e dar-lhe oportunidade de se defender ou admitir seu pecado, o Conselho o suspende da Ceia do Senhor.

No caso de líderes, além da suspensão da Ceia do Senhor (pode ser por tempo determinado ou indeterminado) perde a posição, os privilégios e as honras envolvidas em sua liderança.

Exclusão – Quando a pessoa endurece seu coração, continua no pecado e não dá frutos de arrependimento.

  1. Temor e reverencia

3.1 zelo pela casa do pai

ZELO PELA OBRA DE DEUS.

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!” – Jeremias 48:10

 “Porque assim diz o Senhor: “Eis que uma nação voará como a águia e estenderá as suas asas contra Moabe.” – Jeremias 48:40

 O primeiro texto de hoje eu cresci na vida cristã ouvindo: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!”

 Pois é! Mais de 3 décadas depois, entendo o contexto em que foi escrito. A nação de Moabe seria destruída pela Babilônia.

Isto de fato aconteceu em 582 a.C. E a Babilônia seria amaldiçoada caso não cumprisse o seu papel, dado por Deus, com rapidez, eficiência e zelo.

 Entendendo o contexto, tirei três lições a respeito desse texto:

 1ª Servir a Deus exige zelo, obediência e prontidão. Lembrei de um texto escrito por Paulo sobre como devemos servir como igreja.

 “Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito, servindo o Senhor.” – Romanos 12:11

 Conheço pessoas que são tão dedicadas no seu trabalho secular: planejam, dão o melhor de si, chegam no horário.

Porém, dão o resto, o que sobra no tocante a dedicação à obra de Deus, dificilmente podemos contar com elas, são os últimos a chegar e os primeiros a sair, sempre estão com a desculpa na ponta da língua: “não tenho tempo”.

Pessoas assim, enquanto mantiverem essa atitude, não serão utilizadas por Deus na sua obra de salvar o mundo.

 2ª Ser um servo de Deus exige pronta obediência, sem discussão dos termos, algo que a Babilônia fez na época. Fez-me lembrar de outro texto escrito por Paulo:

 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é agradar aquele que o recrutou.” – 2 Timóteo 2:4

 Nabucodonosor, rei da Babilônia, tinha sido recrutado por Deus para punir Judá e demais nações. E fez isso com maestria. Desse lado da cruz, naquilo que o Senhor nos chamar para fazer, façamos sempre o melhor, pois fomos convocados pelo Senhor dos Exércitos.

 3ª Lembremo-nos que a obra é de Deus, não nossa. Isso impedirá que fiquemos desanimados quando os resultados parecem não aparecer ou orgulhosos quando eles aparecem.

A Babilônia, com o tempo, portou-se de uma maneira como se fosse ela a responsável pelo trabalho e não apenas um instrumento nas mãos do Senhor.

Do mesmo modo agirá Roma no Novo Testamento. Lembremos que tudo o que fazemos deve ter Deus e sua aprovação como a grande motivação.

3.2 Nosso comportamento na igreja

Antes do Culto

Quando os crentes penetram na casa de culto, devem guardar a devida compostura e tomar silenciosamente seu lugar. Se houver na sala uma estufa, não convém agrupar-se em torno dela em atitude indolente e de abandono.

Conversas vulgares, cochichos e risos, não devem ser permitidos na casa de culto, nem antes nem depois das reuniões. Uma ardente e profunda piedade deve caracterizar todos os adoradores.

Se faltam alguns minutos para o começo do culto, os crentes devem entregar-se à devoção e meditação silenciosa, elevando a alma em oração a Deus para que o culto se torne para eles uma bênção especial, operando a convicção e conversão em outras almas.

Devem lembrar-se de que estão presentes ali mensageiros do Céu. Perdemos geralmente muito da suave comunhão com Deus pela nossa falta de quietude e por não nos darmos à reflexão e oração.

O estado espiritual da alma necessita muitas vezes ser passado em revista, e o espírito e coração serem elevados para o Sol da Justiça.

Se os crentes, ao entrarem na casa de oração, o fizessem com a devida reverência, lembrando-se de que se acham ali na presença do Senhor, seu silêncio redundaria num testemunho eloquente. Os cochichos, risos e conversas, que se poderiam admitir em qualquer outro lugar, não devem ser sancionados na casa em que Deus é adorado.

Cumpre preparar o espírito para ouvir a Palavra de Deus, a fim de que esta possa exercer impressão e influir sobre a alma.

Durante o Culto.

O pastor deve entrar na casa de oração com uma compostura digna e solene. Chegado ao púlpito, deve inclinar-se em silenciosa oração e pedir fervorosamente a assistência de Deus.

Que impressão não fará isto! A solenidade se apoderará de toda congregação. Seu pastor ali está, comunicando-se com Deus, encomendando-se a Ele antes de ousar apresentar-se diante dela.

Uma profunda solenidade invade tudo e a todos, e os anjos de Deus são trazidos para bem perto. Cada um dos congregados deve, de cabeça inclinada, associar-se ao pregador em silenciosa oração, e suplicar a Deus que abençoe a reunião pela Sua presença, imprimindo virtude à palavra ministrada por lábios humanos.

Ao ser aberta a reunião com oração, cada qual deve ajoelhar-se na presença do Altíssimo e elevar o coração a Deus em silenciosa devoção.

As orações dos fiéis serão ouvidas e o ministério da palavra provar-se-á eficaz. A atitude indiferente dos crentes na casa de Deus, é um dos grandes motivos por que o ministério não acusa maiores resultados.

A melodia do canto, derramando-se dos corações num tom de voz claro e distinto, representa um dos instrumentos divinos na conversão de almas. Todo o serviço deve ser efetuado com solenidade e reverência, como se fora feito na presença pessoal de Deus mesmo.

Quando a Palavra é exposta, deveis lembrar-vos, irmãos, de que é a voz de Deus que vos está falando por meio de Seu servo. Escutai com atenção.

Não dormiteis nessa hora; porque assim fazendo é possível escaparem-se vos nesse momento justamente as palavras que mais necessitais ouvir – palavras que, atendidas, vos livrariam de enveredar por algum caminho errado.

Satanás e seus anjos estão ativos, criando uma espécie de paralisia dos sentidos, de modo a não serem ouvidas as admoestações, advertências e repreensões, ou, se ouvidas, não terem efeito sobre o coração, transformando a vida.

Às vezes é uma criança que desvia de tal modo a atenção dos ouvintes, que a semente preciosa não cai em terreno fértil para produzir fruto. Outras, são os moços e moças que revelam tão pouco respeito pela casa de Deus, que se entretêm a conversar durante a pregação.

Se estes pudessem perceber os anjos que os estão observando e notando o seu procedimento, corariam de vergonha e se aborreceriam a si próprios. Deus quer ouvintes atentos. Foi enquanto os homens dormiam que Satanás aproveitou para semear o joio.

Cumpre evitar toda ostentação em matéria de roupa, que somente serviria para provocar a irreverência. Não raro a atenção das pessoas é dirigida sobre essa ou aquela peça de roupa e deste modo são sugeridos pensamentos que não deviam ocorrer no coração dos adoradores.

Não têm exata compreensão da ordem, da decência e do decoro que Deus exige dos que se chegam à Sua presença a fim de adorá-Lo. Deus é que deve ser o objeto exclusivo de nossos pensamentos e adoração; qualquer coisa tendente a desviar o espírito de Seu culto solene e sagrado constitui uma ofensa a Ele.

Depois do Culto.

Ao ser pronunciada a bênção, todos devem conservar-se quietos, como temendo ficar privados da paz de Cristo. Saiam então todos sem se atropelar e evitando falar em voz alta, portando-se como na presença de Deus e lembrando-se de que Seus olhos repousam sobre todos.

Ninguém deve deter-se nos corredores para encontros e tagarelice, impedindo a passagem aos outros que buscam a saída. Os arredores imediatos da casa de oração devem caracterizar-se por uma grave solenidade, evitando os crentes o fazer deles lugar de encontro com os amigos, a fim de trocarem frases banais ou tratarem de negócios. Tais coisas não convêm na casa de Deus. Deus e os anjos têm sido desonrados pela maneira irreverente com que os crentes se portam nalgumas igrejas, acordando os ecos com suas gargalhadas e fazendo ruído com os pés.

Pais, exaltai o padrão do cristianismo no espírito de vossos filhos; ajudai-os a entretecer a pessoa de Jesus em sua experiência; ensinai-os a ter o maior respeito pela casa de Deus e a compreender que quando entram ali devem fazê-lo com o coração comovido, ocupando-se com pensamentos como estes: “Deus está aqui; esta é a Sua casa. Devo alimentar pensamentos puros e guiar-me pelos mais santos propósitos.

Não devo conservar em meu coração orgulho, inveja, ciúme, suspeitas, ódio ou engano; porque estou na presença de Deus. Este é o lugar onde Deus vem ter com Seu povo e o abençoa. O Altíssimo e Santo, que habita na eternidade, me vê, esquadrinha meu coração, e lê meus mais secretos pensamentos e atos de minha vida.”

Conclusão

As regras foram criadas para o nosso bem. Sem disciplina não alcançaremos nossos objetivos como Igreja. Honramos a Deus quando nos dedicamos em servilo de forma organizada, respeitando a Igreja como a sua Casa.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados