X
    Categorias: JUVENIS

Lute por sua Fé- Lição 13 Juvenis

Lição 13 Juvenis- Lute por sua Fé do 3 Trimestre 2023.

Introdução.

Porque nós, que somos cristãos precisamos lutar pela nossa fé? Quem já leu já estudou epístola de Judas? Quem é esse Judas? Como nós podemos defender a nossa fé? O que acontece quando o cristão não luta, não peleja em favor da sua fé?

A vida espiritual é feita por batalhas. Vão aparecer situações, ferramentas, propostas para nos tirar da presença de Deus. E nós enquanto cristãos temos que estar vigilantes, atentos, quando inimigo está tentando nos destruir, atacar a nossa fé e a nossa comunhão  com o Senhor.

Precisamos estar preparados para lutar contra tudo e todos que se levantam  para abalar nossa fé. O inimigo ele te levantado várias ferramentas para tentar nos destruir, mas a Bíblia diz que nenhuma ferramenta preparada contra você prosperará.

Judas 27-25

Quando Judas escreve essa carta, a primeira intenção dele era falar sobre a salvação, no entanto ele vê a necessidade acerca de lutarmos pela nossa fé, ele percebeu que a maior necessidade da igreja não era sobre salvação mas era necessário  guardar fé,  batalhar pela fé, pois, estava correndo risco de perder a sua salvação, porque tinha dentro das igrejas muita gente ensinando errado.

Você está preparado para batalhar para lutar pela sua fé em Deus?

1 Introdução à epístola de Judas.

Esse Judas que escreveu esta epístola era irmão de Jesus, filho de Maria e José. Ele se identifica como Judas irmão de Tiago e nós sabemos que Tiago era irmão de Jesus. Chamamos de meio-irmão porque Jesus é filho biológico de Maria e adotivo de José. Ele não se apresenta como irmão de Jesus, para não se exaltar.

Se fosse nos dias de hoje as pessoas iam querer até faixa para destacar, para chamar a atenção. Tanto Tiago quanto Judas não se apresentam como irmão de Jesus Cristo, ele se apresentam de forma humilde.

Os irmãos de Jesus também só aceitaram o evangelho depois da morte e ressurreição de Jesus.

Durante o ministério de Jesus aqui na terra, nenhum de seus irmãos o reconheceram como o Messias só fizeram isso após sua morte e ressurreição.

Agora eles se tornam grandes líderes da igreja primitiva e tem a grande necessidade de advertir os irmãos sobre a necessidade de estar lutando pela sua fé,  já que dentro das igrejas tem muitos falsos mestres com falsas doutrinas.

Hoje com tantas inovações precisamos estar atentos para que não venham destruir a nossa fé.

Será que o que está sendo ensinado  condiz com o ensinamento do Senhor Jesus Cristo, dos seus apóstolos?

O moto de explanar, de falar, de expor a mensagem, de Judas e de Pedro se parece muito, pois os dois sempre se comunicavam e interagiam entre si, podemos dizer que eram amigos.

2 A defesa da fé.

2.1 uma necessidade.

A batalha espiritual acontece. O mundo espiritual é uma realidade e não podemos fechar os nossos olhos, precisamos estar vigilantes, pois a cada momento tem seu jeito novas seitas, novos ensinamentos e doutrinas que vão de encontro a palavra do Senhor. E tem pessoas deixando de seguir e andar na verdade para andar na mentira. As pessoas ficam procurando um evangelho fácil que se adequa a seu modo de viver.

Não estamos aqui para pregar aquilo que o povo quer ouvir, mas aquilo que o povo precisa ouvir e que Deus quer falar com o povo.

Não devemos pregar o evangelho do pastor, o evangelho da igreja.  temos que pregar o evangelho de Cristo a palavra de Deus, as doutrinas dos apóstolos.

Tem muita gente que prefere ouvir o receba, Deus vai te dar, Deus vai fazer, esquecendo que a maior promessa de Deus em nossa vida é nos levar para o céu. Tem muita gente preferido ficar na terra até que morar no céu.

E você quer ficar na terra ou morar no céu? Você está preparado para batalhar pela sua fé e não deixar sua fé esfriar?

Ou você está cedendo as tentações, andando em ensinamentos erradas, fazendo de tudo para levantar o seu ego e a autoestima?

Que possamos falar como Paulo falou, combati o bom combate acabei a carreira mas guardei a fé.

2.2 A fé genuína.

Esta é a fé da salvação, de crer em Cristo Jesus, da nossa adoração tem a ver com a nossa vida espiritual. Devemos batalhar constantemente para que nada nem ninguém venha abalar a nossa fé, A nossa comunhão e a nossa liberdade com Cristo.

A nossa fé tem que estar inabalável.

Virão barreiras, seta do inimigo para tentar abalar nossa fé, mas temos que estar revestidos com as armaduras de Deus para resistir. Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa.

EBD- Lute por sua Fé (Lição 13 Juvenis) EBD 3 Trimestre 2023.

3 Pecado e juízo.

3.1 Os intrusos.

Aqui estamos falando dos falsos ensinamentos, falsas doutrinas, das heresias que estavam sendo ensinadas dentro das igrejas. Tinha pessoas que estavam indo de igreja em igreja com ensinamentos errados, eram os falsos mestres.

Judas descreve algumas características desses intrusos.

Eram ímpios pois não tinha o amor de Deus, mundanos e carnais, negavam a Jesus, adormecidos e indiferentes, indisciplinados e rebeldes, falam mal do que não sabe, mentirosos, murmuradores, arrogantes, interesseiros,  causava divisões na igreja e sensuais.

Dentro das igrejas estava tendo esse tipo de pessoas, inclusive na liderança. Eles ensinavam que se Cristo morreu por nós e pagou o preço, logo nós não precisávamos fazer mais nada para ser salvo. Dizendo que não precisamos viver em santidade e renunciar o pecado. Que os cristãos pudessem fazer o que quisessem que a graça perdoaria os seus pecados.

Observe para você não ser confundido e ter heresia como verdade.

Cristo morreu na cruz para nos dar a salvação, mas nós precisamos aceitar a Jesus Cristo como Salvador,  confessar os nossos pecados, se arrepender dos nossos pecados, deixar os pecados e seguir a Cristo. Quem aceita a Cristo não pode continuar nas práticas pecaminosas. Pois o pecado não pode mais ter domínio sobre a sua vida.

Se você ainda é dominado e direcionado pelo pecado, significa dizer que não nasceu de novo e se não nascer de novo não tem a salvação. A Graça de Cristo  nos perdoa de todo pecado, para isso eu preciso me arrepender e confessar a Cristo como meu suficiente Salvador.

A Bíblia diz àqueles que confessam e deixa alcança misericórdia.

Se você confessa e continua praticando o pecado é porque não está liberto ainda.

Quem quiser vir após mim renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Para seguir a Cristo temos que andar segundo a sua vontade. Temos que seguir a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá a Deus. Não importa se tem título de pastor de pregador de filho de pastor, sem a santificação ninguém verá o Senhor.

Esses falsos mestres não aceitavam que Jesus veio  ao mundo e era 100% homem, eles não respeitavam as autoridades se sentiam superiores com mais conhecimento e com mais habilidade.

Nossa busca principal tem que ser pela salvação, tem muita gente trocando e buscando os bens materiais. E a Bíblia fala que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Não é o dinheiro que é ruim, é o amor ao dinheiro.

Por fim Judas destaca que estes não tem o espírito de Deus, logo não podem agradar a Deus.

Será que esse pastor, esse cantor, essa pessoa que você está seguindo nas redes sociais ele se encaixa no perfil dos falsos mestres? Será que estão ensinando o evangelho de Cristo ou seu próprio evangelho?

3.2 Os exemplos de desobediência.

Venha grande pergunta Será que Deus não pode destruir com esses falsos mestres, acabar com eles?

Judas nos dá três exemplos do que que aconteceu com pessoas que desobedeceram  a Deus, que não tiveram temor nem respeito com as ordens de Deus.

O primeiro caso foi o povo de Israel. Deus libertou o povo de Israel da escravidão, quando eles saíram do Egito era cerca de 620 mil homens que tinham mais de 20 anos, além de mulheres e crianças e no decorrer do percurso no deserto foram morrendo por incredulidade, murmuração, desobediência, a caminhada pelo deserto de quando saíram do Egito até a terra prometida era para durar cerca de 40 dias mas durou 40 anos.

Sodoma e Gomorra.

Daqueles 620.000 homens que saíram do Egito praticamente todos morreram no deserto apenas dois entraram na terra prometida. Josué e Calebe. Então ao invés de passar em 40 dias no deserto passaram 40 anos e ainda não entraram na terra prometida.

Judas destaca também a questão dos anjos que foi criado por Deus mas não quiseram obedecer, eles foram destituídos de sua glória, deixaram de ser anjos passaram a ser demônios e estão presos e serão soltos no período da grande tribulação. Se até os anjos foi punido Será que Deus não vai punir os falsos mestres que estão na igreja igreja ensinando heresia?

Por fim ele fala sobre duas cidades que se destacaram no velho testamento Sodoma e Gomorra, se destacaram porque do seu pecado, da imoralidade que tinha naquela cidade, a imoralidade naquelas duas cidades era tão grande que quando os anjos entraram lá para tirar ló e a sua família de lá os homens daquela cidade queriam arrancar aqueles homens a força da casa de Ló aqueles anjos para ter relação sexual.

Como consequência do pecado abominável daquelas duas cidades o senhor destruiu com fogo e enxofre, salvando apenas Ló e sua família mas o senhor lhe deu uma ordem que eles não olhassem para trás.

A mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.

Deus tem o tempo e a forma de castigá-los. Ninguém fica impune aos olhos do Senhor.

Nos dias de hoje tem muita gente dizendo que Deus só quer o coração, se o seu corpo é templo do Espírito Santo, se o Espírito Santo habita nele você pode andar de qualquer jeito?

Você não pode viver na prática do pecado, Deus quer que você apresente o seu corpo em sacrifício vivo Santo e agradável a Ele. Aquele que anda no pecado terá suas consequências, se Deus puniu o povo de Israel, os anjos,  Sodoma e  Gomorra  não vai punir os que andarem na prática do pecado hoje? Claro que vai.

Dinâmica Lute por sua Fé- Lição 13 Juvenis ( EBD 3 Trimestre 2023).

3.3 Os perigos dos falsos mestres.

Os falsos mestres o que eles estão ensinando para quem está ouvindo seus ensinamentos não serve de nada estão perdendo o seu tempo. A Bíblia compara a nuvens sem chuvas, parecem que tem poder mas não tem, parece que tem a graça e que são de Deus mas não são. Seus ensinamentos não salva ninguém não edifica ninguém, não transforma nem leva ninguém para o céu

São como ondas que vem para destruir para nos arrancar da presença do Senhor. Tem muita gente que está preferindo ir atrás desse evangelho falso fácil do ensinamento mentiroso. E  você prefere a verdade ou a mentira?

Quantas pessoas estão aceitando com a promessa de ficar rico, isso é mentira. Cristo morreu na cruz para nos dar a salvação não foi para nos dar riqueza. Claro que isto não impede de sermos abençoados e prósperos.

A maior riqueza é você ser próspero espiritualmente

4 Como defender a fé.

4.1 Cuidados pessoais.

Posso defender a minha fé primeiro entendendo o meu chamado, que sou diferente do mundo. Para isso precisa estar em comunhão e em paz com Deus. Para estar em comunhão e em paz com Deus eu preciso fugir do pecado, não praticar nenhum pecado nem no pensamento/coração muito menos através do seu corpo. Você precisa apresentar o seu corpo em sacrifício vivo Santo e agradável.

Eu faço isso lendo, orando, jejuando, consagrando e andando com pessoas que tem um Deus.

Para eu fortificar minha fé eu tenho que estar exercitando. E eu faço isso lendo a Bíblia, orando, jejuando, consagrando, andando com pessoas que tenham Deus e me levam para perto de Deus.

Muitas pessoas são influenciadas para o pecado, por isso ande com pessoas que gostam de orar, de falar das coisas da Bíblia, de falar de Deus, que gosta de ir para igreja, que te influência a ser uma pessoa melhor.

Se afaste das pessoas que não querem ter comunhão com Deus, que não quer estar na igreja, que não gosta de ler a Bíblia, que não tem tempo de ir para a igreja,  que não obedece as lideranças, que não gosta de orar, não gosta de ouvir a palavra de Deus, não gosta de louvar ao Senhor.

Vocês estão seguindo quem nas suas redes sociais? Quem são os artistas que você segue, que te influenciam?

Essa pessoa tem comunhão com Deus? Tem intimidade com Deus?

Muitas pessoas estão em seitas ou saíram da igreja porque foram enganados, e nós temos que ter uma postura com uma palavra amiga de aconselhamento para que essas pessoas se volte para Deus. Elas precisam de nosso apoio, de oração, de jejum, incentivo para a leitura da palavra de Deus, de ouvir a palavra de Deus para que se arrependa e se aproxime de Deus.

Isto para as pessoas que estão sendo enganadas para os enganadores, eles precisam ser corrigidos e exortados.

Conclusão.

Existe hoje muito combate interno e externo

O combate externo vem do mundo, dos falsos ensinamentos dos pratos e bandejas que Satanás tem trazido até nós e que precisamos cada vez mais nos aproxima de Deus para não cairmos em pecado.

Mas existem também os pecados internos na igreja são as brigas, dissecação, heresias, disputa pelo poder, falta de respeito. Temos que lutar contra os dois tipos porque os dois nos afastam de Deus.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais