O Amor de Deus na Bíblia- Lição 1 Adolescentes

O Amor de Deus na Bíblia- Lição 1 Adolescentes

EBD- LIÇÃO 01 DOS ADOLESCENTES – 4º TRIMESTRE 2023.

O AMOR DE DEUS NA BÍBLIA

O amor de Deus na Bíblia jamais pode se igualar com amor humano de uma pessoa para com a outra. O amor de Deus que é o amor ágape é superior ao nosso. A Bíblia nos afirma que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único para morrer por nós.

E nós não merecemos pois somos pecadores e indignos. E Cristo morreu em nosso lugar para nos dar a salvação. Será que esse amor ágape está em nosso coração? Ou será que só queremos receber? Quem ama cuida zela.

Deuteronômio 7: 7-13.

Salmo 105:1.

O poder de Deus a grandeza de Deus precisa ser revelada aos homens. As pessoas precisam ver e compreender que Deus Ele trabalha em favor da igreja, da minha e da sua vida. Precisa saber o que Deus fez por nós. Ele nos transformou, nos redimiu, nos lavou, no Santíssimo e hoje nosso nome está escrito no livro da vida.

E tudo que ele faz por nós as suas bênçãos as vidas transformadas precisam ser contadas , mas não deve ser contada para nossa exaltação e sim para a Glória dele, para dizer que Ele faz que nós somos provas de que Ele faz.

EBD- O amor de Deus na Bíblia (Lição 1 Adolescente) EBD 4 Trimestre 2023.

Introdução

Você precisa entender que o nosso Deus é um Deus amoroso, Ele ama de verdade na sua essência. E nós como servos do Senhor precisamos ter este amor, carinho, misericórdia, cuidado.

Da mesma forma que Deus nos ama, nós precisamos amar a Deus e ao nosso próximo. Existem muitas pessoas por aí que só conseguem amar aqueles que lhe fazem bem, que lhe ama, que cuida e zela de você. Mas como cristão precisamos amar a todos. Você sabia disso?

1- A palavra “amor”

Na Bíblia Sagrada existe vários termos que traduz o amor para que você possa entender o que é o amor e como devemos amar.

Deus é amor e como ele é amor nós também precisamos amar a todos te incomodo e para aprendermos é só a gente buscar na sua palavra na Bíblia Sagrada. A Bíblia ela é Clara. Eu tenho que me amar, amar o meu próximo e também amar a Deus da mesma forma que Ele nos ama.

1.1 No Antigo Testamento.

No hebraico duas palavras se destaca Ahava e hesed

Ahava é o amor humano para com Deus, para com a outra pessoa, para com outras coisas, o amor simbólico. Hesed vai muito além do amor do ser humano, podendo ser traduzido também como misericórdia, bondade, favor tem mais a ver com cuidado com o zelo,o amor prático.

1.2 AMOR No Novo Testamento

No novo Testamento também algumas palavras do grego se destaca ágape e fileo. Esse amor fileo é o amor correspondido você ama e cuida daquelas pessoas que ama e cuida de você é uma retribuição.

É amar cuidar zelar daquela pessoa que também faz isso por você, os pais, o esposo, os amigos. O amor ágape significa o amor de Deus para conosco.

O amor de Deus é superior Ele é bondoso, o amor de Deus é incondicional. Nós precisamos buscar o amor ágape para nossas vidas, quem tem um amor ágape consegue cuidar amar zelar daquelas pessoas que nos odeia.

Será que conseguimos amar verdadeiramente os nossos inimigos, conseguimos ter esse amor ágape a nossa vida ou só conseguimos retribuir amar aqueles que nos amam? Você consegue orar para que Deus possa abençoar os teus inimigos? Ou você tá orando para que Deus mande embora? Crente que tem o seu nome escrito no livro da vida vai orar para que Deus possa abençoar e restaurar o coração até dos seus inimigos?

As pessoas quando aceitam Jesus em seu coração precisam buscar pelo amor ágape. E esse amor ágape tem que estar em evidência em nossas vidas. O amor ágape é uma construção constante porque amar as pessoas que não gostam da gente é difícil, mas se queremos ir para o céu temos que amar.

Amar quem ama a gente já é difícil, imagine amar que não gosta da gente quem é nosso inimigo.

Por que eu tenho que amar uma pessoa que não gosta de mim que não me ama, essa pessoa não merece. Você não merecia e Deus te ama, mesmo assim ele te ama tanto que enviou seu filho para morrer na cruz por tua causa.

E é este amor que tem que estar no meu coração. Eu não amo uma pessoa porque ele merece, mas porque  o amor de Deus está em meu coração.

Deus transformou a você, você quem nasceu de novo, por isso o amor ágape tem que estar no meu e no seu coração.

Dinâmica O amor de Deus na bíblia (Lição 1 Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

2- O amor pela criação.

Deus te ama tudo aquilo que ele fez tudo aquilo que ele criou, Ele ama, Ele cuida, Ele protege, mas no  entanto o pecado destruiu esse relacionamento, pecado ele coloca uma barreira para que esse amor não chegue até você. O pecado separa o homem de Deus.

2.1 Deus criou o universo.

Tudo aquilo que Deus criou tudo que ele projetou era bom, tinha qualidade, Deus criou melhor. Ele criou o ser humano sem pecado algum, mas o homem preferiu optar pelo pecado, pela desobediência. Deus é amoroso mas também é justo.

Quando ele criou o homem colocou no Jardim do Éden e disse que vocês podem comer de tudo menos da árvore da ciência do bem e do mal, mas o desejo humano fez com que eles comessem do fruto proibido.

Os adolescentes gostam muito de coisas proibidas que Deus tenha misericórdia, não deixe que a tua curiosidade, os teus desejos te façam pecar, repreende em nome de Jesus que os nossos desejos nossos pensamentos pecaminosos sejam mortificados cada vez mais e não venha nos afastar da presença do Senhor e que o Espírito Santo possa habitar em nós.

Então tudo que Deus criou era bom e perfeito mas como homem optou pelo pecado ele foi destituído da glória de Deus. Por isso Deus enviou o seu único filho para morrer por nós na cruz do calvário para restaurar esta relação quebrada pelo pecado. Por isso, a Bíblia é Clara em dizer que Jesus é o único mediador, é a ponte entre Deus e o homem.

2.2 Criados para estar em comunhão com Deus.

Este é o grande propósito de ter comunhão com o nosso criador.

Deus criou o homem sem pecado nenhum e quanto colocar no Jardim do Éden Deus advertiu que eles podiam comer de tudo menos do fruto do bem e do mal mas o homem preferiu dar ouvido e atender os seus desejos isso levou a desobediência que é pecado trazendo consequências para a vida deles e de toda a humanidade.

Por isso precisamos ficar atentos e vigiar, pois as nossas atitudes podem levar as consequências para nós e a nossa família também.

Lá mesmo no Jardim do Éden Deus já fez o projeto de salvação para a humanidade, e Jesus Ele veio à terra para cumprir o projeto que foi feito lá no Jardim do Éden que a mulher esmagaria a cabeça da serpente que seria morte de Jesus na cruz.

E tudo isso aconteceu porque Deus nos amou tanto que ele fez todo esse projeto por nos amar, pois ele poderia ter acabado o projeto com Adão e Eva, no entanto não, Ele prometeu enviar o seu filho para que houvesse restauração dessa comunhão, e assim O fez. Agradeço a Deus por esse novo projeto o que o Senhor tem preparado para nós é bem maior do que o que o mundo nos oferece, vale a pena estar na presença do Senhor.

3- O amor por Israel.

O amor hesed que é esse amor relacionada a favor misericórdia, zelo,   é o amor  de Deus para com Israel, por isso que muitas vezes Israel pecava e Deus o perdoava, mas chega um momento e que a justiça de Deus toma lugar desse amor, pois tem as consequências de nossos atos. Deus continua nos amando, mas as consequências virão, pois ele é justo.

Tem pessoas que só se consertam quando veem as consequências, o castigo, as dificuldades e lutas.

3.1 Deus escolheu Israel.

O amor de Deus nunca acaba, isto é sensacional. Deus havia feito uma promessa aos patriarcas, os patriarcas já haviam morrido, no entanto Deus fez cumprir a sua promessa feita a esses homens.

Não é por merecimento, é o amor de Deus que faz com que ele cumpra as suas promessas em nossas vidas. Por causa do amor de Deus Israel foi abençoado. Quando Deus chamou Abraão Isaque e Jacó ele fez a promessa que se eles andassem na presença do Senhor abençoaria o seu povo.

Por causa da promessa que Deus fez é estes homens, a nação de Israel é abençoada até hoje. As promessas de Deus continuam valendo na sua e na minha vida, se andarmos na presença do Senhor as bênçãos do senhor vai continuar na minha e na sua família.

3.2 Deus se revela na história de Israel.

Deus Ele nos ama tanto que faz grandes obras em nossas vidas, a gente vê isso de forma Clara no povo de Israel Deus guardando, livrando, protegendo fazendo grandes obras salmo 105.

Israel só existe até hoje porque do zelo e cuidado de Deus. Israel é um povo inteligente pois o cuidado de Deus está sobre aquela nação. Mas não esqueçamos do que Deus já fez na nossa vida. Qual foi a grandeza que Deus fez em sua vida?

O que Deus mudou em sua vida? De onde ele? Quem era você? Quem você é hoje? Outras pessoas precisa conhecer o que Deus fez em sua vida, por isso é necessário que a gente pregue, testemunhe e anuncie os feitos do Senhor em nossas vidas para que outros  acredite que Deus cuida dos seus filhos.

Quando a notícia é ruim todo mundo gosta de falar. E por que que as maravilhas que Deus faz em nossa vida não se anuncia e espalha na mesma velocidade que as coisas ruins? Vamos anunciar, testemunhar as maravilhas que Cristo faz em nossas vidas.

Conclusão.

Deus ele prova e comprova no seu amor para conosco, para com toda a humanidade. Deus Ele ama a todos, inclusive os que não foram libertos ainda, agora a salvação é para os que crerem nele e aceitaram como suficiente Salvador e forem libertos, santificados.

E você já aceitou a Jesus? Já foi transformado, liberto? Anda segundo a vontade do senhor? Já tem o amor ágape dentro de você? O amor ágape é aquele que você ama até os seus inimigos.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados