O Amor que Salva- Lição 2 Adolescentes

O Amor que Salva- Lição 2 Adolescentes

LIÇÃO 02 DOS ADOLESCENTES – 4º TRIMESTRE- O AMOR QUE SALVA.

O que significa amor? Como saber se uma pessoa realmente nos ama? Como demonstrar amor para com o outro? O que tem a ver amor com salvação? Qual foi a maior prova de amor existente? Como é que temos certeza do amor de Deus para conosco?

Irmãos entenda o seguinte: nós só somos salvos porque do amor de Deus. Ninguém merece ser salvo, ninguém tem ato digno de justiça para ser salvo.

Todo ser humano é pecador. Como ser humano somos pecadores nos arrependemos dos nossos pecados e Deus por seu amor nos perdoou, por causa do seu amor nós temos a oportunidade e o privilégio de salvação. Devemos amar a Deus porque Ele nos amou primeiro sendo nós ainda pecadores.

1° João 4: 7-19

Versículo Destaque João 3:16

Nós chamamos esse texto como Texto Áureo da Bíblia Sagrada porque ele vai revelar o grande amor de Deus para com a humanidade.

Deus amou o mundo e enviou seu filho único para morrer por nós. Jesus Ele morreu por todos independente de língua, tribos, nação, cor, raça…, no entanto precisa que a pessoa se arrependa e aceite ele como o seu Salvador se arrependa dos seus pecados e mude de vida.

Introdução

O amor é muito importante, é essencial na vida cristã, na prática cristã. Não tem como servir a Deus, ser cristão e não ter amor. Falar com Deus, falar em línguas estranhas se não tiver amor, porque estamos adorando a Deus que é amor que é essencialmente amor e precisamos ter essa característica de amar o próximo.

Será que você tem Amado o seu próximo?

EBD- O Amor que salva (Lição 2 Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

1- Deus é amor.

A revelação de Deus com a humanidade foi feita  com muito amor e nós também precisamos ter essa qualidade, essa característica. O amor de Deus foi revelado através do seu filho que veio morrer para nos dar vida e a vida eterna.

  • O que significa atributo?

Deus não somente tem amor, Ele é o amor. Por isso que nele há verdade, zelo, o cuidado, proteção porque ele é a essência do amor. Assim como Jesus Cristo e o Espírito.

Porque a Trindade é uma só, então a Trindade tem o amor e é o amor. Só existe um Deus e esse atributo de Deus que é o amor, a gente encontra nas três pessoas da Trindade: Deus pai, Deus filho e Deus Espírito Santo.

1.2 O Pai revela o seu amor.

Na Trindade, a essência que é o amor é uma só. Como cada pessoa da Trindade tem funções diferentes, Deus Pai projetou nos salvar e ele prova o seu amor através do projeto de salvação, Jesus Cristo prova o seu amor executando o projeto de salvação, vindo ao mundo e morrendo na cruz para nos salvar e o Espírito Santo ele prova o seu amor aplicando em nossas vidas o projeto de salvação convencendo o homem do pecado, para que possamos receber a salvação, a libertação, as bênçãos de Deus.

Quanto foi que o Espírito Santo conseguiu convencer você que você era um pecador e precisava de Deus e através de sua aceitação adquiriu o direito de morar no céu?

2- O amor humano.

Deus nos amou de uma forma infinita e o que podemos fazer com este amor e também amar as pessoas. Nós recebemos o amor de Deus, Ele nos perdoou, ele cuida da gente ele nos abençoa ele nos protege e através desse amor que está em nós aplicado pelo Espírito Santo de Deus nós precisamos amar as outras pessoas, assim vamos comprovar e provar que somos de Deus e temos o amor de Deus em nossos corações.

Quem é de Deus precisa amar o próximo, precisa cuidar, zelar, proteger. Aquilo que Deus fez por nós, nós precisamos fazer pelo outro. Precisamos amar até mesmo os nossos inimigos, aqueles que não gostam da gente e não é porque eles merecem não é porque eu tenho o espírito de Deus em minha vida, porque Deus nos amou primeiro.

2.1 Devemos estar em Deus.

Tem como você comprovar o seu amor para com Deus? Tem sim, Você precisa amar as outras pessoas. O amor tem que ser uma característica muito forte em sua vida, eu não posso me isolar me afastar não queria amizade com ninguém porque eu tenho espírito santo de Deus e o espírito santo de Deus vai aplicar a palavra em meu coração e minha mente e a minha vontade agora não será mais direcionada pela carne, mas pelo Espírito Santo de Deus. Por isso precisamos nascer de novo e largar a velha vida arrogante, prepotente e egoísta.

O mundo diz que quem tiver a unha maior sobe na parede primeiro, mas isso não tem princípio bíblico. O que a Bíblia nos ensina é ajudar o outro. Um ajudou ao outro e disse ao companheiro esforça-te e tem bom ânimo.

Quem ama a Deus também ama o seu próximo.

Você ama a Deus? Você ama o seu próximo? Você tem conseguido ajudar o seu próximo?

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO. É SÓ CLICAR AQUI!

2.2 Amor é atitude.

O amor não pode ser de conversa, de cantar bonito, de pregar bonito, de se vestir bonito, o amor é prático, de atitude.

Tem gente que gosta de falar, eu te amo para todo mundo, mas na sua prática no seu dia a dia a gente não consegue ver esse amor.

É bom  ouvir eu te amo, mas esse amor ele tem que vir com atitudes, carinho, zelo, proteção… ajuda. Quem ama não pode esconder o cuidado com o zelo.

Deus ele provou seu amor enviando seu filho para morrer na cruz do calvário e continua provando o seu amor até hoje através do seu espírito santo que vem nos convencer a se afastar do pecado.

Ele disse eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Quem ama, ama a vida toda não é só no momento de festa, de alegria, de prazer.

Tem pessoas que só conseguem dizer eu te amo quando ganha alguma coisa, isso não é amor de Deus não. O amor de Deus não é interesseiro.

3- O amor presente em nosso dia a dia.

O amor, ele precisa se personificar, precisa ser algo visível através das ações do comportamento das atitudes. Aquilo que você faz para com o seu próximo vai personificar o amor para com ele. Não adianta dizer  de lábios, o amor precisa ser personificado. O amor de Deus que temos em nosso coração chamado de amor ágape precisa ser praticado no dia a dia.

Não podemos amar uma pessoa só quando ela nos traz felicidade quando nos dá um presente, precisamos amar no dia a dia com presente ou sem presente, com palavras boas ou com palavras ruins. Precisamos amar porque o amor de Deus está em nós e não porque o outro merece.

Dinâmica O amor que salva ( Lição 2 Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

3.1 Deus nos conhece.

Não fique com medo de Deus não. Infelizmente tem gente que quando prega, apresenta um Deus Carrasco, um Deus terrorista, gerando nas pessoas  medo. Deus é amor, Ele nos ama.

Mas nossos atos e atitudes trazem consequências. Mas o amor de Deus ele é tão grande que ele nos enviou Consolador o Espírito Santo para estar nos alertando nos advertindo a não pecarmos, para que nós não nos afastemos da presença do Senhor.

Aí alguém fala pastor eu pequei estou querendo pecar estou querendo me afastar do Senhor estou triste estou sentindo isso estou sentindo aquilo, tudo isso fale com Deus porque Deus ele é amor e através do seu Espírito Santo ele vai te direcionar, ele vai guiar os teus passos, ele vai te perdoar.

Converse com o senhor com o coração sincero, não tenha medo de Deus, se necessário ele vai te corrigir para que você não se afaste Dele, ele te ama e te quer  perto Dele.

A Bíblia diz que quem ama corrige se ele está te corrigindo é porque ele te ama, ele quer que você se achegue a ele, ele quer você na presença Dele.

Mesmo que você tenha pecado Deus está pronto a te perdoar, ele só precisa que você se arrependa, que você peça perdão e mude de atitude. Não tenha medo, ele é um pai bondoso, fale com Ele.

3.2 A fonte do nosso amor é divina.

Nós não amamos a Deus, Deus Ele nos amou primeiro sendo nós ainda pecadores, antes de você nascer Deus ele já te amava, mesmo sabendo que você seria falho, cheio de defeito, pecado.

Ele já te amava e vai continuar te amando, e da mesma forma nós precisamos demonstrar esse amor para com o nosso próximo.

O que Deus fez por nós? Perdoa os nossos pecados, de qual forma eu preciso perdoar os meus inimigos aquele que me ofendeu, perdoar o pai, a mãe, o pastor, o professor, o colega da faculdade, da escola. Se o amor de Deus está em você, você precisa liberar o perdão. As pessoas que não conseguem liberar o perdão Deus também não perdoa.

9b Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;   
10 venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;   
11 o pão nosso de cada dia nos dá hoje;   
12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;   
13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.

  Como você quer o perdão de Deus se você não perdoar o outro? E o perdão precisa ser de coração porque Deus  sonda e conhece os nossos corações.

Conclusão.

Deus Ele nos amou por causa desse amor que está em nossos corações precisamos ter prática precisa ser personificado demonstrado de alguma forma.

As pessoas precisam olhar para você e ver o amor em sua vida. Isso é fácil de falar mas na prática será que é fácil? É fácil você amar que não gosta de você perdoar quem te ofendeu?

Não é fácil mas abra o seu coração e fale com Deus sobre as suas dificuldades e Deus estará derramando do seu amor no seu  coração para que você ame e perdoe.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados