X

O Batismo no Espírito Santo e o Testemunho da Igreja

LIÇÃO 11 DOS PRÉ-ADOLESCENTES- O BATISMO NO ESPÍRITO E O TESTEMUNHO DA IGREJA DA EBD DO 3 TRIMESTRE 2023.

Perguntas para iniciar a sua aula.

O que significa batismo no Espírito? Como ser batizado no Espírito Santo? Quais são as características de uma pessoa que é batizado no Espírito Santo? O que é necessário fazer para ser batizado no Espírito Santo?

Todo cristão tem o compromisso de evangelizar ou só quem tem o batismo no Espírito Santo? E a pessoa que é batizada no Espírito Santo de por obrigação evangelizar? Sim ou Não?

Todo cristão foi chamado e comissionado a evangelizar, mas o cristão batizado no Espírito Santo ele tem uma disposição a mais, uma alegria a mais para fazê-lo a obra de Deus, então você que já recebeu o Espírito Santo este é um revestimento de poder para fazer a obra de Deus, não para ficar rodando e pulando na igreja, claro que no momento a alegria do espírito é tão grande que, as vezes não consegue se manter parado.

E não é pecado manifestar sua alegria, mas fique atento, você foi revestido de poder para fazer a obra, evangelizar seu vizinho, evangelizar seu amigo, parente…

Você tem feito isso? Evangelizar as pessoas? Torná-lo conhecido o poder de Deus?

João 16: 13-15 e Romanos 8:26.

Tem crente por ai, que só tem comportamento de crente na igreja. Temos que ser e ter comportamento de crente em todo tempo. O mundo (nossos colegas e amigos) está nos observando constantemente? Qual testemunho ele tem para dar de você?

Introdução

Deus capacitou sua igreja com dons espirituais para fazer a sua obra, não foi para ficar parado. Agora você recebeu o Espírito Santo para mostrar através de seu testemunho, na prática o que Deus fez em sua vida. Tem muita gente que tem pinta de crente, roupa de crente, louvou de crente, pregação de crente, título de crente/pastor, mas o comportamento, só o Sangue de Jesus, não condiz com o título que tem. Seu comportamento tem que estar condizente, alinhado  com a palavra de Deus em todo o tempo.

Você concorda ou discorda com essa afirmação?

A mudança notória no caráter.

Qualquer pessoa que aceita a jesus ele tem que ter seu comportamento transformado, pois ele recebe o selo do Espírito Santo (não é o batismo).

O selo do Espírito Santo que vai dizer que ele é liberto e salvo, por isso ele não vai mais viver na pratica do pecado, porque ele é liberto. Aceitar Jesus é sinônimo de libertação, purificação e transformação do comportamento, do caráter, das ações, morrendo o velho homem/adolescente e nascendo um novo homem/pré-adolescente, transformado, Imitador de Cristo. Com um caráter segundo os padrões bíblicos, não mais segundo os padrões do mundo.

Tem gente que só consegue ser diferente na igreja, mas nas redes sociais, na escola, na rua não.

1.a A mudança

Antes de aceitar a cristo você pode ter feito muita coisas erradas, mentido, se prostituindo, feito postagem “feias” nas redes sociais. Mas agora que você aceitou a Cristo você uma nova criatura, você nasceu de novo, seu comportamento tem que ser diferente.

O espírito Santo de Deus vai estar nos moldando, fazendo transformação, tirando tudo que não presta, os pensamentos negativos, de vingança, de coisas erradas, os desejos de pecado e colocando em nós o desejo de fazer a obra do Senhor.

Para isso eu preciso permitir. Quando o Espírito do Senhor soprar em meu coração dar ouvido e mudar naquilo que ele falar. O Senhor não é invasor, você tem que dar lugar ao Senhor agir.

Para sermos uma nova criatura temos que nos afastar de tudo aquilo que nos afasta de Deus. Das más companhias, más influências, postagens indevidas, assistindo o que não deve. Tudo que você for fazer ou assistir pergunte se.

O ESPÍRITO SANTO/ DEUS ESTA AQUI COMIGO ASSISTINDO ISSO/FAZENDO ISSO? Se em seu coração for um não, você ficar com vergonha cuidada crente, se afasta do mal.

Então deseje essa mudança e permita que o Espírito Santo faça uma faxina em seus pensamentos. Já pensou se tudo que a gente pensasse aparecesse em nossa testa?

EBD- O Batismo no espírito e o testemunho da Igreja (Lição 11 Pré-Adolescentes) EBD 3 Trimestre 2023.

1.b Como posso ter o caráter de Cristo?

Nem todo mundo que levanta a mão, aceita Cristo verdadeiramente. Pode estar emocionada, pode esta com alguma necessidade…

Aceitar a Cristo é reconhecer que é pecador e que quer ter sua vida transformada, neste momento a pessoa é selada com o Espírito Santo. Ou seja a pessoa é selada, marcada pelo espírito Santo. O batismo com o Espirito Santo é o revestimento do Espírito Santo.

Todo cristão verdadeiro tem o selo do Espírito Santo dentro dele, alertando, não peques, não faça isso, não faça assim, não assista isso, não poste isso, não vista assim, não tenha essa amizade. O Espírito Santo fala conosco, nos orienta para termos um caráter cristão, sermos imitadores de Cristo.

O problema é , na maioria das vezes não damos ouvido a voz do Espírito Santo. Por isso a Bíblia Sagrada diz não endureça a voz do Espírito Santo quando ele fala com você.

Tenho certeza que ele fala com você. Afasta-se do mal adolescente, sai do Tiktok, do kwai… Netflix.

1.c Brilhe na escuridão

Tem pessoas que tem um brilho tão bonito, que temos certeza que é o Espírito Santo na vida delas. Observe o seguinte, pegue uma foto de alguém antes de aceitar a Cristo e outra depois, o semblante é diferente, o modo de vestir, por certo o comportamento também. A mesmo comparação pode esta fazendo com alguém que era cristão e se afastou o Espirito Santo deixou de habitar naquele coração, a pessoa perde o brilho.

Quem tem o Espírito Santo tem um brilho diferente. Ai a Bíblia nos adverte. Quem é santo se santifique mais, quem é sujo se suje mais.

E você tem procurado se santificar mais? Ou tem se Sujado mais?

Santificação é se afastar-se de tudo que é errado, fugir da aparência do mal. As vezes essa “aparência do mal” esta do seu lado como: amigo, redes sociais, celular, ambiente.. Cuidado irmãos com tudo aquilo que nos faz pecar. Neta aula hoje, você esta sendo despertado a fugir de toda a aparência do mal. Não faça algo que venha entristecer o Espírito Santo de Deus que habita dentro de você.

  • O desejo de testemunhar a obra redentora de Jesus.

Qualquer pessoa que receber o Espírito Santo de Deus, revestida de poder, fala em línguas estranhas, tem dons espirituais e não tem vontade de fazer a obra de Deus, não tem vontade de testemunhar alguma coisa esta errada. O próprio Espírito Santo nos desperta, nos alerta sobre a necessidade de evangelizar, de pregar a palavra.

Alguém vai dizer: Sou tímido. Mas como não é tímido para fazer postagens nas redes sociais? Você pode falar de Cristo e evangelizar nas redes sociais. Comece hoje. Nem todo mundo foi chamado para testemunhar em púbico, mas você foi chamado para falar a outros sobre o que Jesus fez em sua vida e por sua vida. O Espírito Santo nos impulsiona a falar, a anunciar a Cristo.

Se você já tem ano, 2, 5 anos na igreja e não sente vontade de testemunhar, fale com Jesus sobre isso em oração, ele vai trabalhar em sua vida e mudar essa situação.

2.a Unidos para testemunhar.

O Espírito Santo de Deus se comunica com nosso espírito e ele agora começa a nos mudar, nos ensinar, meditar na palavra, orar, adorar ao Senhor, consagrar, jejuar e colocar o desejo de pregar o evangelho.

Se isso não tem acontecido em sua vida, eu determino que em nome de Jesus, terás! Se tu, pois, uma benção, na tua escola, no teu trabalho, no teu grupo de convivência, em tua casa!

2.b O meu comportamento fala.

Pregamos e falamos muito sobre o amor, a libertação, a transformação, que vamos morar no céu, que temos o nome escrito no livro da vida, que temos o Espírito Santo e que Deus habita em nós, pregou muito isso. Sim ou não? E porque muitas vezes o comportamento não condiz com o que pregamos? Porque nem todos que levanta a mão, deixa o Espírito Santo moldar sua vida. O Espírito Santo não é invasor, ele fala com você, mas é você quem tem que mudar.

2.c Participantes da obra de Jesus.

Jesus veio ao mundo e sua missão aqui era morrer por nós na cruz, mas no entanto não nos deixou órfão, nos enviou o Espírito Santo, o consolador para habitar dentro de nós. Logo temos o Espírito de Deus dentro de nós. O Espírito Santo de Deus esta conosco dentro de nós todos os dias até o momento do arrebatamento da igreja, quando o Espírito Santo de Deus vai nos levar até as nuvens onde nos encontraremos com Cristo, seremos arrebatado e transformado e entraremos nas mansões celestiais.

O Espírito Santo vai nos moldar para estarmos preparados para este grande dia, para o momento do arrebatamento da igreja.

Você esta preparado? Você esta preparado para participar do momento da arrebatamento da igreja? Para participar desse grande momento tem que ter uma vida e comportamento diferente do mundo, renunciar se a si mesmo, seus desejos. Se tem um comportamento mundano como é que quer morar no céu?

  • O amor ao próximo e a preocupação com o seu bem-estar.

Jesus resumiu todos os outros mandamentos em um só. Ame uns aos outros. Estar cada vez mais difícil falar sobre amor na igreja. Porque não é sobre: cantar o amor, falar de amor, ensinar sobre amor.

É praticar o amor. É você amar as pessoas que não ama você, é você ajudar as pessoas que não ajuda você. É você querer o bem de todos até daquelas pessoas que querem teu mal.

Você precisa zelar por estas pessoas, orar por estas pessoas, pregar para estas pessoas. Você consegue amar, pregar, ter boas vontades para com as pessoas que não gostam de você? Qual seu comportamento com as pessoas que você sabe que não falam bem de você, não gostam de você? Como você age? Devemos agir com muito amor seriedade. Não é fácil, mas é possível, pois, o Espírito Santo habita em nos.

Dinâmica O Batismo no Espírito e o Testemunho da Igreja- EBD ( Lição 11 Pré-Adolescentes).

3. Prova de amor.

Nosso maior exemplo de amor é Cristo que entregou sua vida por nos. Ele fez isso por pessoas que não merecia, ele nos amou sendo nós ainda pecadores, não merecíamos nada, no entanto o amor Ágape que é o amor de Deus nos faz amar quem não merece e zelar delas.

Você consegue compreender? Não amo e zelo de alguém porque ela merece. Amo e zelo do outro porque o amor de Deus que esta em mim. Mesmo que esta pessoa seja mal para comigo e não goste de mim. Isso é muito profundo. Se eu tenho o AMOR Ágape dentro de mim tenho que transbordar/demonstrar esse amor na prática.

Deus não ficou só nas palavras, ele disse que nos amou de tal maneiro que enviou seu filho pra morrer por nos.

Quem era você antes o que deus fez na sua vida? Deus mudou sua vida, transformou e você depois do que Deus fez em sua vida esta fazendo o que por outros? Não seja egoísta com a salvação não, distribua, fale, espalhe este amos para que outros também sejam alcançados. Esta é nossa missão.

Não esqueça que o seu comportamento também é uma mensagem. Seu comportamento na escola e nas redes sociais também é uma pregação?

3.b Amor ao próximo

Deus transformou a minha vida, então, tenho obrigação de anunciar o que Deus fez em minha vida para que outra pessoa também seja transformada. Em um mundo tão egoísta, eu não posso deter esse amor de Cristo só para mim. Tenho que ser generoso e anunciar a Cristo.

Conclusão

O que tem de crentes falsificados por ai, só a misericórdia de Deus. Crentes falsificados são aqueles que pregam, falam, cantam, mas, mão busca a santificação, não ora, não consagra, não respeita ninguém. Pregam a palavra, mas vivem no pecado. Precisamos ser verdadeiros e autênticos, cheios do Espírito Santo e termos prazer nas coisas celestiais.

Que outros sejam impactados por este evangelho, pois a palavra de Deus é poder e salvação a todos que querer.

Você foi transformado pelo poder da palavra de Deus?

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

 

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais