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EBD- O Relacionamento Entre Nora e Sogra- Lição 7 Adulto- EBD 2° Trimestre 2023 CPAD- Dinâmicas

EBD- O Relacionamento Entre Nora e Sogra- Lição 7 Adulto- EBD 2° Trimestre 2023 CPAD- Dinâmicas

TEXTO ÁUREO: Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!” RT 1.16.

VERDADE PRATICA: A fé cristã exalta o amor familiar e, mais especificamente, o Respeito e a honra entre nora e sogra, bem como genro e sogro.

LEITURA DIARIA:

  • Segunda-feira: LV 26.18-20 a disciplina de Deus com seu povo.
  • Terça-feira: RM 8.28 os acontecimentos contribuem para o bem.
  • Quarta-feira: RM 8.31 Deus está a favor do seu povo.
  • Quinta-feira: HC2.4; RM1.17 na família é preciso viver pela fé.
  • Sexta-feira: 2CO 8.9 a pobreza nos legou riquezas gloriosas.
  • Sábado: MT 1.3-6 Rute se encontra na genealogia de Jesus

Leitura bíblica em classe:

  1. E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;
  2. E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.
  3. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,
  4. Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.
  5. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.
  6. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.
  7. Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
  8. Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
  9. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
  10. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
  11. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
  12. Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
  13. Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
  14. Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

VÍDEO AULA DA LIÇÃO 7 DE ADULTO DO 2º TRIMESTRE DE 2023

Rute 1:1-14

I. A crise econômica na terra da Judeia:

I.  A escassez que provocou fome na “casa do pão”.

Betel significa a Casa do Pão. Mas houve um dia que faltou pão na Casa do Pão. Houve um dia em que os fornos das padarias de Belém ficaram frios e as prateleiras ficaram vazias. Então, houve fome em Belém, mas não havia pão. As pessoas buscavam pão, mas não encontravam pão. Este é um retrato das igrejas hoje.

A igreja também é a Casa do Pão. As pessoas estão famintas. Eis que vêm dias , diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor (Amós 8:11). Muitas pessoas buscam Deus na igreja, mas não encontram.

Encontram muito do homem e pouco de Deus.

Encontram muito ritual, mas pouco pão espiritual.

Encontram muito da terra e pouco do céu.

I. A crise de uma família:

A fome traz grande inquietação. Houve desespero em Belém. Era um tempo de apostasia, de descompromisso com Deus. O período dos juízes foi o tempo mais turbulento da história de Israel. A Palavra de Deus era rara. O povo vivia oprimido nas mãos de seus inimigos.

O povo não perseverava em buscar o Senhor. Só se voltavam para Deus na hora da aflição, mas se esquecia de Deus na hora de fartura.

Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom abandonaram Belém. Fugiram de Belém. Eles saíram guiados pela visão humana e não pela fé.

Como Ló buscaram segurança e não a vontade de Deus. Buscaram novos horizontes onde saciar a sua fome. A razão porque eles deixaram a Casa do Pão é que não havia pão na Casa do Pão.

Quando Belém, a Casa do Pão, ficou vazia, as pessoas se viram obrigadas a procurar o pão da vida em outro lugar.

O dilema que elas enfrentaram é que as alternativas do mundo podem ser mortais. Elimeleque perdeu sua vida buscando a sobrevivência.

Ele perdeu os seus filhos, buscando a segurança deles. Eles encontraram a sepultura onde procuraram um lar.

Eles puderam evitar a fome de Belém, mas não a morte em Moabe. Onde eles pensaram que preservariam a vida, eles a perderam.

Moabe é um lugar cruel e significou para Noemi doença, pobreza, morte do marido e viuvez e perda dos seus filhos.

Moabe furtará seus filhos e os sepultará antes do tempo.

Moabe separará você do seu cônjuge. Moabe roubará toda a vitalidade que há em você.

Moabe deixará sua alma cheia de amargura.

O preço cobrado em Moabe é muito caro: lá as pessoas pagam com seus casamentos, seus filhos, suas vidas.

Noemi partiu feliz e voltou pobre, amargurada, machucada.

II. Superando as crises existenciais:

II. Noemi resolve voltar a sua terra:

Então se levantou noemi com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão. Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,

Disse Noêmi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.

O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a vóz e choraram. E disseram-lhe:

Certamente voltaremos contigo para o teu povo. Noêmi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo?

Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos? Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse:

Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos. esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido?

Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim. Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.

Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada.

Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noêmi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso. Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém.

E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noêmi?

Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noêmi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar.

Por que, pois, me chamais Noêmi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?

Assim Noêmi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada.

 

II. Rute conhece o Deus de sua sogra

Rute poderia ter ficado em seu próprio país de Moabe, com sua família para apoio. Ela era jovem o suficiente para se casar novamente e poderia ter ganhado alguma estabilidade financeira dessa forma, mas ela estava determinada a ajudar Noemi, mesmo ao custo de perder seu próprio país, amigos, família, cultura e deuses.

Rute deu um dos maiores discursos sobre lealdade e amor quando disse a Noemi:

“Não me peça para deixá-la ou para me afastar de você. Aonde você for, eu irei, e onde você ficar, eu ficarei. Seu povo será meu povo e seu Deus meu Deus. Onde tu morreres, eu morrerei, e lá serei enterrada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16

III. Fé e trabalho numa nova perspectiva

III. A chegada a terra do pão:

Como viúvas, a sogra e a nora tiveram que cuidar de si mesmas. Então, Noemi instruiu Rute segundo os costumes judaicos, a fim de que ela pudesse proporcionar uma vida melhor para elas.

O primeiro costume era que os fazendeiros deixassem para trás os alimentos que caíam no solo para os pobres coletarem para alimentar suas famílias (Levítico 23:22).

Noemi disse a Ruth para coletar comida para elas dessa maneira e enquanto coletava alimentos, ela chamou a atenção de um proprietário de terras chamado Boaz.

Ele ouviu falar de sua lealdade à sogra e garantiu que ela pudesse coletar com segurança de seus campos.

Ao Noemi descobrir que eram os campos de Boaz, ela disse a Rute que ele era parente de seu marido, o que era muito importante para época.

O segundo costume judaico relatado no livro de Rute, é do parente remidor, que se referia um parente do sexo masculino que podia agir em nome de um outro parente em perigo ou em necessidade.

No caso de uma viúva sem filhos, o irmão do marido falecido ou o parente mais próximo era o parente remidor e este homem tinha o direito e até a responsabilidade de comprar a propriedade do marido falecido e cuidar da viúva.

III. Recuperando autoestima

Autoaceitação: como é sua postura em relação a você mesmo? Ela é positiva ou negativa? A maneira como você se enxerga representa sua autoimagem e autoaceitação;

A partir das atitudes de rute, noemi  se aceitou e passaram a conviver juntas em que noemir instruiu rute de acordo seus costumes e se tornaram cada vez mais próximas.

Autoconfiança: diz respeito a se você julga que consegue fazer as coisas com qualidade.

Representa um sentimento positivo em relação às suas habilidades e capacidades;

E com esses dois atributos e muita fé noemi e rute conseguiram se erguer e se tornar pessoas incríveis em caráter e fé sendo uma demonstração incrível da relação entre sogra e nora.

IV. Rute encontra o remidor da família

IV. Rute descobre o remidor de Noemi

Rute e Noemi foram para Belém, a cidade natal de Noemi em Israel. Chegaram no início da colheita da cevada. Como viúvas em extrema pobreza, elas dependiam da generosidade de outras pessoas para se alimentar. Rute se encarregou de colher campos.

Levítico 19: 9-10 registra que os fazendeiros em Israel foram instruídos a deixar uma parte de sua colheita sem colher. Se um feixe de grãos caísse, eles deveriam deixá-lo no chão para os pobres coletarem ou respigarem. Rute foi respigar no campo de Boaz, que por acaso era parente de Noemi.

A colheita, especialmente a respiga, era quente, empoeirada e cansativa, mas Rute trabalhou tão bem desde o nascer do sol até o pôr do sol que o supervisor a notou.

Um dia, enquanto Boaz estava verificando seu campo, ele também notou Rute. O capataz elogiou-a a ele.

Boaz demonstrou extraordinária bondade para com Rute. Ele prometeu segurança a ela, deixou que ela bebesse água dos potes de seus trabalhadores, forneceu-lhe o almoço, deixou que ela se reunisse entre os feixes e até deixou instruções para que os grãos extras fossem deliberadamente deixados no chão para ela colher.

Tudo isso porque Boaz tinha ouvido falar da devoção e lealdade de Rute a Noemi.

Por meio do trabalho árduo de Rute e da generosidade de Boaz, ela conseguiu trazer para casa uma cesta cheia de grãos, que forneceria comida mais do que suficiente para vários dias.

Boaz era o guardião redentor de Noemi, um termo legal para quem era obrigado a cuidar de um parente em sérias dificuldades.

O costume exigia que um guardião redentor assumisse a responsabilidade de garantir que o nome da família continuasse ao se casar com uma viúva sem filhos.

Noemi sabia que Rute seria mais bem cuidada se ela fosse casada, então ela sugeriu que Rute se oferecesse a Boaz.

Porque Boaz era o reconhecido guardião-redentor da família de Elimeleque (o falecido marido de Noemi e sogro de Rute), Rute poderia legitimamente apelar para que ele se casasse com ela a fim de salvaguardar a posteridade de Elimeleque.

Noemi disse a Rute como apresentar sua petição de casamento a Boaz. No final da colheita, Boaz iria debulhar sua colheita.

Não era incomum que ladrões tentassem roubar a colheita, e Noemi sabia que Boaz dormiria na eira para guardar seus grãos. Ela disse a Rute para ir para a eira, mas não se mostrar a Boaz até que ele terminasse de comer e beber.

Noemi disse a Rute para anotar onde Boaz dormia e para descobrir e se deitar aos pés dele. Na cultura da época, esse ato era entendido como de total submissão.

À meia-noite Boaz acordou, surpreso ao descobrir uma mulher deitada a seus pés. Rute apresentou seu pedido com humildade, dizendo que ela era sua serva, mas também foi ousada (mas não inadequada!) Ao pedir a Boaz que a casasse:

“Eu sou sua serva Rute”, disse ela. “Espalha o canto da tua roupa sobre mim, já que és um guardião-Redentor da nossa família.” A frase “espalha o canto da tua roupa por cima de mim” foi uma forma culturalmente relevante de dizer: sou uma viúva, toma-me como tua esposa.

Atraído por seu caráter virtuoso, Boaz concordou prontamente, mas ainda havia mais um obstáculo a superar.

 

IV. Boaz redime Rute, a moabita.

Boaz era um guardião-Redentor de Noemi e Rute, mas havia um membro da família que era um parente ainda mais próximo.

Boaz não poderia exercer seu direito de se casar com Rute a menos que este parente concordasse em abdicar de seus direitos em relação a Rute.

Naquele mesmo dia Boaz foi à porta da cidade, reuniu dez testemunhas e encontrou o homem em questão. Inicialmente, o parente concordou em comprar de volta uma parcela de terra que pertencia ao marido de Noemi.

Tudo parecia perdido até que Boaz o lembrou que, além de comprar de volta a terra, ele também deveria se casar com Rute e ter filhos para que o sobrenome de Elimeleque não fosse perdido.

O homem logo mudou de ideia porque não queria colocar em risco sua própria herança e terras.

Ele tirou a sandália e deu-a a Boaz, um costume que confirmava questões de redenção e troca. As testemunhas então abençoaram o casamento de Rute e Boaz.

Noemi foi abençoado por meio do casamento de Rute e Boaz quando eles tiveram seu primeiro filho e o primeiro neto de Noemi, Obede.

A Bíblia faz questão de rastrear os heroicos descendentes de Rute. Rute, uma estrangeira total, se tornaria a bisavó do maior rei de Israel. Obede foi o pai de Jessé, que por sua vez foi o pai do Grande Rei Davi. Foi através da linhagem de Davi que o Messias veio.

Por meio de sua feroz lealdade, incrível determinação e serviço abnegado, que Rute não apenas proveu heroicamente para sua família, mas também se tornou um elo importante na genealogia do maior herói de todos na Bíblia: Jesus Cristo, o Filho de Deus.

IV. Noras e Sogras

Relacionamentos não são feitos em um dia. A paciência tem de se tornar um estilo de vida. Não podemos esperar que todas as nossas diferenças sejam resolvidas da noite para o dia ou com um simples bate-papo.

 

É preciso tempo e perseverança para entender o ponto de vista dos outros e negociar alternativas para as diferenças.

Trata-se não só de um processo contínuo, mas é também a essência, o ponto crucial de nossos relacionamentos.

Não podemos desenvolver relacionamentos positivos se negligenciarmos o processo de comunicação de ideias e sentimentos, buscando o entendimento, a reanimação uns dos outros e soluções plausíveis.

Não espere perfeição de ninguém — nem de você. Em contrapartida, não se acomode com nada aquém de um relacionamento baseado em amor.

Podemos até entender recaídas momentâneas. Nenhum de nós muda de repente, e é comum repetir antigos padrões de comportamento.

Conclusão

A história bíblica de Rute é um exemplo de fé no relacionamento entre uma nora e sua sogra.

Mesmo sendo uma estrangeira, Rute foi capaz de cuidar da sua sogra, demonstrando grande carinho e respeito por ela, além de administrar dentro de si perdas enormes: o cunhado e o marido.

Mas diante de tudo isso, Deus honrou seu trabalho pelo qual sustentou a si mesma e a casa de Noemi. Portanto, a vontade de Deus é que sogras e noras, bem como genros e sogros, vivam em união de maneira que a família seja ricamente abençoada por Deus.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Ver comentários (2)

  • Fiquei muito feliz com os argumentos comentados ,sera muito edificante para o aprendizado em classe de aluno nesse proximo domingo ..muito obrigado pela edição ..abraçoss Pastor Luis Roberto

    • Glória a Deus, fico muito Feliz com seu comentário.. Deus te abençoe

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