X
    Categorias: JUVENIS

Os Nomes do Espírito Santo- Lição 2 Juvenis

LIÇÃO 02 DOS JUVENIS – 4º TRIMESTRE- OS NOMES DO ESPÍRITO SANTO.

O que é o Espírito Santo? Qual o tamanho do poder do Espírito Santo? O que o espírito santo pode realizar? Você tem ou não tem o Espírito Santo? Você é ou não batizado com o Espírito Santo? O que é necessário fazer para receber o Espírito Santo? Qual deve ser o comportamento da pessoa que recebe o Espírito santo, ou que tem o Espírito?

Nós já aprendemos na lição anterior que o Espírito Santo é uma pessoa e tem a mesma essência, poder, autoridade de Deus Pai e Deus Filho . Ser a terceira pessoa da Trindade não significa ser inferior a Deus ou inferior a Cristo.

1° Coríntios 2: 12

Quando a pessoa verdadeiramente aceita Jesus entende e crê em Cristo Jesus e permite que ele faça as mudanças automaticamente essa pessoa recebe o Espírito Santo de Deus. A pessoa é selada com selo do Espírito Santo, o que nos garante a nossa salvação.

Por isso que quando somos selados com Espírito de Deus nosso comportamento passa a ser diferente do de outrora quando tínhamos o espírito do mundo.

Só recebe o selo do Espírito Santo aquele que aceita Cristo verdadeiramente crer que Jesus morreu por nós  e ressuscitou, este quando aceita Cristo Ele é transformado e abandona a prática do pecado.

Não é todo mundo que está na igreja que tem um espírito santo de Deus. Quantas pessoas estão na igreja mas estão em pecado, não creem, não acredita não vive mais a prática da Bíblia.

Espírito Santo habita nessas pessoas só porque estão na igreja? Claro que não.

O espírito santo só habita na vida naquelas pessoas que aceitam Jesus e reconhece ele como suficiente Salvador de sua vida.

Efésios 4: 1-15

Introdução

A temática dessa lição é sobre os nomes do Espírito Santo, só por ela ter nome já se caracteriza como uma pessoa e como uma pessoa tem nome. Quando você conhece alguém, você se identifica logo pelo nome, você pergunta a pessoa qual o seu nome.

O nome do Espírito Santo vai trazer revelação acerca de sua personalidade, característica e função.

EBD- Os nomes do Espírito Santo (Lição 2 Juvenis) EBD 4 Trimestre 2023.

1- O nome na cultura bíblica.

O nome é de suma importância para identificar a pessoa principalmente para os hebreus. Os nomes  eram colocados não porque os pais achavam bonitos, porque era de alguém famoso, mas de acordo com a circunstância ou eventos. Se estava chovendo, se estava passando por algum problema, seja ele financeiro ou social, se Israel estava na benção ou na prova…

Ou seja, o nome dos judeus era colocado de acordo com o que estava acontecendo no momento do seu nascimento.

Já o nome do Espírito Santo vai estar revelado de acordo com a sua natureza, personalidade revelando o seu poder.

2- Os nomes bíblicos do Espírito Santo.

Os nomes de Deus vão revelar a unidade que o Espírito Santo tem com Deus.

2.1 Espírito de Deus. (Genesis 1:2)

O primeiro nome é Espírito de Deus, isso não significa que ele é o espírito de Deus a força de Deus o vento de Deus mas sim que ele tem a mesma essência de Deus, que foi enviado por Deus, participou da criação, participou da formação do homem, ele tem os mesmos atributos divino, ele é onisciente sabe de todas as coisas,

ele é onipotente pode todas as coisas, ele é onipresente está em todos os lugares. Por isso que ele é chamado de Espírito de Deus porque ele tem a mesma essência e os mesmos atributos, por isso ele é digno de ser adorado, reverenciado e cultuado.

2.2 Espírito de Cristo. (1° Pedro 1:11 Romanos 8: 9).

Um dos nomes do Espírito Santo é espírito de Cristo e o Espírito de Jesus pois a essência é o poder a característica os atributos qualificações são as mesmas. O que vai diferenciar Deus Jesus e o Espírito Santo é a função de cada um.

O plano da salvação quem projetou foi Deus, quem é executor veio e morreu na cruz foi Jesus, no entanto é o espírito santo que aplica esta verdade em nosso coração. Por isso, uma das funções do Espírito Santo é convencer o homem do pecado da justiça e do juízo.

Você sabia que tem gente que tem medo de dar glória ao Espírito?

Quantas vezes você já deu glória ao Espírito Santo? Você já viu alguma pessoa na igreja dando glória ao Espírito Santo?

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATIVO. É SÓ CLICAR AQUI!

2.3 Espírito Consolador (João 14:16-17).

O Espírito Santo também é conhecido como o Consolador, aquele que conforta.  Quando você está na luta, o Espírito Santo está contigo te consolando te confortando, para que você não venha desanimar e parar. Ele também nos convence do pecado. Ele fala conosco constantemente, não vai, não faça,  não diga… Mas tem aqueles que querem viver no pecado não dão ouvido a voz do Espírito Santo de Deus estes terão juízo de Deus.

Você está preparado para o juízo de Deus? Você tem sido convencido pelo Espírito Santo? Existem pessoas que Espírito Santo fala diversas vezes e não dá ouvido ao Espírito Santo como se estivesse tampando os ouvidos para não ouvir o espírito santo de Deus.

Precisamos dar ouvidos ao Espírito Santo de Deus.

2.4 Espírito da promessa (Joel 2: 28; Lucas 24: 49; Gálatas 3: 14).

O Espírito Santo recebe esse nome porque o profeta Joel falou: nos últimos dias que derramarei do meu Espírito sobre vós. No dia do Pentecostes quando houve o derramamento do Espírito Santo o apóstolo Paulo se levantou para pregar o evangelho e dizer que aquilo que estava acontecendo no meio da igreja em Atos 2 ele derramamento do Espírito Santo de Deus, o Espírito da promessa que Joel havia profetizado e estava se cumprindo ali.

Deus gosta de prometer mas ele gosta também de cumprir as suas promessas. Então Deus prometeu em Joel e cumpriu em Atos dos Apóstolos o derramamento do Espírito Santo. O próprio Jesus Cristo também disse, olha ficai em Jerusalém até que seja revestido de poder.

Deus prometeu, Jesus Cristo prometeu, e o Espírito Santo veio cumprir sua missão e está conosco ainda hoje.

O Espírito da promessa continua conosco.

2.5 O Espírito da Graça (Zacarias 12:10; Hebreus 10: 29).

A graça nós sabemos que favor imerecido. Não merecíamos mas Deus Ele nos presenteou com a sua graça graça com seu poder

Recebemos o Espírito Santo de Deus porque da sua graça. Dependemos da Graça de Deus para recebermos o Espírito Santo . Ninguém é digno, ninguém merece receber o Espírito Santo de Deus, mas pela graça eles nos concedeu o Espírito Santo Dele sobre as nossas vidas.

O Espírito Santo está sobre as nossas vidas e ele não vai embora não, no Antigo Testamento o espírito santo vinha realizava uma obra e ia embora, agora não o Espírito Santo veio em Atos dos Apóstolos e está conosco e vai nos levar até a presença de Cristo no arrebatamento da igreja.

No arrebatamento da igreja Jesus não vem até a terra, ele fica nos ares, nas nuvens e o Espírito Santo é quem vai levar a igreja até Ele para assim sermos arrebatados e participar da boda do cordeiro. Depois do arrebatamento, o Espírito Santo não estará mais na terra, Ele subirá junto com a igreja.

2.6 Espírito de Santificação (Romanos 1: 4)

O Espírito Santo de Deus ele é santo, e como ele é santo como Deus também é santo e como Jesus também é santo, o espírito santo  habita em nós e também temos que ser santo.

Você pode ser pastor, obreiro, professor, aluno, novo convertido,  não importa a função, você também tem que ser santo. A santificação é necessária para as pessoas que querem ir morar no céu.

Agora se você não quiser ser arrebatado, não quiser ir morar no céu, não quiser ir para Nova Jerusalém, fica tranquilo, peca de manhã, de tarde, de noite.

É como a Bíblia diz que quem é santo santifique-se mais quem é sujo surge-se mais. A escolha é individual. Precisamos entender que o espírito santo que habita em nós é santo e se faz necessário que eu também me santifique.

O próprio Espírito Santo nos transforma, nos convence, nos regenera, nos faz mudar, ele nos ajuda, a gente só precisa dar ouvido a ele. Seja sensível a voz do Espírito Santo e não resistas a Ele.

Dinâmica Os nomes do Espírito Santo ( Lição 2 Juvenis) EBD 4 Trimestre 2023.

2.7 Espírito de Adoção (Romanos 8: 15)

Todo ser humano ele foi criado por Deus no entanto para que essa criatura se torne filho de Deus precisa nascer do espírito para ser filho por adoção.

Aquele que aceita Jesus como salvador ele passa a ser filho de Deus e nesse processo de adoção quem trabalha convencendo, moldando, fazendo a regeneração é o Espírito Santo de Deus.

2.8 Espírito da Verdade (João 14: 16-17; 1° João 5: 6)

Deus não trabalha na mentira, ele não gosta da mentira. Deus Jesus e o Espírito Santo não aceita mentira por isso que o Espírito Santo é chamado de Espírito da Verdade.

A verdade está nele, a verdade é ele próprio. Tem muitas pessoas, juvenis por aí que gosta de mentira e acha que tem o Espírito Santo de Deus. Será que você tem um espírito santo de Deus em sua vida? Deus não trabalha com a mentira.

O pai da mentira é o diabo. Como é que o espírito da verdade está na vida de alguém se a pessoa anda mentindo?

2.9 Espírito de Glória (1° Pedro 4: 14).

O espírito santo gosta de alegria, de poder, de presença, da Graça, de Glória.

Quem faz o culto não é o pregador cantor não é o pastor é você, você precisa estar cheio da Glória de Deus. O Espírito Santo gosta de nos ver cheios da glória de Deus.

Se você vive uma vida Santa com Deus durante o dia a noite quando você chegar na igreja você vai estar cheio vai estar transbordando e vai estar glorificando não vai precisar pregador cantor está mandando levantar a mão gritar glorificar você vai fazer isso porque a palavra vai fazer com que a alegria, esta glória que está  de dentro de você transborde.

Está cheio do poder de Deus, não é para você se envaidecer e achar que é alguma coisa. É o espírito de Glória que está sobre você e o Espírito Santo se move no meio da igreja. E neste movimento do Espírito Santo de Deus sobre a igreja a gente chama de avivamento. O movimento humano Deus não está presente, Ele só está presente no movimento do mover do Espírito Santo.

3- A diversidade de nomes e um só Espírito.

Pode ter vários nomes do Espírito Santo, como os citados no item anterior, mas o Espírito Santo é um só .

Cada nome desses não existe um Espírito, existe um único Espírito que possui vários nomes de acordo com as características.

Conclusão.

Que possamos ser mais íntimos com o Espírito Santo, adorar, reverenciar.

Tem um livro bastante conhecido com o título Bom Dia Espírito Santo, que nos mostra a necessidade de sermos mais íntimos do Espírito Santo.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais