EBD- Quem foi Abraão na Bíblia Sagrada?

20230530_235926_0000

Quem foi Abrão ?

Introdução sobre quem foi Abraão na Bíblia Sagrada.

A Bíblia Sagrada, o livro mais conhecido e lido no mundo, traz a história de Abrão que era um homem justo, cheio de fé e obediência a Deus, que o escolheu para cumprir uma grande missão: formar um povo dedicado ao Senhor.

Abrão foi considerado um dos personagens mais importantes da Bíblia Sagrada. A Bíblia diz que Abrão foi o primeiro homem a cumprir uma missão divina. O Novo Testamento também diz que Abrão foi o pai de muitas nações.

A vida de Abrão nos mostra como a fé e a obediência a Deus podem nos ajudar a superar qualquer desafio, sejam eles grandes ou pequenos. N

este artigo, vamos explorar a história de Abrão, conhecendo melhor como Deus usou esse homem para realizar seu plano e como a vida dele ensina a todos nós sobre fé e obediência.

Uma das características mais marcantes de Abrão é sua obediência a Deus. Ele era fiel a Deus e viajou para terra desconhecida a fim de cumprir a vontade de Deus. A Bíblia Sagrada fala sobre sua resistência à tentação e sobre como ele confiou em Deus em todas as etapas da história.

Quem foi Abrão

Abrão era o filho de Terá, que partiu da cidade de Ur dos Caldeus, na Mesopotâmia, e se mudou para Harã, na atual Turquia. Abrão foi chamado por Deus para deixar seu lar e ir para uma terra que Deus lhe mostraria. Deus lhe prometeu que ele seria o patriarca de uma grande nação e que sua descendência seria numerosa.

Ele foi o primeiro o patriarca de Israel, o que significa que ele foi escolhido por Deus para gerar uma grande nação ele foi chamado para sair de sua terra natal aos 75 anos de idade e vagou por muitos lugares ate chegar a Canaã. Deus prometeu a ele que criaria uma nação à sua imagem e que sua descendência seria grande e forte.

É difícil falar com exatidão a ata do nascimento de Abrão, mas tudo indica que tenho sido dois mil anos antes de Cristo.

A obediência de Abrão

Abrão obedeceu completamente a Deus, deixando para trás sua família e todas as suas posses e partindo para a terra que Deus havia lhe mostrado. Ele seguiu fielmente os planos de Deus, mesmo que às vezes parecesse impossível.

Ele foi um homem de fé e obediência a Deus. Quando Deus lhe pediu para deixar sua terra natal e seguir para uma terra desconhecida, ele obedeceu sem questionar. A Bíblia diz que ele foi obediente mesmo que não soubesse a onde estava indo.

Além disso, Abrão foi extremamente generoso e generoso com seus vizinhos. Quando os exércitos de Chedorlaomer, rei de Elam, invadiram a terra de Canaã, Abrão se opôs a eles com seu pequeno exército. Ele teve a coragem de desafiá-los e, com a ajuda de Deus, derrotou-os.

A aliança entre Deus e Abrão

Em reconhecimento à obediência de Abrão, Deus lhe fez uma aliança, prometendo que Abrão seria o pai de uma grande nação, que sua descendência seria numerosa como as estrelas do céu e que todas as nações da Terra seriam abençoadas através dele.

Conheça também a história de ADÃO.

A obediência de Abrão à provação de Deus

Abrão teve que passar por diversas provações e desafios para demonstrar sua fidelidade a Deus, mas ele obedeceu à ordem de Deus de sacrificar seu filho único, mesmo que para ele fosse algo impensável. Deus viu a obediência de Abrão e estava pronto para substituir o sacrifício por um cordeiro, que Abrão sacrificou em seu lugar.

Esta é uma grande lição que podemos aprender com o seu exemplo: que devemos sempre confiar em Deus, mesmo quando as coisas parecem difíceis e desconhecidas.

A transformação de Abrão

A partir do momento em que Abrão provou sua obediência, Deus o transformou. O Senhor o renomeou para Abraão, o que significa “pai de muitas nações”, mudou o seu nome para Sarai, o que significa “princesa”, e também mudou o nome de seu filho para Isaque, o que significa “riso”. Ele tinha 99 anos quando o seu nome foi mudado.

O significado de Abrão para a humanidade

Abrão é um exemplo inigualável de fidelidade e obediência a Deus. Ele nos ensina a confiar em Deus em todas as situações da vida e nos ensina a ter compaixão pelo próximo, além disso, Abrão nos ensina que devemos confiar na promessa de Deus e que Deus é fiel às suas promessas.

Como diz a Bíblia: “Ele é o nosso Deus, aquele que colocou todas as promessas em movimento”.

Abraão paga o dízimo a Melquisedeque

O seu sobrinho Ló, juntamente com sua família e bens, foram levados presos, após uma guerra na região em que ele morava. Um servo conseguiu escapar e avisou a Abrão do que havia acontecido, este foi com trezentos e dezoito criados, recuperou Ló e sua família das mãos dos mesopotâmios.

Logo em seguida, Abraão foi abençoado por Melquisedeque, rei de Salém, este homem misterioso era sacerdote de El Elyon, o Deus Altíssimo, possuidor dos céus e da terra, e Abraão lhe deu o dízimo de tudo, por isso que ensinamos que o dizimo é antes da lei, já que o pai da fé Abrão o pagou a este misterioso sacerdote que é um tipo de Cristo Jesus.

A morte de Abraão

Tudo indica que Abrão após a morte de Sara causou-se, com uma mulher chamada Quentura e esta lhe deu vários filhos na verdade seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá (Gênesis 25:2). Através dos filhos que teve com Quetura, Abraão se tornou também o pai de outros povos, como os midianitas, um dos descendentes mais conhecido é Jetro que Sogro de Moisés.

Abraão morreu na idade de 175 anos, deixando para trás um grande legado de fé e obediência a Deus. Ele é considerado hoje como um dos maiores exemplos de obediência ao Senhor.

Conclusão

A vida de Abraão nos ensina que a fé e a obediência a Deus podem nos ajudar a superar qualquer desafio, sejam eles grandes ou pequenos. Seu exemplo de dedicação a Deus nos mostra que, com fé e obediência, podemos alcançar grandes feitos.

Portanto, não deixe de compartilhar com seus amigos e família essa história de fé e obediência para o Senhor.

Além de nos ensinar a obediência e fé, Abrão também nos ensina a confiar nas promessas de Deus. Deus é fiel às suas promessas e não nos abandonará. Partilhe este artigo com seus amigos e familiares para lembrá-los da fidelidade de Deus.

Leia também sobre a história de EVA.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados