X
    Categorias: PERSONAGENS

EBD- Quem foi Adão na Bíblia Sagrada?

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE ADÃO?

Vamos falar um pouco sobre o primeiro homem criado no mundo, estamos falando de Adão, o seu nome possivelmente vem do hebraico ADAM, se tiver origem na palavra ADAMA pode significar: homem vermelho ou só vermelho dando assim a entender a sua própria cor, já que foi criado do pó da terra.

Para outros interpretes o nome ADÃO vem da origem de DAMA que pode significar: ser como ou semelhança, fazendo assim uma referencia a (Gn 1: 26 e 5:1).

Destaco ainda que o nome Adam no hebraico é aplicado a “humanidade”, “homens”, ou “raça humana” e este termo aparece cerca de 500 vezes no Antigo Testamento.

Levando em conta os originais em hebraico existe uma referência de Adão em Dt 32:8; Jó 31:33 e Os 6:7. Por isso que esses os fatos sobre a criação do homem foi aceito naturalmente pelo o povo de Israel colocando assim como um evento histórico e não mitológico.

Adão teve o privilegio de ser criado pelas próprias mãos do Criador, claro que estou fazendo uso do antropomorfismo que significa “em forma humana” – do grego antropos, “humano”, e morfe, “forma” que é atribuir formas e características físicas humanas a Deus tais como: – olhos, boca, ouvidos, mãos, etc.

Adão foi criado à imagem e semelhança do Criador, que o colocou em um jardim no Éden para cuida e administrar, além de desfrutar de tudo, na verdade, quase tudo, já que tinha uma árvore que Deus o proibiu a tão famosa  árvore do conhecimento do BEM E DO MAL.

No entanto este não valorizou a confiança e acabou desobedecendo e cometendo o primeiro pecado da humanidade, que ficou conhecido como (pecado original), como consequência foi expulso do jardim do Éden juntamente com sua esposa Eva, falarei dela em outro artigo.

Deus vendo o pecado deles os vestiu e expulsou do Jardim. Ali, toda a criação foi afetada pelo pecado. Adão teve vários filhos, sendo os mais importantes: CAIM, ABEL e SETE. Ele viveu 930 anos (Gênesis 5:2-5).

Adão tem um lugar de destaque na humanidade e na própria bíblia sagrada, por isso vemos várias referencias dele no novo testamento:  Por exemplo: Mateus 19:4-6; Marcos 10:6-8; Lucas 3:38; Romanos 5:12-21; 1 Coríntios 15:22; 1 Timóteo 2:13,14 e Judas 14.

Conheça também a História de EVA.

Adão x Jesus

Adão: desobedeceu.

Jesus: foi obediente em tudo.

Adão: por sua ação o pecado entrou no mundo.

Jesus: por sua ação somos perdoados.

Adão por sua ação veio à morte.

Jesus: por sua ação ganhamos o direito à vida.

Versículos Bíblicos Adão e Jesus

Romanos 5:14

No entanto a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.

1 Coríntios 15:45

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente: o último Adão em espírito vivificante.

1 Coríntios 15:46

Mas não é o primeiro o espiritual, senão o animal; depois o espiritual.

1 Coríntios 15:47

O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.

Romanos 5:15

Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é dum só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

1 Coríntios 15:21-23

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

Romanos 5:16

E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

Romanos 5:18-19

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só acto de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.

1 Coríntios 15:48-49

Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

Filipenses 3:20-21

Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais