Respeito as Autoridades- Lição 2 Pré-adolescentes

Respeito as autoridades- Lição 2 Pré-adolescentes

LIÇÃO 02 DOS PRÉ-ADOLESCENTES – 4º TRIMESTRE O RESPEITO ÀS AUTORIDADES.

O que significa autoridade? Quais são as autoridades existentes no nosso país? Você conhece alguém que exerce alguma autoridade no seu município? Qual o papel, a função de uma autoridade? Como conseguir ser uma autoridade? Qual o papel da igreja diante das autoridades?

O comentarista, ele é enfático em dizer que nós como igreja devemos respeitar todas as autoridades: religiosas, políticas e do judiciário.

Nós como cristão temos que ser diferentes e a Bíblia ordena, é mandamento bíblico respeitar as autoridades e orar por elas.

Crente que vai morar no céu não fica falando mal.

E você tem feito isso, respeita as autoridades?

Romanos  13: 1-7

Versículo Destaque Tito 3: 1

A epístola de Tito é uma epístola pastoral. São orientações do apóstolo Paulo a Tito acerca da sua postura do seu comportamento como Tito deveria ensinar a igreja e aqui Paulo está ensinando recomendando que as autoridades devem ser respeitadas pelo povo de Deus. Não devemos gostar de confusão não, por isso respeite as autoridades.

Introdução.

É importante a gente perceber que as autoridades são permitidas por Deus, não quer dizer que foi Deus quem escolheu. As autoridades são constituídas por Deus porque houve uma permissão Dele.

Você escolhe e Deus permite que aquele governante venha governar por um período por um tempo.

Como deve ser o nossos deveres e o nosso comportamento diante das autoridades que temem a Deus e as que não temem a Deus?

  • Toda autoridade é constituída por Deus.

Todas as autoridades são constituídas por Deus só assumiram o poder porque Deus permitiu e o nosso papel é obedecer e respeitar, mas se essa autoridade que é constituída por Deus começar a fazer projetos e leis que vão de encontro com a Bíblia Sagrada com a nossa fé nós não podemos obedecer tais leis.

Observe que não é de encontro, a minha vontade é de encontro à fé cristã.

Todo cristão deve adorar a fulano, isso o cristão não deve fazer. Lembra do decreto do rei que por 30 dias ninguém podia adorar outros não rei. Os servos de Deus não obedeceram porque ia de encontro a sua fé. Mas se autoridade diz que todo cristão deve pagar imposto, o cristão tem que obedecer.

1.a Autoridade ou autoritarismo?

Nós como cristão precisamos ter um respeito para com as autoridades, mas as autoridades também não podem ser autoritárias.

Que eles use a autoridade que lhes concedida para o bem comum e não para benefício próprio. Todos os projetos as ordenanças tem que ser feita para o bem comum de todos para o crescimento do povo para o desenvolvimento e todos possam ter o direito e não apenas um grupo de pessoas principalmente se esse grupo estiver vinculado ao partirdarismo político.

Então a autoridade ele vai pensar no bem comum de todos enquanto que o  autoritarismo vai pensar em benefício próprio, se beneficiar com o poder, com dinheiro público.

Quem escolhe os nossos governantes somos nós mesmos então precisamos saber escolher certo fazer a melhor opção. Como saber a melhor opção? Tem coisas que estão Claras a gente que não quer ver ou não quer assumir mais uma dica importante é pedir orientação a Deus.

Uma forma de observar se estou fazendo a escolha certa é se a pessoa está interessada em comprar o meu voto e eu vendo o voto em troca de algum favor pessoal, como vai ficar a escola que é de todos o posto de saúde que é de todos?

EBD- O Respeito às Autoridades (Lição 2 Pré-Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

1.b O exercício da autoridade acontece pela lei.

As leis existem para colocar as coisas em ordem para que você saiba quais são os seus direitos e os seus deveres.

As leis devem ter todos os lugares para por ordem no ambiente. E elas devem ser respeitadas. Mas tem gente que quer saber apenas dos seus direitos e não cumpre com seus deveres .

As pessoas que não conseguem seguir as ordens obedecer sofrem as consequências dos seus atos em todas as áreas de sua vida.

1.c Autoridade no lar.

O respeito deve ser para todas as autoridades principalmente do pai e da mãe. Os pais são as primeiras autoridades constituída por Deus que é na família.

Hoje acontece um grande desrespeito dos filhos para com os pais falam alto com os pais não tem carinho não tem respeito.

Os filhos que não consegue respeitar os seus pais está trazendo consequências na vida.

Quer ser abençoado, quer crescer, quer ter prosperidade, quer ter uma vida longa, honre a seus pais. Os filhos que não honra os pais estão morrendo mais cedo.

2- O que fazem as autoridades?

As autoridades são constituídas por Deus, mas essas autoridades precisam fazer leis para o bem comum. Fazer leis para que o País, Estado, Cidade possa estar crescendo e se desenvolvendo e toda a comunidade possa estar sendo beneficiada.

BAIXAR GRÁTIS O NOSSO APLICATICO. É SÓ CLICAR AQUI.

2.a Relaciona-se com as pessoas.

Autoridade se relaciona cuidando de pessoas.

Mas mesmo ele sendo autoridade ele precisa exercer isso com cordialidade, respeito, dedicação e responsabilidade.

2.b Escolhe bons líderes.

É o sonho de muitas pessoas exercer autoridade porque acha que ser autoridade é mandar na vida dos outros é ser líder e ser chefe. Não sabe que exercer uma autoridade significa ter grande responsabilidade.

Com relação à igreja o apóstolo Paulo ele orientou a Timóteo acerca das lideranças da igreja. Que tem que ter vida no altar, ser um exemplo, ser cheio do Espírito Santo, Prudente, capaz de execução…

Já pensou em escolher o líder ladrão, egoísta, prepotente? O que que ele vai estar ensinando para os seus liderados? Por isso que temos que ter prudência ao escolher nos nossos líderes, quem vai estar nos governando seja na área espiritual ou política. Tenha sabedoria e discernimento.

2.c Nós devemos obedecer a Deus.

Nossa primeira obediência tem que ser a Deus, não podemos fazer a vontade do homem desobedecendo a Deus. Pedro por exemplo desobedeceu a ordem do sumo sacerdote porque a ordem do sumo sacerdote era que ele parasse de pregar parasse de anunciar o evangelho e isso era impossível porque era contrária a autoridade de Deus sobre a vida dele que era de anunciar o evangelho.

Então Pedro desobedecer o sono sacerdote para obedecer a Deus porque ia de encontro a sua vida a sua adoração e a sua salvação. Mas daquilo que compete a ele Como cidadão as leis civil, ele tinha que ser obediente e obedecer as leis de Roma.

De qual forma nós temos que estar sujeito as autoridades constituídas aqui na terra, independe da religião as leis são feitas para serem cumpridas. Cristo pagou imposto. Você e eu não vou pagar?

3- Devemos honrar as autoridades.

Mais do que obedecer precisamos honrar as autoridades.

Você pode até não gostar, você pode não ter votado, mas você precisa honrar as autoridades. Às vezes Deus permite que pessoas que não temem a ele possa estar governando para que o seu povo possa se converter como uma forma de punir de corrigir o seu povo.

Quando vem os apertos as pessoas começam a orar mais, jejuar mais e buscar mais ir mais para igreja.

3.a Autoridade usurpada.

O ser humano  tem dificuldade em respeitar as coisas, dificuldade em honrar as pessoas pois querem que as coisas aconteçam no seu tempo do seu jeito. Lúcifer queria mandar em Deus, por isso foi expulso do céu.

No Jardim do Éder eles deveriam obedecer a Deus mas optaram por desobedecer porque queriam ter o conhecimento do bem e do mal desobedecendo a Deus e isso trouxe consequência para toda a humanidade. Até desobediência gera consequência em sua própria vida na vida da sua família e da sociedade.

Daí a necessidade de honrar e respeitar de zelar de ser submisso às autoridades. Até sua obediência gera castigo e punição. Quando obedecemos temos os nossos direitos e somos abençoados. O grande segredo é ser obediente a pai e a mãe autoridades, seja ela políticas religiosas ou judiciais.

3.b Devemos prestar conta às autoridades.

As autoridades são constituídas por Deus e nós como seres humanos estamos sujeitos a estas autoridades precisamos honrar e respeitar. Jesus quando Ele esteve aqui na terra respeitou, tanto que ele pagou o imposto e mandou também que Pedro pagasse o imposto sobre a vida dele.

Por exemplo, eu sei dirigir, mas eu tenho carteira? As leis de trânsito diz que eu só posso dirigir se eu tiver carteira como cristão eu preciso obedecer. Aí alguém disse que vai orando para Deus segar o guarda rodoviária, tá errado.

As pessoas não querem obedecer as leis da sua cidade do seu estado do seu país e depois quer que Deus fique resolvendo os seus problemas? Não, tá errado. Precisamos respeitar todas as leis que dizem respeito às leis civis.

Dinâmica O Respeito às Autoridades ( Lição 2 Pré-Adolescentes) EBD 4 Trimestre 2023.

3.c Dê às autoridades o que é delas e a Deus o que é de Deus.

Não importa o cargo que você exerce na igreja, a qual igreja você pertence Como cristão você precisa respeitar e obedecer as autoridades. Mesmo que o mundo inteiro vá de encontro nós temos que obedecer. No período político muitos crentes se desviam em benefício de uma política partidária, se Jesus vier na no período político os crentes quase nenhum sobe.

Difícil é para o pastor ser pastor de uma igreja no período da política porque tem muitos crentes que só a misericórdia não tem exemplo nenhum de cristão.

Fica com Cristo irmão porque independente do político Cristo continua cuidando de você. É o que ele disse na sua palavra, dá certo o que é de César e a Deus o que é de Deus. Mesmo que os políticos não cumpra com a sua função, se você obedecer Como manda a palavra de Deus Deus cuida de você.

O que é que você tem que é de Deus? que é que você recebe que é de Deus?

Conclusão

Você deve honrar, obedecer e orar pelas autoridades. E não é orar para Jesus matar não, é para Jesus abençoar, para libertar e governar bem para o povo.

Muitas autoridades não vão morar no céu porque da sua arrogância da sua prepotência, então precisamos orar para ter oportunidade de pregar o evangelho para estes também.

Se por acaso no nosso meio tiver alguém que exerça alguma autoridade peça ao Senhor para lhe dar sabedoria para qualquer tomada de decisão, Deus vai estar te direcionando e alguém que deseja chegar ao poder quando chegar no poder não se desvia não em nome de Jesus.

Não esqueça que precisamos respeitar as autoridades mesmo que eu existo alguma autoridade sempre vai ter alguém que é superior a mim e eu preciso respeitar honrar aqueles que são superiores a mim.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Revista da ebd do 4 Trimestre 2023

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados