Seja Firme- Lição 11 dos Jovens

Seja Firme- Lição 11 dos Jovens

Lição 11 dos Jovens- Seja Firmes- EBD 3º Trimestre 2023.

Introdução.

Pode iniciar a aula fazendo algumas perguntas com relação ao título, mas presta atenção nesse primeiro momento o qual você vai fazer perguntas você que é professor não pode responder tem que aguardar a resposta dos alunos, pois assim vai servir como avaliação diagnóstica pra que você possa entender qual grau de entendimento que tem os seus alunos com relação ao título. Você pode perguntar o seguinte:

O que significa estar firme? Como identificar um cristão que está firme?  Como identificar um cristão que não está firme que está fraco na Fé? O que fazer para estar firme nos pés do Senhor? Por que nós Precisamos estar firmes? O que causa fraqueza na vida cristã? O que é que nos torna firme nos pés do Senhor?

São perguntas que vão colocar as suas alunos a estar pensando e refletindo com relação a sua vida cristã e a firmeza da fé que se faz necessário, independente da idade da posição e do cargo. Está firme é para todo o Cristão. Todo Cristão precisa estar firme nos pés do Senhor. Para isso é preciso estar  orando, consagrando, jejuando para passar pelas provas dando glória a Deus.

2 Timóteo Capítulo 1 Versículo 13 e 14.

A grande preocupação do apóstolo Paulo com Timóteo, que Timóteo  pudesse ficar firme, porque Paulo sabia que a diversidades, que as lutas desta vida tem tirado muitas pessoas dos pés do Senhor. Ele recomenda ao jovem pastor para que pudesse estar firme para que pudesse continuar adorando, servindo a Deus e está preparado, pois a vida cristã é cheia de desafios.

Aqueles que permanecem firmes e constantes são abençoados. Aqueles que não se desviam, que não larga o barco, que não abandona a obra do senhor, tem recompensa lá no céu em nome De Jesus.

Os conselhos de Paulo são  palavras de motivação e de incentivo para que o jovem pastor Timóteo pudesse continuar fazendo a obra do senhor, mas também preparado.

Preparado para as aflições, para as lutas, para as tribulações.

O apóstolo Paulo continuava preocupado com o chamado ministerial do jovem cooperador e com o fato dele estar perto de partir e, Timóteo vai assumir o seu lugar. Para isso, “ele precisa estar firme porque eu já sei que aquilo que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um servo de Deus que quer permanecer fiel”, Paulo já tinha essa visão.

Paulo no seu coração já estava ciente que a vida de Timóteo seria dura e com bastante dificuldade, e o jovem pastor precisava estar preparado

Não é questão só de Conhecimento não. Você estuda, adquiri conhecimento, é preparado para as aflições, as perseguições, as calúnias, até mesmo a morte.

A preocupação de Paulo era fortalecer a vida de um jovem pastor para que ele continuasse fazendo a obra do senhor. Porque a obra de Deus não pode parar. Se você para, Deus levanta outro. A obra de Deus não pode parar.  Tem muitas pessoas por aí pensando que são insubstituíveis, muitas pessoas que pensaram por aí que são insubstituível já morreram,  já não estão aqui, e a obra de Deus continua crescendo

I  – As lembranças de Paulo
  • Momentos que marcam

Esse texto estudado hoje é Paulo lembrando do seu cooperador, seu amigo, seu filho na fé, o qual tinha ajudado muito. Timóteo sempre estava presente na vida apóstolo Paulo, nas aflições, nas tribulações, no ensino, no incentivo.  O apóstolo Paulo sempre orientava Timóteo para dar segmento a obra do Senhor. Paulo tinha como seu filho e como filho Paulo o considerava e gostava de estar próximo.

Diante da prisão o qual estava o apóstolo ele estava lembrando de toda ajuda, de toda a palavra, de todo o conselho que Timóteo tinha recebido dele e isso fazia bastante falta, porque Paulo agora estava sozinho na prisão à beira da morte.

Quando alguém esta a beira da morte aumenta a dor, agonia, sofrimento, o Apóstolo Paulo se lembrava do seu amigo Timóteo que sempre esteve a seu lado e desejava vê-lo . Mas Paulo tinha certeza que na sua partida, Timóteo iria dar continuidade à Obra do Senhor.

É importante termos/sermos bons obreiros, bons amigos, daí a necessidade de haver unidade na igreja que diante das lutas e das provas nós precisamos sempre de um ombro amigo, de uma palavra amiga, de alguém para conversar,  de um abraço.

Seja amigo dos obreiros da casa de Deus,  incentive, ore, esteja perto, porque as nossas lutas são grandes.

2 – Construindo bons relacionamentos.

Meus irmãos hoje está todo mundo afastado, ninguém conversa mais com ninguém, não brinca, não visita mais ninguém. As pessoas estão deixando de serem amigos, evita aquele contato de abraçar, de falar, de estar próximo. De afirmar estou contigo, pode contar comigo, de estar nos mutirões. As pessoas estão parando de servir uns aos outros.

Na lição de hoje esta sendo contada a história de uma grande amizade o apóstolo Paulo era como um pai para Timóteo e Timóteo um filho para Paulo, os dois se davam muito bem primeiro por causa do respeito que havia, o respeito é fundamental para que haja crescimento, desenvolvimento e unidade. Entre Paulo e Timóteo tinha respeito,  lealdade e confiança mútua.

Logo, pergunto: está fácil confiar nos teus amigos, nas tuas lideranças, na igreja? Na história de Paulo e Timóteo vai demonstrar esse amor, esse companheirismo essa lealdade.

E você é uma pessoa confiável? Seu pastor pode confiar em você? E você também será que pode confiar no seu pastor?

EBD- Seja Firme ( Lição 11 Jovens) EBD 3° Trimestre 2023 [Dinâmicas Jovens]

3- Lembranças e orações.

Nesse tópico é interessante você conversar com seus alunos acerca de ser intercessora, uma pessoa que se coloca à disposição para estar orando pelo Ministério de alguém.

Esta orando para o crescimento e desenvolvimento espiritual de outra pessoa? Você é intercessor de alguém? E você tem algum intercessor? Será que tem alguma pessoa que gosta de orar por você? Que está apresentando a sua vida, o seu ministério, a sua classe, o seu grupo, a sua família a Deus? Tem alguma pessoa que é seu intercessor?

E te pergunto e você também é intercessor de alguém?

 II – Despertes o dom.
  • Chama acesa.

Irmãos a vida espiritual é cheia de batalhas e dificuldades. O apóstolo Paulo está recomendando para que Timóteo não apagasse a chama, pudesse despertar, estar novamente em atividade, atento. Porque a vida espiritual exige dedicação, compromisso e responsabilidade.

Há momentos na nossa vida espiritual em que as lutas, as provas e perseguições vão aos frustrando, nos decepcionando e se não estarmos atentos ficamos como se nós não tivéssemos chamadas, desistimos da nossa chamada, enterramos o nosso talento, deixamos a pagar a chama do Espírito Santo em nossa vida.

Paulo está despertado Timóteo e a nós para estar novamente em atividade, com compromisso, responsabilidade, outra vez está preparado.

Todos os dias o inimigo tenta acabar com nossa fé e apagar a chama do Espírito Santo e nós precisamos estar preparado porque quando o crente estar avivado satanás pode tentar mas não consegue nos destruir, ele não consegue nos tirar da presença de Deus porque a nossa vida espiritual está viva, acesa.

Pergunto-te a sua vida espiritual está acesa ou apagada?

O crente quando está com a sua vida espiritual apagada não tem vontade de orar, de participar da Escola Bíblica Dominical, não gosta evangelismo, não gosta de Missões, não gosto de contribuir, reclama de tudo e de todos. Mas quando a vida espiritual do crente está acesa ele tem vontade de orar, de consagrar, de rejeitar o pecado, pode vir a bandeja que for ele abre mão em prol de Cristo Jesus.

 A sua chama está acesa ou apagada? Será que as suas ações, seu comportamento está condizente a ser cheia do Espírito Santo.

O comentarista nos faz entender que Timóteo não estava desanimado, mas estava precisando de encorajamento, de um reforço espiritual.  Irmãos Todo mundo precisa em algum momento de reforço, pode ser pastor, pregador  tantas coisas que vem para nos abater.

Quem que nunca pensou em desistir, em parar largar tudo, passou por lutas. As adversidades são grandes. Timóteo está passando por essa dificuldade, mas Paulo escreveu o seguinte olha desperto o dom que há em ti, assopra novamente o fogo.

Que o Senhor possa acender em você também esta chama, para que você possa ter coragem de evangelizar ganharmos almas para Cristo.

As lutas virão para tentar nos abater e muitas destas lutas não é no mundo,  são dentro das igrejas com irmãos que não gosta da gente, que fala da gente, critica. Se a gente faz, é puxa saco do pastor não entende que é porque a obra é de Deus, é porque você é uma ser dedicado na casa do Senhor.
Timóteo passava por tudo isso Irmãos, servir ao homem de Deus está servindo ao reino do Senhor quando nós estamos servindo ao homem é como se nós estivermos servindo a Deus , sirva a sua igreja, ao seu pastor, aos seus membros e assim você também estará servindo aquele que vive reina para todo sempre.

  • Comunhão diária.

Para ter uma vida cristã avivada é necessário ter comunhão com Deus constantemente, nós precisamos ter atividades, precisamos ter momentos de conversa e diálogo com Deus, nós precisamos orar ao Senhor, buscar a Deus, ler a Bíblia Sagrada durante o nosso dia, precisamos ter atividades espirituais, conversar com o senhor, meditar na palavra.

Mas tem pessoas que passa o dia todo somente cuidando das coisas do mundo, trabalhando as coisas do mundo, escrevendo, vendo as redes sociais e não deixa um tempo para adorar Deus, e quando vai para igreja quer sentir a presença de Deus. Quer que o pregador faça rodar e sapatear.

Não é assim que funcionam meus irmãos, a nossa vida de adoração, de servo, é constante. Desde quando acordamos precisa ter o momento de adoração, de reverência e de meditação da palavra de Deus. Cada pessoa tem sua forma e seu jeito de adorar a Deus, mas no seu dia a dia, nas 24 horas nos precisamos ter momentos de adoração, de oração, de meditação, de consagração de  pensar mais nas coisas do céu.

O problema é as pessoas estão pensando, querendo, desejando, trabalhando para conquistar as coisas daqui da terra e eles estão se esquecendo que nós não Somos daqui, nós somos do céu, estamos aqui passando um tempo, mas tem muitas pessoas colocando o seu coração e sua mente, a sua mão, os olhos, o seu ouvido, sua boca e a sua língua nas coisas desta terra. Como resultado o que está acontecendo frieza espiritual, não sente mais vontade de ir para o céu nem sente vontade de participar do arrebatamento da igreja.

Se hoje Deus fosse perguntar você quer ir para o céu ou ficar na terra? Muitas pessoas diriam, Jesus espera um pouquinho porque eu não casei ainda,  não arrumei um trabalho, minha formatura, ainda não tenho filho.

Precisamos ter uma vida ativa de comunhão, de consagração, ter um momento diário com Deus, ter intimidade com Ele.

Se você ainda não tem esse momento com Deus precisa arrumar esse tempo, urgente. Paulo já dizia para orarmos sem cessar.

  • Poder amor e moderação.

São 3 Virtudes essenciais para a vida cristã:  primeiro Poder de Deus. Com o Poder de Deus nós somos Cheios do Espírito Santo, o Espírito Santo nos capacita nos dá poder e ousadia para pregar a palavra e realizar grandes Milagres. Ouvimos a palavra que é poder de Deus, você tem autoridade para expulsar demônios, você tem autoridade para curar, você tem autoridade para pregar o evangelho a toda criatura e esse poder vem do Espírito Santo de Deus.

Mas, no entanto é necessário pregar a palavra com muito amor. Tudo que você for fazer ,tudo aquilo que eu faço, precisa ser feito praticado com muito amor. Tem muitas pessoas fazendo a obra por ai para aparecer, ganhar dinheiro, por questão de fama, reconhecimento, likes, mais seguidores. No entanto, o verdadeiro Cristão aquele que está com a sua chama acesa ele vai pregar, vai para redes sociais, vai evangelizar, não por causa da fama e do dinheiro, o reconhecimento, mas por causa do amor.

Tem muitas pessoas passando pela porta larga e o caminho espaçoso, mas o destino é o inferno. O verdadeiro cristão não quer que ninguém se perca, por isso ele prega a palavra, fala de Jesus, ele evangeliza, contribui, é participativo porque a sua vida é dedicada está afirmada no amor de Cristo Jesus.

Mas tudo tem que ser feito com muito amor e moderação tem muitas pessoas exagerando até na oração. Exagerando na forma de falar, de pregar, se achando melhor e mais importante porque Ora no monte, porque ora de madrugada, se acha mais importante, mais cheio do Espírito Santo, aí ora duas horas de madrugada, ora a noite toda, porque  leu a Bíblia Sagrada toda( claro que temos que ler, mas não como orgulho).

 E isso é puro orgulho. Cuidado com essa atitude de orgulho.

Ao orar temos que ser humilde, submisso, respeitar a liderança, tem que estar sujeita a palavra de Deus e não fazer sua própria vontade. Se você tem uma vida de oração precisa também ter equilíbrio espiritual, emocional e psicológico para entender que nem tudo precisa ser você. Você não precisa estar em todos os lugares. Você precisa estar aonde Deus quer que você esteja executando a sua chamada e o seu Ministério.

Nós precisamos ter essas três virtudes: o poder do Espírito Santo para fazer a obra de Deus com muito amor e moderação. Precisamos ter cuidado e vigiar com o que fica guardado em nosso coração, com as más intenções lembre que Deus ele sonda e conhece nossos corações. Por isso busque o equilíbrio espiritual emocional em nome de Jesus.

Dinâmica Seja Firme- EBD 3° Trimestre 2023 (Lição 11 Jovens) Pr Jeovane Santos.

III – Não te envergonhes.

  • O testemunho de Cristo.

Veja só, está na moda hoje o gospel. Antigamente nós éramos chamados de Protestantes, porque nós protestávamos, nós falávamos o que estava errado o que podia o que não podia, contra o mal, contra o pecado, por isso ficamos conhecidos por um bom tempo como protestante, mas com o passar do tempo vamos aceitando, permitindo, paramos de protestar (isso tem nada não), e passamos a ser conhecido como gospel.

O gospel hoje tem muito mais a ver com artístico com a financeira, só que o cristianismo não é feito de pessoas famosas, o nome que tem que aparecer é o nome de Cristo.

Cresceu muito o número de pessoas querem ser famoso e reconhecido, pensando no dinheiro é o “quero viver da obra”, ou seja, viver nos holofotes. Devemos vigia, nós somos é protestante. Estamos aqui para protestar contra o Pecado.

Atenção irmãos, o mundo pode ser o que for o mundo pode gostar da Fama, do dinheiro, do reconhecimento. O sistema mudando é o espírito da Babilônia atingindo e atacando de todas as formas e maneiras, mas eu e você enquanto cristão precisamos ser pessoas diferentes.

Se o mundo tem caído no hedonismo, que é a busca pelo prazer, onde rejeita e despreza o corpo, logo você pode fazer o que você quiser em busca do prazer.

Todas as pessoas que estão em busca do prazer estão caindo no hedonismo que é pecado. O prazer fora dos padrões biblicos é pecado.  Então casamento é pecado? Não, você que é jovem ora em nome de Jesus para que Deus possa abrir a porta do casamento. Para que Deus possa abrir a porta do emprego, para quem assim deseja, para você sustentar e manter a sua família.

A Bíblia diz que nosso corpo é tempo do Espírito Santo cuide dele sem exagero. Quando nós morremos nosso corpo vai para o pó, mas quando ressuscitarmos ele passará pelo processo de transformação e nós precisamos apresentar a Deus o nosso corpo em sacrifício vivo Santo e agradável a Deus.

Com o hedonismo, a busca por prazer os jovens já não quer mais viver em santidade e renúncia. Dizendo eu sou dono do meu corpo e faço o que eu quero. Isso é mentira.

 O materialismo nos afasta de Deus, fazendo nos pensar nas coiasa terrenas e não sinta saudade e desejo de morar no céu. Tudo isso é o mundo, o secularismo vindo para atingir a nossa fé.

O apóstolo Paulo já estava preocupado com Timóteo para que pudesse estar aceso, vigilante.

As coisas deste mundo são atraentes aos nossos olhos, mas, no entanto quem quiser ir a Cristo precisa renunciar a si mesmo, toma sua cruz e siga-me.

Essa é a nossa missão, Você tem feito?

Só tem como ser diferente e Vencer este mundo direcionado pelo Espírito Santo de Deus, tendo a vida diante do Senhor em oração e consagração buscando a Deus. Só assim nós vamos conseguir vencer.

Bíblia Sagrada diz fugir da aparência do mal, porque fugir do mal é difícil, então se você já percebe de longe que aquilo não é bom, não condiz com você, não faz parte da sua vida cristã, se afasta, foge em nome de Jesus. José só foi vitorioso porque ele fugiu da mulher de Potifar. Já Davi General, forte, Guerreiro ele não fugiu de Bate-Seba e acabou pecando e trazendo grandes consequências na sua vida e na vida também da sua família. Por isso, fuja da aparência do Mal busca mais a Deus, consagre a sua vida a Ele.

Assim, você estará pronto, firme e constante para rejeitar as propostas do inimigo e fazer a vontade de Deus.

2 – O Prisioneiro de Cristo

A grande preocupação de Paulo era deixar a Timóteo preparado, porque a vida de Paulo foi cheia de prisões.

Quem quer ter uma vida dessa? Quem esta ponto para ser preso, humilhado e até mesmo morto por amor ao evangelho?

O apóstolo Paulo preocupado com a vida de Timóteo, já vai preparando ele para esse sofrimento que ele poderia passar. Faz parte da vida cristã. E Timóteo era preparado também para passar pelas aflições, pela prisão, se fosse necessário. O apóstolo experiente homem de Deus estava passando instruções ao Jovem Pastor sobre as lutas, a diversidade viria, no entanto, tudo isso que ele estava passando era por amor a Cristo. Por ser pregador de Cristo Jesus por propagar o evangelho de Jesus.

Nos nossos dias todas as pessoas que pregam à verdade a sociedade não gostam não são aprovados pela sociedade. A Sociedade, o mundo vai aplaudir quem anda no pecado, se prostituindo, fazendo o que não agrada a Deus.

Nós que conhecemos a Deus precisamos seguir e fazer a vontade daquele que vive e reina para todo sempre. A obra de Deus não pode parar, não pode estacionar e você hoje está sendo despertado orientado a fazer obra do senhor.

virão as perseguições, as aflições, mas não largue a obra do senhor e não abra a mão do teu chamado. Que possa ser despertado em ti o dom o Talento que tu tem para fazer.

3 – Sei em quem tenho crido.

Eu sei em quem tem um crido, irmãos isso fala de convicção, da certeza de Paulo em pregar o evangelho. Paulo Abriu mão da sua vida, do sucesso, riqueza, dinheiro, da sua autoridade, para pregar o evangelho de Cristo Jesus. Ele deixa bastante Claro eu sei a quem estou pregando, eu sei por quem estou passando por tudo isso, e tem uma certeza que a minha salvação e meu galardão meu Deus garante.

Paulo tinha convicção que estava servindo a Deus, que estava fazendo a vontade do Senhor. E  você tem essa convicção?

Paulo foi humilhado, maltratado, aprisionado, caluniado, rejeitado, preso e morto, no Entanto, ele não abriu mão de pregar o Evangelho. Até na prisão ele estava pregando o evangelho. Enquanto preso ele fazia cartas para anunciar o evangelho de Cristo Jesus, e trazer orientações ao seu povo. Ele não perdia tempo e ele não estava atrás de fama, de reconhecimento pessoal, a grande preocupação dele era fazer com que mais pessoas estivessem tendo conhecimento de Cristo Jesus.

Hoje as pessoas estão buscando fama, reconhecimento, seguidores, que Deus tenha misericórdia das nossas vidas, pois, precisamos ter uma vida digna diante do senhor, fazer tudo para a glória de Deus.

Exerça o Seu Chamado. Você tem uma chamada de Deus. A sua chamada não é a minha, ninguém ocupa o lugar de ninguém, cada pessoa na igreja tem a sua Chamada e nós precisamos exercer essa chamada com dignidade, compromisso, responsabilidade, dedicação e submissão à vontade do senhor. Hoje todo mundo quer ser dono da igreja, todo mundo quer mandar na igreja, mandar no pastor. Não faça assim. Faça igualmente Paulo sirva a Deus

Quando você está servindo ao homem você está servindo ao senhor, quando você está pregando a palavra Deus, você está fazendo algo que agrada o coração de Deus e por causa disso vão ser abençoado. Deus te dá saúde, te dá casa, te dar casamento.

Você não é casado? Vai casar em nome de Jesus, vai ter filhos. Exerça sua chamada cumpra com seu ministério porque assim você está agradando a Deus e fazendo aquilo que aprove o senhor através da sua vida. Deus tem chamado em sua vida Deus, tem interesse de estar te abençoando, mas não sai da direção de Deus.

Conclusão

Que Deus possa nos dar força, nos dá capacidade, nos orientar, falar conosco, pois nós precisamos de direcionamento do Espírito Santo.  Nós precisamos ouvir mais A voz de Deus, precisamos acatar mais a vontade do Senhor, por isso está sendo despertado em ti. Que possa haver dedicação compromisso responsabilidade temor a Deus para que possamos esperar também com paciência o tempo de Deus em nossa vida.

Deus tem um tempo para nossa vida e nós precisamos esperar o seu tempo. Porque quando a pessoa espera o tempo de Deus, as bençãos do senhor recaem sobre a vida dele.

GRUPO PARA INFORMAÇÕES.

subisidios-teologicos-pra- ebd

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print

Últimos Posts

Paz do Senhor!
Sou o Pr. Jeovane Santos do Canal @Descomplicando a Teologia no YOUTUBE e neste Blog vocês sempre vão encontrar uma Subsídios e Dinâmicas para EBD- Escola Bíblica Dominical de todas as revistas da CPAD , além de um conteúdo de excelência sobre Escatologia de uma forma descomplicada.

Contato

Descomplicando a Teologia © 2023- Todos os Direitos Reservados