X
    Categorias: ADULTOS

Sendo a Igreja do Deus Vivo-Lição 12 Adulto

Lição 12 Adulto- Sendo Igreja do Deus Vivo- EBD 3 Trimestre 2023.

Vivemos dias de ataques que buscam destruir a fé dos santos. Porém, nesses dias tão difícil, é que somos chamados a ser Igreja do Deus Vivo, coluna e firmeza da verdade.

📚  TEXTO ÁUREO

“Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.” (Ef 5.32). Paulo quer dizer que o mistério é a comparação do matrimônio com a união entre Cristo e a igreja. Paulo fala sobre o relacionamento conjugal, mas sempre fazendo menção à semelhança que há entre a relação “marido e mulher” com Cristo e a Igreja.

💡  VERDADE PRÁTICA

A Noiva de Cristo não pode ser mundana, pois ela é a guardiã da verdade revelada e suas vestes devem se manter imaculadas para as Bodas do Cordeiro. Vejam a santidade da noiva de Cristo, a igreja deve manter-se fiel à sã doutrina, protegendo a mensagem do Evangelho contra influências mundanas.

As Bodas do Cordeiro é um evento escatológico reservado exclusivamente para os fiéis, isto é, para aqueles que não atenderam aos convites do “espírito da Babilônia”.

  LEITURA DIÁRIA

Segunda – Dn 4.25; At 17.24. Deus é um ser pessoal que intervém no curso da história.

25 serás tirado de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer.

24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens.

Terça – Mt 5.13,14 Se a verdade for corrompida, deixamos de ser o sal da terra e a luz do mundo.

13 Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.

14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Quarta – Hb 13.12 A santificação da Igreja é uma obra do Calvário.

12 E, por isso, também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.

Quinta – Ap 19.7-9 A Igreja “santa e imaculada” terá acesso às Bodas do Cordeiro.

7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.

9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

Sexta – 2 Tm 4.2. Zelando, vivendo e propagando a mensagem bíblica com fidelidade.

2 que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Sábado – Jd 1.3 Batalhando pela fé que foi entregue aos santos.

3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

1 Timóteo 3.14-16; Efésios 5.25-27,32.

INTRODUÇÃO

Os efeitos do mundanismo são percebidos quando a Igreja deixa de ser pautada guiada pelos valores da fé cristã (2 Tm 3.1-5).

A igreja tem seu manual, seu guia, seu instrutor, e seus valores, por isso não podemos deixar o mundanismo entrar em nossas vidas.

Infelizmente, ela não está imune a influências nocivas da sociedade (2 Pe 2.1). Devemos ter o cuidado de evitar os falsos profetas e

falsos mestres de nossos dias. Qualquer livro, quaisquer áudio, vídeo, e mensagens proclamadas nas redes sociais devem ser avaliados a luz da Palavra de Deus. Esteja alerta aos significados ou interpretações especiais que depreciem a Cristo ou sua obra redentora.

Nesta oportunidade, vamos abordar a natureza da igreja, seu relacionamento com Cristo e as armas que impedem a mundanização da Igreja local. A proposta é chamar a atenção para o papel da Igreja do Deus vivo, como coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15).

Nosso papel como igreja do Deus vivo, é zelar pelo ensino bíblico e a integridade da verdade revelada (1Tm 4.16). 16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.

PALAVRA-CHAVE Igreja

I – A NATUREZA DA IGREJA DO DEUS VIVO
  1. A casa do Deus vivo.

Paulo orienta Timóteo a como “andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (1 Tm 3.15a).

A Igreja (não o templo físico) é a Casa de Deus, a morada do Altíssimo, o santuário do Espírito Santo. Deus habita na Igreja. Nós, povo de Deus, somos sua habitação (1Co.3:16; 6:19; 2Co.6:16). Aquele, que nem o céu dos céus pode contê-lo, habita em nós, frágeis vasos de barro.

A expressão “casa de Deus” foi emprestada do Antigo Testamento, onde o termo frequente é “casa do Senhor” (1 Rs 3.1; 1 Cr 22.11). O uso original da expressão refere-se ao Templo, mas o complemento “que é a igreja do Deus vivo” inclui o conjunto de membros da igreja. O apóstolo ainda usa os vocábulos “domésticos da fé” (Gl 6.10); “família de Deus” (Ef 2.19); “corpo de Cristo” (1 Co 12.27); e “templo de Deus” (1 Co 3.16).

No Antigo Testamento, Deus mandou fazer um santuário para habitar no meio do povo (Êx.25:8). Depois, o Templo foi edificado, e Deus habitou no Templo. Na plenitude dos tempos, o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:14). Agora, Deus habita na Igreja.

A sentença “Deus vivo” enfatiza destaca o verdadeiro Deus em contraste com os ídolos mortos (1 Co 8.4; 2 Co 6.16; 1 Ts 1.9), fazendo alusão referência à doutrina bíblica de que Deus é um ser pessoal, distinto da Criação e que, ao mesmo tempo, se relaciona com a criatura, atuando na história humana (Dn 4.25; At 17.24). Deus não é a criatura ele é o Criador.

  1. A coluna e firmeza da verdade.

A Bíblia assegura que a Igreja do Deus vivo é “a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15b). Nessa metáfora, a Igreja é o fundamento que sustenta a verdade, ou seja, significa que foi instituída como guardiã da verdade por Deus revelada (2 Tm 1.13,14).

A Igreja é fundamento da verdade na medida em que se baseia em Cristo, pois Ele é o fundamento da Igreja (1Co.3:11). O próprio Cristo é a Verdade (João 14:6).

Essa verdade é o Evangelho de Cristo, as Boas-Novas de salvação e suas imutáveis doutrinas (Gl 2.5; Ef 1.13; Cl 1.5). Portanto, é responsabilidade da Igreja propagar, testemunhar e defender a verdade do Evangelho (Mt 28.20; Jo 18.37; Jd 1.3).

A Igreja é comparada com uma coluna e um fundamento. Como a coluna sustenta o teto e como o fundamento sustenta toda a estrutura da casa, assim, a Igreja sustenta a gloriosa verdade do Evangelho no mundo. A Igreja sustenta a verdade por ouvi-la e obedecer-lhe (Mt.13:9), por usá-la corretamente (2Tm.2:15), por guardá-la no coração (Sl.119:11), por defendê-la (Fp.1:16), por proclamá-la (Mt.28:18-20).

Desse modo, no zelo pela verdade, os líderes da igreja devem ser irrepreensíveis e capazes de repudiar os falsos mestres e suas heresias (1 Tm 3.1-13). Se a verdade do Evangelho for corrompida, então, a igreja deixa de ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13,14).

EBD- Sendo a Igreja do Deus Vivo- Lição 12 Adulto (EBD 3 Trimestre 2023).

  1. O mistério da piedade.

A verdade do Evangelho é personificada em Cristo (Jo 14.6). Nessa concepção, o apóstolo Paulo diz: “grande é o mistério da piedade” (1 Tm 3.16a).

Quando Paulo afirma “grande é o mistério da piedade”, ele não quer dizer que a verdade é misteriosa demais, mas que ela, antes desconhecida quanto à pessoa e à obra do Senhor Jesus, é extraordinária e maravilhosa

Devemos, aqui, ter atenção para as palavras “mistério” e “piedade”. A primeira sinaliza que a verdade do Evangelho foi revelada aos santos (Cl 1.26); Por meio de Cristo, esse mistério foi revelado a todos, a segunda retrata a base do cristianismo que é a fé cristã.

Na sequência, o apóstolo sintetiza tudo isso com a expressão “o mistério da piedade”, o Evangelho revelado, a fé cristã estabelecida no seguinte evento: Cristo “que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória” (1 Tm 3.16). Refere-se ao Senhor Jesus e particularmente à sua encarnação. A verdadeira “piedade” manifestou-se na carne pela primeira vez quando o Salvador nasceu como um bebê na manjedoura de Belém. Assim, a Igreja é a fiel portadora dessa verdade (2 Co 2.17).

SINÓPSE I

A Igreja é a casa do Deus vivo, coluna e firmeza da verdade, fiel portadora da verdade do Evangelho.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“DEFINIÇÃO DE IGREJA

Hoje, ‘igreja’ comporta vários significados. Refere-se frequentemente ao prédio onde os crentes se reúnem (por exemplo: ‘Estamos indo à igreja’). Pode indicar a nossa comunhão local ou denominação (‘Minha igreja ensina o batismo por imersão’) ou um grupo religioso regional ou nacional (‘a igreja da Inglaterra’).

A palavra é empregada frequentemente com referência a todos os crentes nascidos de novo, independentemente de suas diferenças geográficas e culturais (‘a Igreja do Senhor Jesus Cristo’). Mas seja como for, o significado bíblico de ‘igreja’ refere-se primariamente não às instituições e culturas, mas sim às pessoas reconciliadas com Deus mediante a obra salvífica de Cristo e que agora pertencem a Ele” (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.537-38).

II – CRISTO E O RELACIONAMENTO COM A IGREJA
  1. Santificação e pureza.

Paulo ensina que Cristo morreu pela Igreja: “para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra” (Ef 5.26 – ARA). Santificar quer dizer separar. Quanto à sua posição, a Igreja já e santificada.

Na prática ela é separada dia após dia; ela está passando por um processo de preparação moral e espiritual, semelhante ao ano de preparação pelo qual Ester passou antes de ser apresentada ao rei Assuero (Et.2:12-16).

O texto mostra que, na regeneração, Cristo nos purifica do pecado (1 Co 6.11; Tt 3.5) e que, no propósito do calvário, estava inclusa a nossa santificação (1 Ts 4.16; Hb 13.12).

A expressão “a lavagem da água” é usada de forma figurada, simboliza a Palavra de Deus que opera uma limpeza espiritual (Jo 15.3), ou seja, a Igreja está sendo lavada no presente, não com água literal, mas com o agente de limpeza que é a Palavra de Deus. Em termos simples, isso significa que a vida do crente é purificada à medida que ele ouve as palavras de Cristo e obedece.

Nesse sentido, Cristo orou: “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). Assim como o sangue de Cristo nos purifica de uma vez por todas da culpa e da penalidade do pecado, da mesma forma a Palavra de Deus nos purifica continuamente da corrupção e da poluição do pecado.

Ora, sabemos que a Santificação é o ato de separar-se do pecado e preparar-se para a volta do Senhor (1 Pe 1.15; Hb 12.14). Esse processo é contínuo até a glorificação final no dia de Cristo (Rm 6.22; 8.30; Fp 3.21).

  1. Gloriosa e irrepreensível.

A santificação tem como alvo preparar uma “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27). A “apresentação” retrata um casamento futuro; é como o período de noivado, que, para os judeus, estabelecia vínculos tão fortes como os do casamento.

A Escritura compara a relação de Cristo com a Igreja, com a do marido com a esposa (2 Co 11.2). Assim, a Igreja é a noiva de Cristo, que se prepara para a festa nupcial (Ap 21.2,9).

Durante essa espera, por meio do Espírito Santo, Cristo a santifica para apresentá-la a si mesmo totalmente pura (2 Ts 2.13). 

No passado, o amor de Cristo se manifestou na nossa redenção; no presente, é visto na nossa santificação; no futuro, será exibido na nossa glorificação (Ap.19:7). A ausência de “mácula” e de “ruga” significa sem mancha alguma de ordem moral ou espiritual.

Então a Igreja atingirá o clímax da beleza e da perfeição espiritual. Naquele Dia não haverá sinal algum de velhice na Igreja de Cristo – nenhuma ruga, nenhum defeito.

Vestida nesse grau de pureza, somente a igreja “santa e imaculada” terá acesso à ceia das Bodas do Cordeiro (Ap 19.7-9). Acerca disso, Cristo advertiu não ser possível entrar nas bodas sem a devida veste nupcial (Mt 22.11-13).

SINÓPSE II

A santificação, a pureza e o caráter irrepreensível da Igreja se destacam no relacionamento de Cristo com ela.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“CORPO DE CRISTO

Figura bíblica da máxima relevância para representar a Igreja é o “corpo de Cristo”. Era a expressão predileta do apóstolo Paulo, que frequentemente comparava os inter-relacionamentos e funções dos membros da Igreja com partes do corpo humano.

Os escritos de Paulo enfatizam a verdadeira união, que é essencial na Igreja. Por exemplo: “O corpo é um e tem muitos membros… assim é Cristo também” (1 Co 12.12).

Da mesma forma que o corpo de Cristo tem o propósito de funcionar eficazmente como uma só unidade, também os dons do Espírito Santo são dados para equipar o corpo “pelo Espírito Santo… o mesmo Senhor… o mesmo Deus que opera tudo em todos… para o que for útil” (1 Co 12.4-7)” (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.544-46).

III – AS ARMAS DA IGREJA DO DEUS VIVO.

“Zelo e ensino pela verdade são duas das principais armas da Igreja do Deus vivo”.
O zelo pela verdade.

Enfatizamos que a verdade bíblica é absoluta e imutável (Lc 21.33; Jo 17.17), ou seja, o Evangelho de Cristo é a única verdade (Jo 14.6). Nesse caso, a igreja é a “fiel depositária” dessa verdade (1 Tm 3.15). Portanto, como cristãos em Cristo, entendemos que a Bíblia é a autoridade suprema em nossas vidas, e é através dela que conhecemos a verdade eterna de Deus.

E, por isso, os salvos em Cristo são despenseiros ou seja: encarregado da dispensa do céu, da mensagem da redenção (1 Pe 4.10).

Para ilustrar essa responsabilidade, levemos em conta o uso que Jesus fez de símbolos que remontam referi se à responsabilidade espiritual: “os dois servos” (Mt 24.45-51); “os talentos” (Mt 25.14-30); “o servo vigilante” (Lc 12.35-38); “o mordomo infiel” (Lc 16.1-13); e “as dez minas” (Lc 19.12-26).

Todas essas parábolas trazem a imagem da responsabilidade que cada salvo deve ter enquanto espera o Senhor da Igreja voltarResponsabilidade esta que se for negligenciada, poderá trazer sérios prejuízos eternos.

Esse compromisso é inegociável, pois espera-se que o salvo cumpra o seu dever com irrestrita ou total lealdade. Assim, a Igreja deve zelar pela verdade das Escrituras, viver e propagar a mensagem bíblica com fidelidade (2 Tm 4.2).

Dinâmica Sendo a Igreja do Deus Vivo- Lição 12 Adulto (EBD 3 Trimestre 2023).

  1. O ensino da verdade.

Deus constituiu líderes para o aperfeiçoamento e edificação da Igreja (Ef 4.11,12). Portanto, o líder deve estar apto para ensinar (1 Tm 3.2). Isso refere-se à capacidade de compreender as Escrituras, defender a ortodoxia e refutar as heresias (Tt 1.9).

Desse modo, um líder vocacionado não cede ao liberalismo teológico, ecumenismo e sincretismo religioso (2 Co 2.17; 2 Tm 4.3,4). Logo, a verdade bíblica deve ocupar a primazia na igreja (1 Tm 4.13; 2 Tm 2.15). 

O verdadeiro líder é um estudioso dedicado, que se esmera tanto no estudo como no ensino; e ensina tanto pela palavra como pelo exemplo, tanto com palavras como por obras.

Não por acaso, na tese 54, Lutero ensinou que ofendemos a Palavra de Deus quando no sermão não há tempo ao estudo da Bíblia, ou seja, quando a exposição da Bíblia não é o cerne âmago, centro da pregação.

Não ensinar as Escrituras, relativizar ou desvalorizar suas doutrinas ou fazer concessões permissões ao pecado equivale fazer a igreja refém cativo preso ao do mundanismoO mundanismo é afugentado, quando a palavra é pregada com autoridade e poder.

Portanto, somente a verdade de Deus é capaz de libertar o pecador (Jo 8.32).

SINÓPSE III

Zelo e ensino pela verdade são duas das principais armas da Igreja do Deus vivo.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO CRISTÃ

UM TEMPO DE QUALIDADE COM OS FILHOS POR MEIO DA LEITURA.

Não há dúvida que a leitura é o instrumento mais democrático e barato para se educar uma criança.

Por isso, reproduzimos aqui mais uma sugestão do dr. John Trent, em “Bênção Lida em Voz Alta”, para que os nossos filhos se desenvolvam em sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens: “Uma forma como minha esposa, Cindy, costumava abençoar nossas meninas era reservando tempo para ler com elas.

Embora contássemos as tradicionais histórias na hora de dormir, Cindy também descobriu várias maneiras adicionais de ler com nossas filhas algo que lhes transmitisse suas bênção e criasse um vínculo entre todos nós. Sou feliz em dizer que, mesmo com nossas filhas crescidas, essa tradição ainda se mantém nas viagens de carro da família Trent e quando nossas filhas estão em casa nos feriados.

Aqui estão algumas maneiras de transformar a história na hora de dormir ou o período dentro do carro em momento de bênçãos para seus filhos […].” Continua em: TRENT, John. 30 Maneiras de uma Mãe Abençoar seus Filhos. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.31-32.

CONCLUSÃO

Diante dos ataques de desconstrução da fé, a Igreja do Deus vivo precisa ser vigilante (1 Co 16.13). Isto porque os lobos devoradores estão de olho no rebanho de Cristo, Ela é a guardiã da única verdade que liberta (Jo 8.36).

 A responsabilidade é grande sobre nós, mas a recompensa é maior. A mensagem da cruz não pode ser resinificada ter um outro significado, para satisfazer o mal. Cristo morreu e ressuscitou por amor à Igreja e a requer santa, pura e irrepreensível (Ef 5.27). É a exigência do mestre o noivo da igreja, a qual ele a comprou com o seu sangue.

Portanto, a Noiva de Cristo não pode macular suas vestes. Seu papel abarca o ensino e a defesa com todo o zelo da integridade da verdade revelada (1 Tm 4.16). A fim de permanecer firme contra as investidas do “espírito da Babilônia” a igreja não pode perder o zelo pela verdade.

REVISANDO O CONTEÚDO

  1. O que a Bíblia assegura?

A Bíblia assegura que a Igreja do Deus vivo é “a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15b).

  1. Em quem a verdade do Evangelho está personificada?

A verdade do Evangelho é personificada em Cristo (Jo 14.6).

  1. Segundo a lição, o que é o ato de santificação?

A santificação é o ato de separar-se do pecado e preparar-se para a volta do Senhor (1 Pe 1.15; Hb 12.14).

  1. Qual é o alvo da santificação?

A santificação tem como alvo preparar uma “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5.27).

  1. Cite pelo menos duas imagens que simbolizam a responsabilidade da Igreja.

Os dois servos e servo vigilante.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais