X
    Categorias: JOVENS

Tito: Organizar a Igreja em Creta- Lição 13 Jovens

EBD Lição 13 Jovens- Tito: Organizar a Igreja em Creta do 3 Trimestre 2023.

E REPRIMIR OS FALSOS DOUTORES.

Introdução

Quem foi Tito? O que Paulo era de Tito? Qual era a confiança que Paulo tinha cerca de título? Tito já foi pastor de qual igreja? Você já leu o livro todo de Tito? Sabe quando foi escrito? Por que esse livro foi escrito? Para quem esse livro foi escrito?

Nessa lição vamos estudar acerca da carta de Tito, esta é uma carta essencial principalmente para quem quer ser obreiro da casa do Senhor.

Este livro é classificado como a carta pastoral, pois traz instruções importantes sobre a vida pastoral, o comportamento pastoral, sua atitude, a separação de obreiros para a casa do senhor, esta carta foi Paulo enviando instruções para Tito para que este pudesse responder para os idosos, as crianças, os obreiros me informasse também  para refutar todo ensinamento contrário.

Você vai saber também sobre a origem da mentira.

Tito 1.4

Tito era filho da fé do apóstolo Paulo. E grande era a sua consideração, tanto que quando tinha algum conflito em alguma igreja, Paulo enviava Tito para conciliar, resolver o problema que estava acontecendo. Ou seja, Tito era um obreiro de confiança determinado com coragem para aconselhar, exortar a igreja.

Sempre terá pessoas erradas, com ensinamento errado no meio do povo de Deus e nós enquanto cristão devemos ter cuidado quem recebemos, quem consagramos,  quem é a liderança que colocamos.

Pois muitos têm o desejo de ser pregadores, cantores, professores, mas não tem vida diante do altar. Conheço acaba não estudando e não ensinando a palavra do senhor e ensinando filosofias vãs, fábulas que vão de encontro a palavra do Senhor .

Não podemos aceitar os falsos doutores professores com ensinamentos errados, aquilo que Cristo não mandou,  que não está na Bíblia nem foi ensinado pelos apóstolos. Estamos aqui para seguir os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos.

Tito 1: 1-9

A carta de Tito assim como primeira e segunda Timóteo são denominadas como cartas pastorais.

Paulo ele escreve para falar de comportamentos, de atitudes, consagração de obreiros e ensinamentos acerca da vida de pastor como o pastor deve se comportar, ensinar, exortar, refutar todo ensinamento contrário, por que cabe ao líder da igreja proteger a igreja contra os falsos doutores e seus falsos ensinamentos.

Para isso precisa ter um comportamento e atitude de homem de Deus e não ser influenciado pelos falsos líderes e falsos profetas. Paulo preocupado com essa situação envia Tito a igreja de Creta para organizar, orientar.

1 Tito, Creta e os cretenses.

1.1 O perfil de Tito.

Na Ilha de Creta havia cerca de 100 cidades, possivelmente sem igrejas também.

Ao que estudamos, Tito é mais velho do que Timóteo, mas também jovem e tinha aceitado a Cristo antes de Timóteo já estava cooperando com o apóstolo há mais tempo, era um grande amigo um filho na fé do apóstolo Paulo.

Tito era gentil que tinha se convertido ao evangelho que já estava com Paulo em algumas viagens missionárias que Paulo tinha feito. Paulo defendia que estes (gentil)  quando se convertia  ao cristianismo tinham suas vida mudada e pautada no cristianismo e não no judaísmo. Por isso não precisava seguir os ritos do judaísmo.

Paulo defendia que estes já tinham se convertido ao cristianismo e agora deveriam seguir as doutrinas do cristianismo e não os costumes do judaísmo.

Tito não era judeu mas dava um bom testemunho, dedicado, compromissado, de responsabilidade, atitude, uma pessoa amorosa, proativo, gostava de trabalhar, gostava de evangelizar, gostava de fazer as coisas para Deus. Jesus já tinha mudado a vida de Tito ele estava cada vez mais se dedicando a obra do Senhor.

1.2 A Ilha de Creta.

Estamos falando de uma grande Ilha, com aproximadamente 100 cidades, e aproximadamente sem igrejas. E estas igrejas estavam recebendo influências de falsos líderes e doutores, que entraram na igreja e estava disseminando heresias falsos ensinamentos.

Paulo tomando ciência disso chama o seu obreiro Tito e designa ele para cuidar, orientar, exortar,  discipular essas igrejas e consagrar presbíteros para dar continuidade à obra do senhor. Grande foi a missão dada a Tito.

Será que hoje nós temos obreiros assim dignos de confiança? Será que o pastor, o seu líder pode confiar em você?

EBD- Organizar a Igreja em Creta ( Lição 13 Jovens) EBD 3 Trimestre 2023.

1.3 Os cretenses.

Aqui temos algumas características culturais desses povos. Eles eram preguiçosos, mentirosos,  briguentos, violentos, de péssima fama. Como era uma ilha portuária acabava recebendo influências de vários povos. Adorava vários deuses, não tinha compromisso, nem retidão.

Lá havia um sincretismo, ou seja, a mistura de várias religiões agregadas a deles.

Por isso, quando uma pessoa do mundo antigo queria ofender o outro chamava de cretense.

Tudo que tinha naquela Ilha era imoral, no entanto o evangelho chegou, e quando o evangelho chega há uma transformação e libertação.

2 A missão de Tito.

2.1 Estabelecer presbíteros.

Cada igreja precisava ter seu presbítero para fazer as ministrações, pregações, ensinamentos. Separar ministros na casa do Senhor não é algo tão fácil, pois não pode ser colocado qualquer pessoa.

Esta pessoa precisa ter os pré-requisitos de: honestidade, integridade, irrepreensível, marido de uma só mulher, não dado a vinho, que bom comportamento, saber se relacionar, que os filhos tivessem bons exemplos…

E Tito precisava ter bastante cuidado com esses pré-requisitos para não consagrar ninguém que estivesse fora da vontade de Deus.

Hoje muitos líderes tem seus filhos fora da igreja. Alguns por pressão da própria igreja, outros por pressão dos pais e outros porque os pais não ensinaram a ser crentes, precisa ser ensinado a amar a Deus e viver no temor ao Senhor.

2.2 Correção aos falsos doutores.

Tito tinha uma grande responsabilidade porque cabia a ele ensinar, exortar, corrigir os falsos doutores que estava entrando nas casas e nas igrejas com falsos ensinamentos , por exemplo, acerca dos gentios eles diziam que, o gentil quando se convertia deveriam guardar a lei do judaísmo,  guardar o sábado, e seguir os ritos judaicos.

Isto estava gerando uma grande confusão nas igrejas. E Paulo foi  incisivo para que não desse oportunidade para esses, não deixem esses falarem, para  não contaminar e enganar o povo.

Tito precisava agora de coragem para confrontar estes que estavam ensinando errado. Ele também deveria ter muito cuidado ao separar os presbíteros para que não separasse ninguém que não estivesse de acordo com a palavra de Deus.

2.3 A má influência na igreja.

A sociedade cretense era uma sociedade que tinha más costumes como: a mentira, a desonestidade, enganadores, preguiçosos, cheio de mistura e agora os crentes daquela Ilha precisavam mudar de comportamento, deixar os costumes errados da sociedade cretense.

A sociedade achava normal mentir no entanto aqueles que faziam parte da igreja não podiam mentir nem por brincadeira. Nós como cristão não podemos nem brincar de mentir. Por que o inimigo é o pai da mentira.

A sociedade pode concordar com tudo de errado, mas a igreja não. Quando nós aceitamos Jesus como Salvador temos que abandonar tudo que agrada ao mundo, temos que fazer a vontade de Cristo abandonar o pecado.

O pecado não pode mais fazer parte da minha vida. Esse jeitinho brasileiro através de mentiras de erros não pode existir para a igreja que vai morar no céu.

Os crentes da igreja de Creta precisavam mostrar na prática a transformação de Cristo na vida deles, assim como hoje nós também precisamos mostrar.

O mundo tem que ver a transformação em nossa vida e querer nos imitar, mas tem muita igreja querendo imitar o mundo.

Dinâmica Organizar a igreja em Creta ( Lição 13 Juvenis) EBD 3 Trimestre 2023.

3 Exortações gerais.

3.1 Ensino para toda a família.

Paulo também passa algumas instruções referente como deve ser o comportamento de toda a família, das mulheres, dos jovens, dos filhos, dos pais, dos idosos.

Nesta ocasião as mulheres contribuíram muito para o desenvolvimento espiritual dos seus filhos hoje esse papel está sendo negligenciado. As mulheres estão sendo induzidas a não querer ser mãe, não cuidar dos filhos, não querer instruir os filhos, estão terceirizando esta função para a TV, as redes sociais, a escola … a funcionária. E aí estão ensinando aos nossos filhos aquilo que não deveria.

A mulher ela pode trabalhar fora desde que não negligencie o papel de educar, ensinar os seus filhos.

Não pode abrir mão de obrigações como zelar e cuidar da família. Ele fala também dos jovens que precisam ter um alto controle,  principalmente na fase do namoro são muitas vontades, muitos desejos, os hormônios não aceitam Jesus e eles fazem parte do nosso corpo, por isso precisa ter autocontrole para não viver no pecado.

Como que eu consigo isso? Dedicando e gastando o seu tempo na oração, na meditação da palavra de Deus, na consagração, no evangelismo e em fazer a obra do senhor.

Temos que ter este autocontrole jovem senhor senhora adulto saber dizer não saber dizer sim para não perder a salvação.

A vida cristã é feita de renúncia independente de idade ou posição.

3.2 Salvação para todos.

A salvação está em Cristo Jesus, não existe outro Salvador, não existe outro caminho.

Para ser salvo você precisa aceitar Jesus como seu Salvador, confessar os seus pecados, se arrepender, pedir perdão e mudar de vida. As pessoas que assim eu fazem tem as suas vidas transformadas pelo Espírito Santo  de Deus.

O próprio espírito santo de Deus começa agir nossa vida nos purificado, nos transformando,  nos separando do pecado.

As velhas práticas fica para trás, precisamos também ter sabedoria para ter novas atitudes para nos preocupar com o nosso próximo, nossa conduta para conosco mesmo e para com Deus.

As pessoas quando aceitam Cristo estão se reconciliando com Deus, amando o próximo e guardando a sua vida para o momento do arrebatamento da igreja.

A esperança de todos aqueles que aceitam a Cristo é o momento do arrebatamento.

Você tem essa esperança?

Conclusão

Que possamos estar preparados para vencer todos os obstáculos, todas as dificuldades e que cada vez mais nossas vidas sejam apresentadas ao Senhor em sacrifício vivo Santo e agradável a ele.

Deus precisa de você na sua obra, para anunciar o evangelho puro e combater os falsos profetas.

Você está preparado para anunciar o evangelho?

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais