X

Vamos Conhecer a 3 Carta de João

LIÇÃO 11 DOS ADOLESCENTES  VAMOS CONHECER A 3º CARTA DE JOÃO- EBD 3 Trimestre 2023.

Introdução

Quem foi João que escreveu essa epístola?

Alguém já leu essa 3º epístola toda?

Quem sabe algum versículo dessa epístola?

Já ouviram uma pregação ou ensino tirado dessa epístola?

A 3º carta de João foi escrita pelo apóstolo Joao, que era amigo de Jesus que sempre estava com ele.

Os apóstolos escreveram cartas para nos alertar que não podemos ter comunhão com aqueles que não comungam a mesma fé que nós.

3º Jo 1:1 a 8

Precisamos ser fiel em tudo, independente quem é a pessoa. Pois, temos o Espirito Santo de Deus em nós. Logo temos que ser diferente e não sermos vingativos. Nosso comportamento tem que ser diferente dos demais, através do Espírito Santo tem que amar e perdoar, fazer o bem a quem nos faz o mal, ser diferente nas atitudes.

  • – Compreendendo a carta.
1.1  O autor da 3 carta de João.

O apóstolo João autor da carta se apresenta como presbítero e ancião de forma humilde. Nesse período João era o único apostolo vivo.

Diferente dos dias de hoje, que as pessoas querem apresentar títulos, cargos, se esquecendo de que os verdadeiros adoradores herdarão os céus e não os títulos.

1.2 O destinatário.

Percebe-se que era um pastor que tinha hospitalidade, dedicado a obra do senhor a receber os obreiros e missionários de forma honrosa. Você tem esse habito de hospedar pregadores, pastores em sua casa? Será que você o Gaio de nosso tempo?

1.3 O propósito.

Quando João escreve essa carta para Gaio o 1º propósito era incentivar o pastor e a igreja que continuasse com esse mesmo propósito de receber os missionários e os pregadores itinerantes na sua casa dando apoio, alimento, água, hospedagem, nessa época era um período de escassez.

2º proposto era chamar a atenção para os obreiros tipos Diótrefes que não era digno de ser chamado de obreiro, arrogante, exaltado, prepotente e que estava na liderança de igreja e atrapalhava o crescimento da igreja. 3º proposito era confortar os irmãos que em breve ele estaria com os irmãos para desfrutar e participar das bênçãos de Deus.

EBD- Vamos conhecer a 3º Carta de João (Lição 11 Adolescente) EBD 3 Trimestre 2022.

  • Conhecendo a árvore pelo fruto.

Não podeis servir a dois Senhores. Nós cristãos não tem como servir ao Senhor e ter o mesmo comportamento do mundo. Ou você segue o mundo e faz a vontade do mundo ou você segue a Deus e serve a Deus. Precisa largar um e seguir a outro.

Quem tem Deus em seu coração precisa ter atitudes e comportamentos condizentes com a sua fé, por isso que a Bíblia nos afirma que a pessoa quando aceita Cristo é nova criatura, as coisas velhas são passado.

Fofoca, mentira, grupinhos, intrigas são coisas do passado.

Os filhos de Deus não podem em hipótese nenhuma ter o mesmo comportamento e linguajar que o povo do mundo.

Quem vai determinar de você esta sendo filho de Deus ou do diabo, não são suas roupas. É o fruto. Pelo fruto conhecereis a árvore.

Nas igrejas tem muita gente vestidos de ovelhas, mas suas atitudes, seu coração, seu comportamento fora da igreja é de lobo.

A quem você esta servindo?

  • Gaio, um servo abençoador.

Esse irmão Gaio se destaca na igreja por ser hospitaleiro, por esta bem física e espiritualmente e João se preocupa que ele esteja bem por inteiro.

Paulo pergunta. Vai tudo bem com você, com tua alma, com teu corpo? Isso nos faz perceber a importância de cuidar do nosso corpo, alma e espírito, pois como vamos fazer se o espírito está bem, mas não tenho vitalidade e disposição para fazer.

O espírito se alimenta com a palavra de Deus, jejum e oração. A alma com boas companhias, lendo bons livros e assistindo algo que me acrescente ao meu bem estar, o físico, família, trabalha com alimentação saldável acompanhado da prática de exercício, tudo isso vai influenciar no seu ministério.

  • Diótrefes, um servo reprovado.

Sempre existiu nas igrejas pessoas como Diótrefes, arrogante, soberbo, prepotente que só pensa em si mesmo. Um exemplo que não deve ser seguido.

Achando que sabe tudo, que as coisas não acontecem se ele não estiver presente, mas que Deus tenha misericórdia de nós.

Você que quer e tem vontade de fazer pelo Reino, tem que sentar para aprender, ser humilde e reconhecer que não sabemos tudo. Algumas pessoas se sentem autossuficiente que acha que já sabe tudo e só quer estar em frente para ensinar, pregar, cantar, liderar…

E principalmente respeite a liderança. Se Deus ainda não te colocou na liderança respeite o tempo de Deus.

Tu és ovelha ou lobo?

2.3. Demétrio, um servo exemplar.

Na igreja sempre vai ter pessoas honestas, dedicada, fiéis, temente, mas também terão aquelas erradas. Logo te convido a seguir o bom exemplo.

A quem você esta ouvindo, a quem você esta seguindo. Quem você acompanha nas redes sociais? Será que seu cantor predileto, seu pregador predileto será que é ovelha? Será que obedece e é submisso a seu pastor?

Crente que é crente mesmo, ele é crente em casa, no trabalho, na rua , no transito, nas reses sociais, na academias, na roça, em qualquer lugar? Suas atitudes tem que demonstrar isso em qualquer lugar. O Senhor esta te vendo a todo tempo e em todos os lugares.

Tem gente por ai que só consegue ser crente quando esta na igreja. Fora da igreja só a misericórdia.

Dinâmica Vamos conhecer a 3º Carta de João ( Lição 11 Adolescente) EBD 3 Trimestre 2023.

  • Seja um imitador do bem.

Sempre haverá os dois exemplos dentro da igreja, mas que possamos estar atento e orar ao Senhor para seguirmos os bons exemplos. Paulo esta preocupado com Gaio para que este não seguisse o exemplo de Diótrefes. E nós não devemos parar de fazer a obra do Senhor, de fazer o bem por causa dos maus exemplos.

Devemos segui aqueles que faz a vontade de Deus. E qual é a vontade de Deus? Que você ore, jejua, pregue a palavra, ajude as pessoas, seja honesto, não der mal exemplo, contribua, seja submisso…

Conclusão

Os desejos da carne, do  mal as vezes vem sobre nós ,mas que venhamos repreender e pedir misericórdia a Deus , que Ele nos ajude a vencer as tentações e as lutas que são muitas. Em nome de Jesus.

GRUPO NO WHATSAPP.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais