X

Vamos Conhecer a Carta de Judas- Lição 12 Adolescentes

Lição 12 Adolescentes- Vamos Conhecer a Carta de Judas EBD 3 Trimestre 2023.

Introdução

Quem foi Judas? Era o discípulo de Jesus ou era Judas Iscariotes? Quando essa carta de Judas foi escrita? Quem já leu essa carta? Quem sabe algum versículo dessa carta? Quem já ouviu alguma pregação sobre essa carta com os ensinamentos dessa carta?

Vamos estudar hoje sobre a carta de Judas fica antes de Apocalipse. A carta de Judas vai falar sobre a gente defender a nossa fé, precisamos defender a nossa fé, lutar pela nossa fé. Existe muita gente por aí tentando combater, destruir a nossa fé. Nós que temos a nossa fé firmada em Cristo Jesus precisamos lutar, batalhar pela nossa fé.

Você tem batalhado pela sua fé? Ou você tem largado a fé tem desprezado a fé? Muitas pessoas e que já estiveram conosco cantando, pregando, largar, abandonaram a fé. Cabe a nós estarmos orando, pedindo ao Senhor para restaurar essas vidas você acredita que o senhor pode mudar a vida dessas pessoas?

Se você crer Deus vai restaurar os teus filhos, teus irmãos, teus pais, teus amigos, teus vizinhos, o teu bairro a tua cidade em nome de Jesus.

Judas 1: 1 a 5

Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo.  Tem muitas coisas acontecendo para combater, acabar com a nossa fé, nossa confiança no Senhor. No entanto, nós que conhecemos a Deus temos que lutar combater para que a nossa fé continue viva e eficaz.

  • Uma visão panorâmica da carta de Judas.

A Carta de Judas foi escrita provavelmente entre 65 e 80 d.C. Trata-se de um texto relativamente curto, porém com uma mensagem atual e necessária: “lute pela fé”. Mergulharemos em suas palavras a fim de compreendermos o que ela tem a nos ensinar. A carta de Judas ela é pequena, mas eficaz e atual.

Ela é tão importante que  já foi tema de trimestre inteiro. O tema dessa epístola é lutar pela fé para que possamos vencer para que ninguém nem nada venham tirar o nosso amor a nossa confiança no Senhor.

Você precisa lutar e batalhar para que a sua fé continue crescendo mesmo que o mundo não queira, mesmo que o inimigo não queira. Mas vamos lutar e batalhar e vencer sim em nome do Senhor Jesus.

1.1 Você sabe quem escreveu essa carta?

1- Você sabe quem escreveu essa Carta? O autor se identifica como “Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago” (Jd 1). Trata-se do filho de José e Maria (Mt 13.55; Mc 6.3), irmão de Tiago (líder da igreja de Jerusalém) e meio-irmão de Jesus.

Na Bíblia existe cerca de 6 Judas, mas esse Judas era servo do Senhor Jesus Cristo irmão de Tiago. Trata-se do filho de José e Maria, ou seja,  o meio-irmão de Jesus. No início ele não acreditava em Jesus,  mas depois ele se tornou seu servo fiel, temente ao Senhor ele mesmo se identificava assim.

Por seis Judas da Bíblia sagrada são eles: Judas Iscariotes, que traiu Jesus, Judas irmão de Jesus, Judas filho de Tiago, Judas de Tarso, Judas o Galileu Judas Barsabás

Esse Tiago que escreveu Judas, era líder da igreja primitiva e irmão de Jesus.

No entanto ele não se identifica como irmão de Jesus olha sua simplicidade e humildade, se fosse nos dias de hoje as pessoas já ia anunciar “eu sou o irmão de Jesus” nos dias de hoje as pessoas já se identificam assim, eu sou filho do pastor, eu sou filho do presidente, eu sou filho da líder. Aí vem uma curiosidade.

Pastor os irmãos de Jesus eram cristãos? não. Eles só aceitaram a Jesus depois que Jesus morreu e ressuscitou. Enquanto Jesus esteve aqui na terra pregando, anunciando o evangelho, os irmãos de Jesus não aceitaram a Jesus ele só se converteram depois que Jesus morreu e ressuscitou.

Eles não acreditaram que Jesus era o Messias. Mas depois de sua morte e ressurreição eles conseguiram ver que Jesus tinha ressuscitado diante do testemunho dos discípulos inclusive de Maria. Foi aí que eles agora creram e aceitaram a Cristo como Salvador.

E passaram a  a fazer parte da igreja primitiva, inclusive eram grandes líderes da igreja primitiva.

Tiago o irmão de Jesus foi um dos primeiros líderes da igreja primitiva. Não foi o Tiago que andava com Jesus, foi o Tiago irmão de Jesus. O Tiago que andava com Jesus Ele foi morto, ele foi um dos primeiros mártires da igreja primitiva.

Judas também pode ser traduzido como Judá. Judas também foi conhecido como professor itinerante, pregador itinerante porque de vários lugares que ele foi pregar o evangelho.

EBD- Vamos conhecer a Carta de Judas (Lição 12 Adolescente) EBD 3 Trimestre 2023.

1.2 Para quem a carta de Judas foi escrita?

Diferente dos destinatários de Paulo, que são indivíduos (Timóteo, Tito e Filemon) ou igrejas geograficamente definidas (igrejas que estavam em Roma, Filipos, Tessalônica etc), essa Carta é endereçada a um público bem abrangente: “aos que foram chamados, isto é, aqueles a quem Deus, o Pai, ama e a quem Jesus Cristo protege” (Jd 2).

Existe uma diferença entre a carta de Judas e as cartas, por exemplo do apóstolo Paulo. Paulo escrevi a carta destinada a alguém ou a alguma igreja específica, mas a carta de Judas foi escrita de forma mais abrangente, foi escrita para aqueles a quem o Senhor ama, foi escrita para aqueles que serve ao Senhor e que tem compromisso com Deus.

Você tem esse compromisso? então se prepare a carta foi escrita para você! O propósito dessa carta também era trazer conhecimento acerca do velho testamento, tanto que ele vai trazer o conhecimento de algumas histórias e que Deus puniu por desobedecer e por causa dos seus pecados. Fazendo o castigo do povo porque não quis obedecer.

Essa carta também tem um cunho messiânico de pregar para os outros onde fala que Jesus é Deus e que ele é o messias. Também diz respeito para os judeus messiânico aqueles que aceitam a Cristo.

Os judeus que aceitaram a Cristo eles deixaram de ser judeu assim como os Gentil que aceita a Cristo deixa de ser gentil e passa a fazer parte da igreja. Ou seja, deixa de ser judeu deixa de ser gentil e passa a ser cristão.

1.3 Afinal de contas, por que a carta foi escrita?

Judas tinha em mente escrever “a respeito da salvação” (Jd 3), entretanto, ao perceber o perigo que esses irmãos estavam expostos, por causa dos falsos mestres que não temiam a Deus, ele preferiu dar um tom de urgência à Carta convocando os leitores a: “combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu a seu povo” (v.3).

Como Thiago mesmo disse a intenção dele era falar acerca da salvação, no entanto ele ficou sabendo a cerca das adversidades, das lutas, dos falsos ensinamentos, dos falsos professores, pastores, líderes, profetas, teólogos, senadores, pregadores itinerantes que estava ensinando heresias.

Quando Judas tem conhecimento desses fatos ele deixa de escrever sobre a salvação propriamente dita e escreve essa epístola incentivando os irmãos a combaterem a favor da sua fé para que possa preservar, cultivar a sua salvação e a sua fé que estava em perigo. A grande perseguição e a grande luta da igreja primitiva não era fora não, era dentro da igreja com os falsos ensinamentos.

Existia várias heresias sendo pregado dentro das igrejas. Que Jesus não ia voltar mais, Jesus Cristo não veio como o corpo, que Jesus Cristo não era Deus, Jesus Cristo não ressuscitou.

E Thiago tendo conhecimento disso escreve a carta de Judas incentivando os irmãos a lutar e pelejarem por sua fé, viva e eficaz. Eu te dou esse conselho também viu, não fica permitindo o pecado não, não fica permitindo as obras do mal, não fica brincando com o pecado não. Tem muita gente por aí achando que é forte e brincando com o pecado.

Tu que está em pé, cuidado para que não caia.  Fugir da aparência do mal. A carne é fraca. Por isso que temos que estar lutando, nos fortalecendo, fugindo de toda aparência do mal, para que a nossa fé a nossa comunhão permaneça em Cristo para que nada nem ninguém venha nos separar do propósito que é a nossa salvação e do amor de Deus.

2 Os falsos professores e suas mentiras.

A Igreja de Jesus, historicamente, teve de aprender a lidar tanto com a perseguição dos de fora quanto com as heresias dos de dentro, ou seja, daqueles que falsamente alegavam ser cristãos. E é exatamente sobre esse segundo grupo, os falsos professores, que Judas está advertindo seus destinatários. Vejamos quem são, o que ensinam e qual será seu destino.

Todas as épocas sempre tiveram heresias e ensinamentos errados. Heresia são ensinamentos que não estão de acordo com o ensino da palavra de Deus. Todo ensinamento, toda a doutrina tem que estar de acordo com os ensinamentos bíblicos.

Que são os ensinamentos de Cristo e dos apóstolos, e naquela época já tinha pessoas que estavam ensinando outro evangelho a Bíblia fala que, ainda que um anjo desça do céu e pregue outro evangelho seja anátema, seja nada. Não existe outro evangelho. A Bíblia não precisa ser reescrita, mudada, adulterada. Precisamos sim cumprir aquilo que já está escrito.

Tudo aquilo que precisamos para ser salvo já está escrito na Bíblia. Ah pastor, mas a Bíblia não fala com quem Caim foi casado… E para que tu queres saber?

Isso vai te acrescentar alguma coisa em relação a tua salvação? O que eu preciso para minha salvação já está na Bíblia sagrada, o que precisa é eu obedecer, porque não adianta eu ler, eu conhecer e não obedecer. Não adianta saber que não pode e não obedecer, ir lá e fazer, precisa vigiar e praticar a palavra.

Tem muita gente que quando está na igreja é um vaso,  mas quando está na rua, quando está no trabalho, quando está na escola, quando está nas redes sociais está desviado. Você conhece alguém assim?

Então um dos objetivos dessa carta é combater as heresias dentro das igrejas, não é no mundo, é dentro das igrejas.

2.1 Quem são os falsos mestres?

Os falsos professores sempre estiveram presentes ao longo do tempo, colocando em risco a vida e a pureza da igreja, tentando distorcer, seduzir e enganar os fiéis com seus falsos ensinamentos. Eles se fazem de ovelhas, mas são verdadeiros lobos (Mt 7.15). Quais são a intenções dos falsos mestres? Seduzir, distorcer, enganar os fiéis com seus falsos ensinamentos.

Eles falam como ovelha se veste como ovelhas, mas na verdade são lobos que fazem de tudo para nos tirar do nosso propósito, da nossa salvação. O falso Mestre sempre está pensando nele, como eu vou conseguir mais recurso, como eu vou conseguir mais seguidor. Então ele não está pensando em ninguém ele está pensando nele e como ele vai conseguir o prazer a riqueza.

Nós que somos cristãos sabemos que, o que importa de fato é a santidade, pois sem a santidade ninguém verá o Senhor. Seguir a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o senhor.

Existem pregadores e pastores ensinando por aí que não tem nada, não que pode fazer qualquer coisa, isso significa dizer praticar o pecado e que Deus só quer o coração. Cuidado, esses são os falsos mestres.

Faça o que você quiser com o seu corpo desde que o seu coração seja de Deus. Isso é heresia e vai de encontro à palavra de Deus. Devemos apresentar o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor. O nosso corpo é templo do espírito santo. Como que o espírito santo habita em nosso corpo e eu vou dizer que esse corpo não serve para nada, não tem nada a ver.

O nosso corpo é pecador, mas, no entanto Deus quer que nós vamos apresentar o nosso corpo em sacrifício santo vive agradável a Ele. Através do nosso corpo nós também adoramos ao Senhor do momento em que nós usamos para fazer a sua obra.

No momento que a gente aceita Cristo nosso corpo nossa mente nossa mão nossa alma tudo em nós é para glorificação do nome do senhor. No momento que eu estou aqui ministrando essa aula estou colocando o meu corpo a minha boca, tudo em mim a serviço do reino do céu é isso que o senhor quer que façamos. Já aqueles que são do mundo colocam seu corpo, sua vida, tudo a favor dos prazeres do mundo. No entanto, não vamos morar no céu.

Todas as características descritas como: que desprezam a autoridade Divina, que fala blasfêmia, egoísta e hipócrita… todos esses estavam e hoje estão também dentro da igreja não é no mundo, são dentro da igreja.

Observe se dentro da igreja ainda hoje não existem pessoas com essas mesmas características?  Não teme a Deus, são dissimulados, praticam e ensinam imoralidade, (dizem que o jovem adolescente pode praticar o sexo antes do casamento e que o sexo já está no próprio corpo e isso vai de encontro a palavra de Deus), são incrédulos acerca de Jesus Cristo, estão destinados a condenação, desprezam a autoridade Divina, são blasfemos, egoísta, hipócritas e vivem resmungando e acusando uns os outros.

Isso muitas vezes acontece dentro da igreja inclusive nas lideranças, às vezes estava um vestido lindo todo no terno na gravata no social mas no entanto age dessa forma, seus ensinamentos e seu comportamento não está de acordo com a palavra de Deus. Judas chega a dizer o seguinte: esses falsos professores são como nuvens sem chuva. São árvores sem fruto, não tem utilidade nenhuma.

Alguns tem frutos, mas são frutos ruins secos que não serve para nada,  que se misturados com os bons frutos só faz estragar os que estão são. A pessoa que segue o falso mestre dos falsos ensinamentos também está condenado ao inferno.

Precisamos adorar o Senhor e andar na presença do Senhor de acordo como ele quer.

A idolatria é um pecado e quantas vezes as pessoas estão idolatrando e seguindo pessoas que não estão de acordo com a palavra de Deus. O deus desse século cegou o entendimento para que não veja a verdade e vendo não compreenda. Cabe a nós como cristão prega a verdade.

Dinâmica Vamos conhecer a Carta de Judas (Lição 12 Adolescente) EBD 3 Trimestre 2023.

2.2 Os que eles ensinavam?

Os falsos professores, a quem Judas se refere em sua Carta, ensinavam uma distorção da doutrina da graça – onde perdão e poder são oferecidos para justificar o erro e não triunfar sobre o pecado.

Eles diziam o seguinte. A graça de Jesus Cristo alcançou todo mundo, Jesus Cristo morreu na cruz do calvário e quando Jesus morreu na cruz do calvário todos os pecados foram perdoados, pecados cometidos, não cometidos, pecados passados, pecados futuros. Se eu aceitei a Cristo e tenho a minha salvação não posso mais perder. Cristo já perdoa os meus pecados, logo salvo uma vez salvo para sempre. E se eu precisar de perdão a Graça está disponível.

A pessoa aceitar a Cristo levantar a mão não identifica você já no céu você precisar agora ter a vida transformada. Quando você aceita Cristo você se arrepende dos seus pecados pede perdão ao Senhor e o espírito santo começa a trabalhar na sua vida a modificar a tirar aquilo que não agrada mais ao Senhor da sua vida.

O nosso nome ele é escrito no livro da vida não é porque eu levantei a mão é quando eu aceito e reconheço o Senhor Jesus como o senhor da minha vida no meu coração, quando verdadeiramente se converte a Cristo e aquele que se converte a Cristo recebe o selo do espírito santo e o espírito santo ele começa a moldar a pessoa transformar em uma nova criatura.

Foi Jesus quem disse quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. É quem quiser, mas quem quiser tem que ser transformado. Quando nós pecamos e verdadeiramente nos arrependemos o Senhor ele nos perdoa, mas isto é um ato que tem que acontecer verdadeiramente em nosso coração.

E não adianta eu chegar aqui na igreja contando, chorar, falar mas se não acontecer no coração o Senhor ele sonda e conhece os nossos corações. Não há como enganar o espírito santo de Deus.

Tem que haver arrependimento, seguido de uma transformação, pois quem se arrepende verdadeiramente, muda.

Você que aceitou Jesus continuou praticando as mesmas coisas, falando usando os mesmos linguajar, usando as mesmas vestes, andando nos mesmos lugares, com as mesmas amizades que antes.  Teve alguma transformação em sua vida?

2.3. Qual será o destino deles?

A partir de três exemplos extraídos da Antiga Aliança – os incrédulos e rebeldes de Israel (Jd 5; Nm 14.27-30), os anjos caídos (Jd 6) e os homens imorais de Sodoma e Gomorra (Jd 7; Gn 19.24,25) – onde Deus aplicou seu justo juízo sobre os que resistiram sua autoridade e se afastaram da verdade, Judas garante aos seus leitores que Deus julgará os falsos mestres.

Judas ele fala de três grandes situações: primeiro a condenação dos anjos que não queriam obedecer nem adorar a Deus, estes anjos foram julgados condenados e está sentenciada a condenação eterna, esperando o dia do juízo final; o povo de Israel Deus libertou o povo de Israel do Egito, no entanto aqueles que murmuraram e desobedeceram, morreram tudo no deserto, não entraram na terra prometida. Deus não permitiu que estes entrassem na Terra prometida porque das suas secadas, da sua murmuração e desobediência.

Passaram 40 anos no deserto dando volta e quando era para entrar na Terra prometida não entrar porque do seu pecado. E Deus só deixou entrar na Terra prometida dois homens.

Quem foram esses dois homens? Josué e Calebe. Sodoma e Gomorra também foram destruídas porque de sua imoralidade e até hoje não consegue produzir nada de vida naquela localidade. Daquelas duas cidades apenas Ló e sua família foram salvos, mas tinha também um mandamento, não olhar para trás a mulher de Ló olhou e virou uma estátua de sal.

Aquele que não obedece tem a consequência dos seus atos a Bíblia pede para a gente obedecer se você não obedece venha as consequências, a consequência das suas escolhas não é que Deus seja ruim.

Aí tem gente que fala que Deus não está vendo o que está acontecendo no Brasil em outros países? Irmãos nada escapam aos olhos do Senhor, ele está vendo tudo, e as consequências virão sobre essas pessoas, serão julgadas, mas não é no nosso tempo é no tempo de Deus.

Não tenha inveja dos que estão praticando coisas erradas, que aparentemente estão bem porque eles terão a punição as consequências dos seus atos.

Cada pessoa responde pela sua vida. Então cuidado com as suas escolhas.

Pois todas as nossas escolhas têm consequências boas ou ruins cabe a nós sabermos fazermos boas escolhas.

Você prefere a benção ou a maldição? Prefere servir a Deus ou servir ao mundo?

 3 O desafio do cristão é permanecer fiel.

De acordo com Judas, os cristãos são desafiados a nunca se esquecerem da Palavra de Deus (Jd 17-19), pois ela é o antídoto contra as heresias. Eles devem progredir na fé, edificando uns aos outros e a si mesmos por meio da oração (v.20) e do amor (v.21).

Precisamos ter amor com todo mundo e ter sabedoria para ajudar aqueles que estão fracos na fé. Aqueles irmãos que estão passando por um momento de dúvida na sua fé, no momento de luta, alguma incerteza.

Você tem fé você acredita realmente no Senhor Jesus Cristo que ele morreu na cruz do calvário para nos salvar? Também temos que ajudar aqueles que já se afastaram da casa do senhor incentivar, aconselhar a voltar a casa de Deus, motivar, dizer uma palavra de ânimo para resgatarmos esses irmãos de volta para casa do Senhor.

O amor por estas vidas tem que estar no nosso coração não é papel função da igreja desprezar essas pessoas.

Esteja sempre orando jejuando consagrando lendo a palavra para se fortalecer no Senhor. Quando eu estou orando jejuando lendo a palavra eu me fortaleço no Senhor, evitando assim me afastar da presença do Senhor. As lutas incertezas as dificuldades virão, mas nós temos que estar preparados para enfrentar e combatê-los.

O que tem faltado hoje nas igrejas são maturidade e experiência com Deus e a maturidade vem através das experiências com Deus.

Qual a sua experiência com Deus? Para você Deus existe, por quê? Como você pode confirmar que Deus?

Muitas pessoas por não terem o conhecimento e não ter experiência com Deus acaba duvidando da palavra de Deus, duvidando de Deus, do batismo com Espírito Santo, de que Jesus ressuscitou, e acaba esfriando na fé.

Conclusão

Batalhar pela fé é um dever de todo cristão. Fazer isso com educação, respeito e amor ao próximo é o nosso maior desafio. Dedique-se, a cada dia, a ler e a obedecer a Palavra de Deus. Aumente seu tempo de oração com Deus e busque a santificação. Esse é o caminho da fidelidade a Deus. Prossiga nele, em todo o tempo!

Qualquer um, independente da idade, da sua posição social precisamos estar vigilantes, atentos, batalhando, para não cair na cilada do inimigo o inimigo ele vem muito sutil tentando botar falsos ensinamentos para nos tirar da presença de Deus e do seu propósito.

Você já consegue identificar quais são as armas que o inimigo tem usado para tentar te afastar da presença do Senhor? Cuidado porque ele trabalha sutilmente para tentar te afastar da presença do Senhor, perder a vontade de ir para igreja, tirar sua fé. Tu que é crente vigia, estuda a palavra de Deus, participa do evangelismo, tira um tempo de oração a sós com Deus e seja fortalecido no Senhor.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais