X

Vamos Praticar a Palavra- Lição 13 Adolescentes

Lição 13 Adolescentes – Vamos praticar a palavra- 3 trimestre 2023

Introdução

O que o cristão pode praticar? O que o cristão não pode praticar? Por que nós precisamos praticar a palavra? Quais são as vantagens e benefícios para quem pratica a palavra?

Quais as desvantagens para quem não pratica a palavra? Por que muitas pessoas conhecem mas não conseguem praticar a palavra?

Não adianta conhecer e ler a palavra e não colocar em prática. Não adianta abrir a Bíblia Sagrada no Salmo 23 ou no Salmo 91 e deixar aberta como amuleto. Tem pessoas que gostam de ouvir a palavra, outras gostam de ler a palavra mas não põem em prática, nada disso terá efeito sobre a sua vida se você não põe em prática.

Aquele que lê a palavra e anda segundo a palavra dentro da vontade do Senhor será abençoado.

Tiago 1: 21-25

Aonde você está firmado? Em quem você está firmado? Aonde você depositou a sua confiança? A sua confiança, sua vida cristã está balizada onde foi construída na rocha ou na areia? Está firme, está sustentada? ou você construiu a sua vida espiritual na areia?

Quem constrói a sua vida na areia na primeira tentação, na primeira tribulação já sente vontade de sair da presença de Deus.

1 Prazer em ler e aprender a palavra de Deus.

A Bíblia Sagrada, ela não contém a palavra de Deus. A Bíblia Sagrada, ela é a palavra de Deus. É a revelação de Deus para nossas vidas, para que possamos aprender o que ele gosta, o que ele deseja para nossas vidas, o que ele permite o que não permite e para você ter esse conhecimento você precisa meditar na palavra de Deus.

Você precisa sentir prazer em estar lendo a palavra de Deus. Lê a Bíblia Sagrada nunca pode ser uma punição, castigo e dá sono. Você precisa pegar a Bíblia para receber a revelação de Deus.

Muitas pessoas corre atrás de revelação de profeta e não há necessidade disso pois a maior revelação e toda a revelação precisa estar contida na Bíblia Sagrada, e como você vai saber se aquela profecia está contida na bíblia sagrada se você não a conhece?

Você precisa conhecer a Bíblia para saber se o seu projeto está ou não está de acordo com a palavra de Deus, você não precisa pedir para um profeta vir na sua casa revelar. A Bíblia Sagrada é a maior revelação de Deus para toda a humanidade.

Muitos acreditam, outros desacreditam. Para aqueles que acreditam, tem a vida eterna. Você lê, você acredita, você pratica?

Tudo que está nesse escrito na Bíblia Sagrada tem uma finalidade tem um objetivo. Tudo que foi escrito foi inspirado por Deus. A inspiração não está na fala dos personagens, tem falas na Bíblia que foi do diabo, por exemplo quando ele estava tentando a Jesus.

EBD- Vamos praticar a palavra! (Lição 13 Juvenis) EBD 3 Trimestre 2023.

A inspiração está em tudo aquilo que foi escrito para nos revelar, para  conhecermos. O que agrada a Deus e o que não agrada, o que é justo, o que não é justo. Tudo que está escrito serve para nossa edificação, para sabermos escolher entre o bem e o mal entre o justo e o injusto.

Para assim conhecermos qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus sobre as nossas vidas e não cometermos os mesmos erros que os nossos antepassados.

Infelizmente tem acontecido ao contrário, quanto mais o tempo vai passando, mas as pessoas vão arrumar formas de pecar.

Qualquer pessoa que queira ser salvo precisa meditar e conhecer a palavra de Deus. A Bíblia fala que o meu povo perece por falta de conhecimento. Quem não tem conhecimento é enganado fácil.

Quantas pessoas de bem, honestas e que têm boas intenções estão nos lugares errados, aprendendo coisas erradas e fazendo coisas pensando que está agradando ao Senhor, porque não tenho conhecimento, não lê a palavra de Deus não medita na palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é a nossa regra de fé.

A palavra de Deus é fonte inspiradora, veio até nós para nos dar vida, nos fortalecer, proteger, nos corrigir, nos exortar, nos transformar nos libertar do pecado. Quanto mais conhecimento temos de Deus da sua palavra mas nos afastamos do pecado.

Quem quer desagradar Deus e ver as consequências do seu pecado?

Para vermos o amor, o consolo, o conforto, o alimento espiritual, guardado e protegido, no entanto, para isso eu preciso guardar o meu corpo, guardar o meu espírito e a minha alma para agradar a Deus, durante todo o tempo com os meus pensamentos, com as minhas atitudes, o meu modo de ser, eu preciso cumprir com a minha missão.

O cristão que não cumpre a sua missão e a igreja que não cumpre a sua missão está desobedecendo a Deus.

Os desobedientes vão morar no céu?

É na Bíblia Sagrada que nós vamos aprender a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

A Bíblia diz assim quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Então quem quiser morar no céu e para Nova Jerusalém precisa renunciar a si mesmo.

Você tem renunciado aos seus desejos e suas vontades e que muita das vezes se inclina para o mal? Você tem dito não para o pecado e sim para Cristo?

2 Compromisso em praticar a palavra de Deus.

Nesse texto está falando de dois tipos de pessoas: primeiro o sábio e prudente, o segundo tolo é imprudente. Os dois ouvem a palavra, a diferença está em executar a palavra.

A Bíblia diz que aquele que ouve a palavra e prática é sensato Prudente. Este que é prudente ele colhe os benefícios, quando as lutas de tempestade surgem, ele não se abala facilmente, não vai lhe abater, não vai abalar o seu casamento, os seus relacionamentos, a sua vida espiritual não vai ser abalada, por quê ele construiu a sua casa sobre a rocha, Jesus é a nossa Rocha.

Quem está firmado na rocha, as tribulações, as perseguições, as lutas podem vir, mas nada disso vai te abalar porque você está na rocha que é Cristo.

O homem todo ele também ouve a palavra, pode estar no culto, no entanto não consegue executar não consegue pôr em prática a palavra de Deus. Aquele que houve ou lê a palavra de Deus e não executa a Bíblia chama de tolo, imprudente. Este também terá as consequências das suas escolhas.

As tribulações o sofrimentos vão vir também sobre a sua vida, no entanto como não está firmado na rocha tem a sua vida destruída, seu casamento destruído, seu ministério destruído, vida espiritual destruída, relacionamento destruído, comunhão destruída e a salvação destruída. Não porque Jesus quer, mas porque a pessoa não se firmou sobre a rocha.

Está firmado no mundo, nos profetas modernos, na sua própria vontade, no seu ego, no seu desejos, nas coisas desse mundo. Aquele que deposita a sua confiança constrói a sua casa nos desejos nas coisas do mundo, está construindo a sua casa na areia, e na primeira tempestade, na primeira chuva, na primeira prova sai da presença de Deus. E quem sai da presença de Deus o seu nome é riscado do livro da vida.

É você quem decide. Se vai firmar sua fé em Deus ou no mundo.

Qual você escolhe firmar a sua fé em Deus ou no mundo?

Ouvir a palavra e prática é mudança de vida. A palavra de Deus funciona para estar nos exortando, nos corrigindo, nos moldando, nos transformando e tirando tudo que não agrada a Deus. Tem muita coisa nesse mundo que não agrada a Deus, palavras, pensamentos, postagens em redes sociais, pois a minha postura não pode ser a mesma postura que a do povo do mundo, eu não posso me comportar igual ao povo do mundo. Não posso falar, pensar, vestir e me comportar igual ao povo do mundo e que não conhece a Deus, porque nós conhecemos a Deus e conhecemos a Bíblia Sagrada. Quem conhece a Bíblia precisa praticar. A benção do senhor está sobre aqueles que cumprem a sua vontade, não é sobre os que conhece.

Cuidado, precisamos praticar a palavra do Senhor em todo tempo, tem pessoas que só querem praticar quando está na igreja. O seu comportamento tem sido de um cristão praticante em todo tempo, inclusive quando está sozinho, nas redes sociais, nos bate-papo, no seu ciclo de amizade?

Nós como conhecedores da palavra de Deus precisamos demonstrar isso na prática. Quando a Bíblia fala sobre o amor a melhor forma de você ensinar sobre isso é você demonstrar amor, a Bíblia fala acerca do perdão a melhor maneira que você tem para ensinar sobre isso é você perdoando, não adianta você ter conhecimento teológico ter conhecimento do que diz a bíblia sagrada se as pessoas não verem em você o que está escrito na Bíblia Sagrada.

A Bíblia Sagrada tem que ser demonstrada na prática pelas suas ações.

A sua conduta na escola, no seu bairro, nos seus grupos de amizade, nas redes sociais, na sua família é uma pregação.

Qual tem sido o tema da sua pregação com a sua vida? Será que as pessoas conseguem enxergar Cristo em você?

3 Crescendo e amadurecendo através da palavra.

As dificuldades, as aflições e perseguição vem na vida de todos. Enquanto estivermos aqui na terra, estamos sujeitos. Agora temos que ter a certeza que Deus está conosco, nos ajudando nas adversidades e o Espírito Santo de Deus é o nosso consolador e habita em nós.

Olha todas as dificuldades que você já venceu, foi o Espírito Santo que estava com você, te ajudou a passar e ainda te mantém de pé.

Deus pode até permitir o mar vermelho em sua frente, mas no entanto Ele passa com você, Ele te dá estratégia para atravessar o mar vermelho. Deus pode até permitir que você seja jogado na cova dos leões, no entanto os leões não vão te tocar. Ele pode permitir que você seja lançado na fornalha, mas ele vai estar lá com você.

Para que ele esteja com você, fique fiel e não aceite as propostas do mundo do inimigo, se não você vai estar trocando o consolo e a presença de Deus, o cuidado de Deus pelas coisas deste mundo.

Perseguição e aflição todo mundo passa mas muitas das vezes somos perseguidos por sermos cristão por pregar o evangelho. Tem amigos que se afastem de você não quero ter contato com você porque você é cristão, acha que você é chato que não pode nada. E aí Você é rejeitado porque da sua fé.

Dinâmica Vamos praticar a palavra! Lição 13 Adolescente ( EBD 3 Trimestre 2023).

Mas tenha certeza que tudo isso vai valer a pena porque nenhuma rejeição nenhuma tribulação nenhuma perseguição nenhum desprezo vai ser comparado com a glória que há de vir. Você vai receber um corpo glorificado transformado , isso não tem preço.

Deus tem interesse em participar da nossa vida constantemente, de suas escolhas, de suas decisões. Qualquer decisão qualquer escolha consulte a Deus e ele vai falar contigo, você vai ouvir a voz de Deus mas precisa consultar/ dialogar. Não conseguimos manter um diálogo com alguém se não conversamos com ele.

Em algumas situações Deus vai estar livrando você antes de acontecer. Em outras ele vai estar te livrando no meio da situação. Em outros momentos ele vai estar te consolando após as aflições, mas tudo isso é para o nosso crescimento espiritual, para o nosso amadurecimento. Por isso damos glória ao Senhor por tudo que vier sobre a nossa vida.

A palavra de Deus diz que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Cristo. Mas em tudo isso temos a proteção de Deus sobre a nossa vida, se Deus não estivesse do nosso lado o inimigo já teria nos engolido vivo. Só estamos de pé porque o Senhor tem nos guardado, nos protegido, nos livrando. Deus ele nos tem dado livramento que muitas das vezes nem vemos, outros acham que foi sorte.

Eu queria viajar mas perdi o ônibus, por que será? Me programei para ir no dia algo deu errado e não foi, foi por acaso? Claro que não foi Deus nos livrando. E a gente ainda reclama, mas acalma o teu coração confia no Senhor e ele tudo fará.

Conclusão.

Tem pessoas que lê a palavra mas não consegue entender a palavra, não consegue expressar a palavra.

Você consegue ler a palavra, entender e praticar a palavra?

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais