X
    Categorias: JOVENS

Venha Depressa- Lição 12 Jovens

Lição 12 Jovens- Venha Depressa do 3 Trimestre 2023.

Introdução

Nesse período Paulo já estava no final da sua vida, por isso ele manda a carta para Timóteo falando venha depressa.

Mas quem era Paulo? Quais foram as cartas escritas pelo apóstolo? Quem foi Timóteo? Por que Paulo tinha grande apreço e consideração por Timóteo? Por que Timóteo tinha grande consideração e respeito por Paulo?

Quando Paulo escreve essa segunda carta ele estava solto ou estava preso?

Paulo foi um grande homem de Deus que se converteu quando teve um encontro com Jesus. O próprio Jesus aparece a ele, prega e ele aceita e se converte, foi batizado com o Espírito Santo.

Paulo abriu várias igrejas, foi o maior missionário da igreja primitiva. Ele ganhou muitas almas para Cristo e abriu também muitas igrejas.

Nesse período ele também ganhou um jovem para Jesus chamado de Timóteo que depois tornou-se um pastor, pastor muito jovem, não é a idade que vai dizer se você é um bom pastor ou não e sim a sua dedicação o seu compromisso com a obra do Senhor.

Paulo sempre orientou e ensinou a Timóteo,  nesse momento aqui ele está convidando Timóteo aí lá na prisão para receber orientações, talvez para se despedir e passar orientações pois ele sabia que já estava no fim da vida.

2 Tm 4: 1-9

Paulo disse combati o bom combate, a vida de Paulo foi dedicada a obra do senhor a pregar a ensinar a abrir igrejas, ele não perdia oportunidade de falar de Jesus onde quer que ele fosse. E você tem feito alguma coisa?

Tem pregado a palavra onde tem a oportunidade, em tempo e fora de tempo nas redes sociais em seus status, na sua escola, na sua faculdade, no seu trabalho? Será que no final você da sua vida você vai poder dizer como Paulo disse combati o bom combate acabei a carreira mas guardei a fé. As aflições dessa vida não pode impedir a tua chamada a tua pregação, nem tirar sua fé.

Enquanto Paula estava indo para Damasco para perseguir a igreja, Jesus falou com ele audivelmente e ele teve a vida transformada. Agora ele passa a ser perseguido pelo evangelho. E já no final da sua vida ele estava velho, cansado, preso em Roma.

Preso por pregar o evangelho. Nero não gostando de ver o número de cristão aumentar, começou a perseguir, matar e prender os que estavam anunciando o evangelho de Cristo.

O apóstolo Paulo enquanto estava preso e vendo que seus dias seriam abreviados lembrou do seu filho Timóteo, filho na fé e pediu que fosse rápido ter com ele, por certo ele passaria ali instruções, conselhos e exortações acerca da fé.

Por certo, Paulo também estava ali precisando de um abraço de um ombro amigo e ele sabia que podia contar com Timóteo para isso. Você já deu um abraço de acolhimento em alguém, que estava precisando?

O imperador Nero era tão perverso que matou a própria mãe, ele mandava matar e prender os cristãos, ele mandou incendiar Roma e depois acusou os cristãos de terem mandado incendiá-lo.

Ele anunciou que quem tinha mandado incendiar a cidade foram os cristãos, então começou a grande perseguição onde tinha um cristão as pessoas perseguiam. E no meio de todo marte que acontecia com os cristãos Paulo estava entre um dos líderes mais perseguido por isso ele foi preso. Esta seria a sua segunda e última prisão.

Então preso e acorrentado Paulo escreve a carta Timóteo pedindo para que ele fosse depressa, para assim ele poder passar as instruções para ele levar os livros os pergaminhos todas as escritas que ele tinha feito para que o evangelho continuasse, pois ele sabia que o jovem Timóteo ele continuaria aquela obra.

Ele sabia que o momento da morte estava se aproximando, mas ele não negou a sua fé nem ficou botando a culpa em outros.

EBD- Venha depressa- Lição 12 Jovens (EBD 3 Trimestre 2023).

1 Pregue a palavra

1.1 Consciência da missão.

O apóstolo Paulo tinha consciência que estava chegando ao momento final de sua vida e que tinha completado a sua chamada e como a sua preocupação era com o evangelho para que não parasse, mas que fosse anunciado a outros.

Que outros aceitassem a Cristo e encontrassem a salvação. Se hoje você está salvo é porque alguém pregou esta palavra e chegou até você. E você tem pregado, anunciado esta palavra a outros ou tem ficado só com você?

Você também está preparado para passar por perseguições por amor ao evangelho. Isso já tem sido realidade em nosso meio. As pessoas que andam na prática erradas não aceitam o que a Bíblia fala.

1.2 A missiologia Paulina.

Como era que o apóstolo Paulo fazia missão? Com apresentação, com louvor, pulando de um lado para o outro, claro que não, ele pregava o evangelho Genuíno pregava o velho testamento mostrando que o velho testamento apontava para Cristo, que a profecia do velho testamento se cumpriu em Jesus logo ele é o Messias o filho de Deus.

As pessoas que ouviram essa palavra era liberta do pecado, da prostituição, da fornicação, do adultério dos vícios, mentira. Aí hoje estão procurando inovação transformam as igrejas em boate achando que isso vai libertar as pessoas, vai atrair, tem que fazer apresentações e se esquecem que quem liberta o homem é a pregação do evangelho. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus.

A igreja pode ter o lado social, laser, mas nunca desprezar a pregação do evangelho. Muitas pessoas hoje aceita Cristo mas não permanecem na igreja porque, porque às vezes a pregação que está sendo ministrada não é a pregação do Genuíno evangélico de Cristo.

Hoje tem muitas pessoas ditas como obreiros, pode ser pastor missionário, pregador e que estão transmitindo palavras motivacionais no lugar da palavra de Deus.

São aquelas pregações Deus vai te dar receba Claro que todo mundo que eu vi uma palavra dessa, mas esse é o tipo de palavra que não traz libertação na alma. Ao invés de libertar o homem, faz o homem ter interesse em receber alguma coisa.

Por isso que muitas pessoas estão aceitando Jesus, mas não estão sendo libertos, a pregação não desperta mais o desejo de libertação nas pessoas, de uma mudança de vida, de comportamento.

Vós estais limpo pela palavra de Deus.

Diante desses pregadores motivacionais ainda tem aqueles que acham que é alguma coisa e aí diz que botou Deus contra a parede. Enquanto a igreja, os jovens, os adolescentes, os irmãos por não lerem e estudarem a palavra de Deus se tornam meninos diante da palavra e aí age pela emoção.

Grita, pula, bate palma, roda, mas quando sai da igreja não são capazes de dizer nem o tema da pregação se tornou vazio. Vamos ler examinar a palavra de Deus e pregar o verdadeiro evangelho, pois, a palavra de Deus é quem liberta o homem.

A palavra de Deus é quem confronta nossos pecados, nosso ego, nossa soberba. Então vamos estudar a palavra de Deus para pregar o verdadeiro evangelho a toda criatura

1.3 O conteúdo da pregação.

Paulo estava preocupado com aqueles pregadores que pegam o que o povo quer ouvir. Assim como nos dias de hoje, naquela época também já tinha aqueles que ministrava algumas pregações para ter aplausos, para ganhar fama, onde nada mais é pecado, tudo é normal e se afasta do verdadeiro evangelho,  que é o evangelho que transforma, que liberta, que afronta o pecado.

Não basta aceitar Jesus, não basta levantar a mão na igreja tem que ter libertação tem que nascer de novo.

Onde você está quem são os grandes pregadores, quem são os cantores, a sua igreja tem confrontado o pecado. O pregador Não pode pegar versículos isolados, para fazer mensagem bonita, motivacional, para agradar o povo. .

Por isso lhe aconselho, ore, leia a Bíblia sagrada, busque conhecimento, vá para a escola dominical. Por isso que muitos pregadores não gostam de escola dominical e nem são professores, só que os alunos da escola da EBD não comem e não aceita qualquer comida, eles tem o conhecimento.

Esses pregadores que quando chegam à igreja mandam levantar a mão, e pula, e roda, e fala em línguas esse tipo de pregação liberta alguém? Será que está é a genuína palavra de Deus? Infelizmente hoje tem muitos crentes imaturos que só andam atrás de pregadores que fazem movimentos. Mas vamos ser vigilantes.

2 Combati O bom combate.

2.1 A expectativa do apóstolo.

A morte não é o final da vida. Aqueles que morreram em Cristo Jesus um dia irão ressuscitar. As pessoas que aceitam Jesus e tem suas vidas libertas, quando morrem vão para um local chamado paraíso.

No velho testamento as pessoas morriam e iam para o seio de Abraão, mas agora no novo testamento as pessoas que morreram em Cristo Jesus vai para um local chamado paraíso, essas pessoas que estão no paraíso estão salvas na expectativa de receber o galardão pelo seu trabalho.

E Paulo, tendo consciência disso, aguardava Jesus naqueles dias, mas como ele percebeu que sua morte estava próxima e mesmo morrendo sabia que tinha guardado a fé e que assim receberia a coroa da justiça. No momento do arrebatamento da igreja os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Aí junto com os que foram arrebatados receberão um corpo transformado.

2.2 A transição.

Paulo sabendo da sua morte eminente, ele queria passar a tocha ministerial para Tiago, para que o evangelho não morresse não parasse. Com isso também Paulo ele deixa transparecer que, não existe ninguém insubstituível, ele sabia que os dias dele já estava no fim e ele preparou e estava passando a tocha ministerial para o jovem Timóteo da continuidade , pois a obra de Deus não pode parar.

A igreja não para de prosperar por minha causa nem por sua causa, porque se eu ou você não fizer, Deus levanta outros para fazer.

Porque a igreja tem dono e o dono da igreja é Jesus de Nazaré. Qualquer cargo que a gente tenha na igreja a gente precisa estar preparado, não basta ter o nome, tem que estudar, tem que se preparar. A Bíblia diz que o Espírito Santo nos fará lembrar. Só se lembra de algo, que já estudamos, já Lemos, já pesquisamos.

Então a preocupação de Paulo era formar o apóstolo Timóteo para dar continuidade, essa é grande função de um líder, formar outros líderes. O bom líder Ele prepara outras pessoas para líderes e que seja melhor do que ele.

2.3 Oferecido como libação.

O apóstolo Paulo nunca teve medo de pregar o evangelho, de gastar sua vida na obra do senhor, ele não tinha sua vida como preciosa, se fosse necessário morrer em prol do evangelho ele morreria.

O que tem de gente hoje saindo da igreja porque não recebeu algo, que alguém disse que ia receber, porque não teve  oportunidade, não deram para ele/ela pregar, por que não foi consagrado, por que não deram a paz do Senhor, porque o pastor não visita.

Muitas pessoas ficam procurando desculpa para sair da igreja e praticar o pecado.

3 O desfecho Paulino.

3.1 O apelo a Timóteo

Então, nesse momento aqui é do conhecimento de todos que, Paulo pede a Timóteo para ir ter com ele depressa, levar os livros, os pergaminhos, a sua capa.  Ora  estava se aproximando do período frio em Roma.

Com isso percebemos que Paulo ele  não só lia a Bíblia que no caso eram os pergaminhos, como também outros livros para adquirir conhecimento. Ele estudava para adquirir conhecimento.

Tem gente também que não lê a Bíblia, ler só livros e fica vendo vídeos na internet e isso é um erro. Primeiro a gente lê a Bíblia Sagrada, depois a gente complementa com outros livros e que estes livros devem estar condizentes com a palavra de Deus.

Os livros é para nos ajudar a entender as escrituras sagradas mas livro nenhum substitui o bíblia sagrado.

3.2 As decepções de Paulo.

Às vezes pregamos a palavra, ganhamos pessoas para Jesus, instruímos a pessoa,  batizamos, colocamos no ministério e depois a pessoa se acha grande demais e se esquece da gente, Paulo também passou por essas decepções, nenhum de nós vai estar livre de passarmos por esse tipo de decepção.

Por isso que a nossa fé, e confiança não pode estar depositada no homem. Tem gente que deposita toda essa confiança no pastor e esquece que o pastor também é um homem, um ser humano como nós e vai te decepcionar também. A nossa confiança tem que estar sendo depositada em Cristo.

Paulo foi maior pregador, missionário e fundador de igreja de todos os tempos, no entanto no momento que ele mais precisou ele não pode contar com ninguém. Isso é frustrante sim, no entanto não fez Paulo parar, desistir do evangelho do Senhor.

Demas que é citado por Paulo, ele deixou de ser cooperador por amar as coisas desse mundo.

Quantas pessoas você conhece começou a sua trajetória na igreja pregando na igreja e depois se apaixona pelas coisas do mundo deixando a casa de Deus   e vão atrás de fama, de dinheiro, de likes e esquecem de Deus.

3.3 Triunfo escatológico.

Aqui Paulo compreendia que nem a morte impediria a sua salvação. Que a morte não era o fim.

Possamos entender que nem as nossas frustrações nos tiram da presença do Senhor. Não troque Jesus por nada, não faça como Demas.

Conclusão

Quem não  respeita a liderança, quem não é sujeito a liderança não vai para lugar nenhum. E hoje todo mundo quer ser dono de igreja. Assembleia de Deus, por exemplo, não tem dono, se o presidente falecer, o vice-presidente da continuidade.

Mas tem muitas igrejas por aí que aquela pessoa que é dono da igreja faltar à igreja acaba porque não tem ninguém para  dar continuidade. Na assembleia de Deus, por exemplo, quem escolhe o pastor presidente da convenção são os pastores, através do voto. Isso significa e que ninguém é dono da igreja. Hoje alguém pode estar como presidente, amanhã pode não estar.

Então lembre-se que a igreja de Cristo aqui na terra só tem um dono que o Senhor Jesus Cristo. Mas temos lideranças e temos que estar sujeito a essas lideranças.

GRUPO DE INFORMAÇÕES.

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais