X
    Categorias: ADOLESCENTES

EBD – O Reino de Deus e as Sementes – Lição 5 Adolescentes – 2° Trimestre 2024

EBD – O Reino de Deus e as Sementes – Lição 5 Adolescentes – 2° Trimestre 2024

O que é um reino e qual é a significância do “Reino de Deus”? O que constitui o Reino de Deus e quem faz parte dele? Como uma pessoa pode se tornar parte do Reino de Deus?
O Reino de Deus é um conceito teológico que se refere à soberania, autoridade e presença de Deus sobre todas as coisas. A igreja, por sua vez, é vista como a comunidade dos crentes que reconhecem e seguem essa soberania e autoridade divina.
Ao dizer que estamos no Reino de Deus e que a igreja faz parte dele, você está destacando a ideia de que nossa participação na igreja não é separada do Reino de Deus, mas é uma expressão desse Reino aqui na terra. Isso implica que, como membros desse Reino, temos obrigações, direitos e deveres.
Os direitos que temos como membros do Reino de Deus podem incluir o acesso à graça, perdão, salvação e bênçãos espirituais. No entanto, também temos deveres, como seguir os ensinamentos de Cristo, amar e servir ao próximo, praticar a justiça e viver uma vida de integridade e santidade.
Portanto, estudar esses direitos e deveres nos ajuda a compreender melhor nossa identidade e responsabilidades como parte do Reino de Deus, capacitando-nos a viver uma vida que reflita os valores e princípios desse Reino.

MENSAGEM EM DESTAQUE: “Jesus disse: O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra.” Marcos 4.26

LEITURA BÍBLICA: Marcos 4.26-34

INTRODUÇÃO

Hoje estudaremos duas histórias que fazem parte de um conjunto ainda maior de parábolas conhecidas como “parábolas do Reino”. Nesta lição, trataremos de apenas duas. Em ambas, Jesus compara o seu Reino à pequenas sementes.

Vejam só, Jesus era tão sagaz, tão cheio de sabedoria, que ele pegava as situações comuns do nosso dia a dia e as transformava em histórias, em parábolas, para que todos pudessem entender. Quando ele falava sobre sementes, todos sabiam do que se tratava. Era como se ele dissesse: “Ó, povo de Deus, prestem atenção! Vou lhes contar algo que vocês já conhecem, mas com um significado celestial!”
O Mistério do Crescimento
Queridos fiéis, quando Jesus falava sobre o crescimento dessas sementes, ele estava nos revelando os mistérios do Reino de Deus. Como o reino cresce? De quem depende o seu crescimento? Tudo isso ele explicou através dessas parábolas, chamadas as Parábolas do Reino de Deus.
A Autoridade no Reino
E agora, meus irmãos e irmãs, permitam-me questionar: Será que temos grande poder no Reino de Deus? Será que podemos levar as pessoas a aceitarem a Cristo apenas com nossa autoridade ou habilidade humana? Será que é o nosso conhecimento que convence alguém de seu pecado? Reflitamos sobre isso à luz das palavras de nosso Senhor.
Que possamos estudar essas parábolas com humildade e dedicação, buscando sempre entender os mistérios do Reino de Deus e aprimorar nossa caminhada espiritual.

ASSISTA A VÍDEO AULA DA LIÇÃO. CLIQUE AQUI

1 – O REINO DE DEUS

Afinal de contas, o que é o Reino de Deus? Você já parou para pensar nisso? De forma simples e objetiva, o Reino de Deus é a intervenção divina na História para cumprir os seus propósitos redentores. Esse conceito nasceu na esperança judaica do Antigo Testamento, de uma ação divina que dava fim à presente era (marcada pelo pecado, dor, doença, atuação maligna) introduzindo um novo tempo (caracterizado pela presença do Espírito, da justiça, saúde e paz). Ou seja, os judeus aguardavam pelo fim, pois o fim também significava um novo começo – o início de uma nova história com Deus, o tempo do seu reinado. Assim, podemos ver que o Reino de Deus é tanto presente, quanto futuro. Ao analisarmos os ensinamentos de Jesus, fica evidente a existência de uma tensão entre o Reino que chegou e o Reino que está por vir. Ele descreveu o Reino como algo presente (Lc 17.21; Mc 1.14; Mt 12.28), mas também como uma expectativa futura (Mt 6.10,33; 8.11; Mc 9.47). Na tentativa de traduzir essa tensão é que os teólogos falaram do Reino como “já” em relação a sua instauração presente e “ainda não” em relação a sua consumação futura. Por enquanto, aguardamos paciente e esperançosamente a consumação desse Reino (Rm 8.18-25; Fp 3.20,21; 1 Ts 1.9,10), enchendo-nos da presença do Espírito Santo.

Muitos se perguntam: “Pastor, o que é o Reino de Deus?” Como foi explicado em nossa lição, o Reino de Deus é a intervenção dele neste mundo para formar, abençoar e proteger seu povo. Mesmo vivendo em um mundo dominado pelo maligno, Deus continua a agir, criando seu reino. Mesmo com Satanás tentando prevalecer, Deus intervém para estabelecer sua igreja, abençoar, proteger e promover seu crescimento.

A Missão da Igreja

A igreja tem a missão, o compromisso e a responsabilidade de trazer o Reino de Deus para esta vida. Quando testemunhamos com nossa vida e damos bons exemplos, estamos apresentando o Reino de Deus aos outros, convidando-os a participar. O Reino de Deus é a atuação dele neste mundo para formar, abençoar e proteger seu povo.

ASSISTA O VÍDEO DA DINÂMICA DA AULA. CLIQUE AQUI.

O Reino Presente e Futuro

O Reino de Deus é tanto presente quanto futuro. Jesus ensinou sobre a tensão entre o Reino que já chegou e o Reino que está por vir. Enquanto aguardamos pacientemente sua consumação, somos preenchidos com a presença do Espírito Santo. Já participamos do Reino de Deus em parte, mas aguardamos sua totalidade e glória.

Chamado à Santidade

Participar do Reino de Deus exige santidade agora e no futuro. Não podemos ser representantes de Deus apenas na igreja, mas devemos agir como mensageiros e embaixadores do Reino em todos os aspectos da vida. Santidade não é algo do passado; é essencial para quem quer fazer parte do Reino de Deus e desfrutar de suas bênçãos eternas.

Que possamos viver como verdadeiros cristãos, glorificando o nome do Senhor e desfrutando de todas as bênçãos celestiais, agora e para sempre.

ESTÁ PRECISANDO DE MATERIAL PARA OS PROFESSORES DA EBD? CLIQUE AQUI

2 – O REINO É COMO UMA SEMENTE

Jesus contou uma pequena parábola, que é narrada unicamente por Marcos (4.26-29). É a história do homem que lança a semente sobre a terra e, independentemente do seu esforço, acordado ou dormindo, ela brota e cresce, e, quando menos espera, seus frutos estão maduros e prontos para a colheita. Aqui temos algumas lições importantes sobre o Reino de Deus para aprender. Jesus diz que com o Reino de Deus também é assim; ao ser semeado nos corações, misteriosa e secretamente, ele vai crescendo e tomando forma, até que seus frutos sejam visíveis e abundantes. De maneira que, assim como o lavrador precisa reconhecer seus limites, precisamos também aprender e aceitar que somente Deus é quem tem o controle de tudo. Nós somos apenas aqueles que lançam a semente e não temos o poder de fazê-las crescer e frutificar no tempo que queremos. Às vezes, algumas dão resultados rápidos, e outras demoram. No entanto, é o Senhor Todo-Poderoso que tem o domínio sobre todo o processo. O próprio Jesus, ao falar sobre o papel do Espírito Santo, disse que é Ele que “[…] convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e do julgamento de Deus” (Jo 16.8). Como fica claro, nosso papel é semear, porém, o crescimento do Reino é responsabilidade exclusiva de Deus (1 Co 3.6,7). Em vez de ficarmos aflitos, devemos ter paciência, confiança e expectativa naquilo que vai acontecer sob a supervisão divina. Afinal de contas, o tempo de espera terminará e a colheita será efetuada (Mc 4.29). Assim também é com o Reino de Deus, chegará um tempo em que as inúmeras sementes espalhadas sobre a face da Terra crescerão e darão frutos em abundância e a colheita final, então, acontecerá; e o Reino que já teve início terá sua consumação final Essa é nossa esperança.

Jesus estava sempre atento à vida cotidiana do povo, utilizando situações comuns, como a vida agrícola, para transmitir ensinamentos espirituais profundos. Assim como o agricultor lança as sementes na terra, o Reino de Deus é implantado nos corações humanos.

O Mistério do Crescimento

Assim como as sementes misteriosamente crescem e amadurecem, o Reino de Deus é semeado nos corações humanos e, secretamente, cresce até que seus frutos sejam visíveis. Reconhecemos que somente Deus tem controle sobre esse processo de crescimento e frutificação.

A Responsabilidade Humana

Nossa responsabilidade é semear a Palavra de Deus, mas somente Ele tem o poder de fazer crescer e frutificar. Devemos confiar na supervisão divina e não nos afligirmos com os resultados. O Espírito Santo convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo, e é Ele quem realiza a obra de conversão nos corações.

A Missão de Todos

Todos nós, independentemente de títulos ou funções na igreja, temos a missão de semear a Palavra de Deus. Não importa a timidez ou as limitações pessoais, a semente é boa e pode ser semeada em qualquer lugar, por qualquer pessoa. A conversão das almas é obra de Deus, não nossa.

Humildade na Colheita

Não devemos nos orgulhar das conversões, pois é Cristo quem convence e transforma os corações. A colheita pertence a Ele, não a nós. Nossa alegria está em participar da obra de semeadura, confiando que Deus fará o crescimento.

Que possamos, com humildade e confiança, cumprir nossa missão de semear a Palavra de Deus, sabendo que Ele é quem realiza a obra de conversão nos corações.

QUER TER ACESSO A UM MATERIAL EXCLUSIVO E COMPLETO DA EBD? BAIXE O NOSSO APP, CLIQUE AQUI.

3 – O CRESCIMENTO DO REINO

Seguindo seus ensinamentos sobre o Reino de Deus, Jesus lhes propõe outra parábola (Mc 4.30-32). E essa é tão cativante como a anterior. Agora, Ele recorre à semente de mostarda, a menor das hortaliças da palestina naquela época. A mostarda, uma vez semeada, “cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas” (v.32). Como é possível notar, a história de Jesus dá um destaque tanto ao tamanho inexpressível da semente quanto ao resultado que ela produz, pois assim como o minúsculo grão de mostarda é capaz de produzir um enorme arbusto com até quatro metros de altura, assim também é o Reino de Deus, que no tempo oportuno revelará toda sua grandeza e efetividade. O Reino que teve um início pequeno (como uma semente de mostarda) na Palestina com Jesus e os doze discípulos, logo começou a dar seus primeiros frutos em Atos dos Apóstolos (4.4; 5.14; 6.7) e tem crescido consistentemente no coração de milhares e m ilhares de pessoas espalhadas por toda Terra. Com essa parábola, o Senhor estava encorajando seus discípulos a permanecerem firmes e constantes, apesar de toda perseguição, incompreensão e deboche que estivessem recebendo, pois, o Reino que era pequeno cresceria em tamanho e em influência.

Jesus destaca a pequenez inicial da semente de mostarda, que, apesar de sua dimensão insignificante, cresce até tornar-se a maior de todas as plantas na região. Os ramos dessa árvore se tornam tão amplos que os passarinhos encontram abrigo entre suas folhas. Essa transformação ilustra a grandiosidade oculta na aparente pequenez.

O Paralelo com o Reino de Deus

Assim como a semente de mostarda cresce para se tornar uma árvore majestosa, o Reino de Deus também começa de maneira discreta, mas cresce gradualmente em sua grandeza e efetividade. Jesus comparou o início pequeno do Reino, representado pelos doze discípulos e Ele mesmo, à semente de mostarda.

A Firmeza Diante da Perseguição

Essa parábola encorajou os discípulos a permanecerem firmes diante da adversidade e da incompreensão, pois o Reino que parecia pequeno cresceria em tamanho e influência. Apesar das dificuldades e perseguições, a obra de Deus continuaria a se desenvolver e a gerar frutos abundantes.

O Mistério da Semente

A história da semente de mostarda revela o mistério da obra de Deus. Assim como a semente precisa morrer para gerar vida, Jesus morreu para que pudéssemos ter vida eterna. Sua morte não foi o fim, mas o início de uma obra que continua a crescer e a dar frutos até os dias de hoje.

O Crescimento Vem de Deus

Nossa responsabilidade é semear a Palavra de Deus, assim como os discípulos pregaram o evangelho. Mas é Deus quem faz a semente crescer e frutificar. Assim como a semente de mostarda, nossa obra na vida de outros pode começar pequena, mas crescerá e se desenvolverá pela graça e poder de Deus.

Que possamos, como os discípulos de Jesus, confiar na obra de Deus e continuar a semear a Palavra, sabendo que o crescimento vem d’Ele. Que possamos testemunhar o poder transformador do Reino de Deus em nossas vidas e na vida daqueles ao nosso redor.

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA EBD. CLIQUE AQUI

CONCLUSÃO

O Reino já está presente entre nós. Como uma semente que cresce de forma misteriosa, esse Reino continua crescendo, dia após dia. Você faz parte desse Reino!

Pr. Jeovane Santos: Pr. Jeovane Santos da Igreja Assembleia de Deus na Bahia, Bacharel em Teologia, Pedagogo, Licenciado em Matemática, Pós Graduado em Gestão, Autor do Livro Descomplicando a Escatologia, Criador do Canal Descomplicando a Teologia no YouTube e do Curso Completo Para Professores da EBD

Esse website utiliza cookies.

Saiba Mais